Mande um segredo! Blog americano faz sucesso com segredos
de internautas de todo o mundo

Renata Cristina
Rep?rter
21/09/2006

De repente, bate um desejo. E por incr?vel que pare?a ? de contar um segredo. Os fofoqueiros de plant?o iam adorar a oportunidade. Essa foi a motiva??o encontrada pelo blog americano Post a Secret para que internautas de todo mundo mandem mensagens com os seus mais inusitados "segredinhos". "Eu queria ter nascido Latina", "Eu abandonei a m?e dela", "Eu dormi com um homem negro e sexy", "Eu perdi o vestido de casamento da minha m?e" s?o algumas das revela?es feitas no blog.

Obedecendo ao ditado popular "Falo o milagre, mas n?o revelo o santo", no Post a Secret, o p?blico ? convidado a enviar um cart?o postal com o texto revelador, no entanto, an?nimo.

Cartao Postal do Blog que fala Eu queria ter nascido Latina Cartao Postal do Blog que fala Eu dormi com um homem negro e  sexy Cartao Postal do Blog que fala Eu perdi o vestido de casamento da minha
m?e

Por semana, o organizador do blog, o soci?logo Frank Warren, recebe cerca de 1.500 postais de todas as partes do mundo. Em n?mero de acessos, 3 milh?es mensais, o blog j? se tornou o 3? nos Estados Unidos e est? em reportagens de ve?culos de destaque na m?dia internacional. A p?gina ? atualizada todos os domingos quando s?o publicados os melhores cart?es enviados na semana.

Blogueiros e seus segredos
Foto Os blogueiros de Juiz de Fora j? est?o por dentro da novidade, mas ainda n?o enviaram seus cart?es. A estudante Camila Emery (foto ao lado) 15 anos, ? fascinada por blogs e das oito p?ginas que criou, uma delas tem o nome parecido com o blog americano, Little Secret, que traduzido para o portugu?s ? pequeno segredo.

Apesar do tema atraente para os curiosos da web, Camila diz que n?o revela todos os seus segredos no fotoblog. "Gosto de colocar coment?rios simples e fotos do meu dia-a-dia", afirma. A estudante utiliza a p?gina tamb?m como um ponto de encontro com os amigos. "Vivemos em um mundo urbano e essa foi a forma que criei para mostrar um pouco do meu dia-a-dia", justifica.

Foto O posicionamento dos jovens ? de naturalidade, quando o assunto ? a publica??o de momentos pessoais em seus blogs. Tamb?m apaixonada pelos di?rios virtuais, a estudante Mayara Valentim (foto ao lado), 17, diz que escreve e coloca fotos em sua p?gina de dois em dois dias, religiosamente, h? tr?s anos. A atualiza??o constante rendeu v?rias amizades ? adolescente. "Fiz amigos de todo o Brasil, at? do Par?", relembra.

Quanto ao Post a Secret, Mayara confessa que adorou a id?ia e pretende enviar, um dia, quem sabe, o seu segredinho. "Acho que a internet ? um ?timo meio para a intera??o, como nesses casos, por exemplo".

Marco Para quem pensa que os blogs conquistam apenas o p?blico feminino, est? enganado. O estudante Marco Sales (foto ao lado ? esquerda) adora dar uma lida nas p?ginas dos amigos e ficar por dentro das novidades. "Essa ? uma nova forma para registrar momentos da nossa vida", acredita. Em rela??o aos segredos, ele garante que n?o confessa muita coisa na internet. "S? algumas coisas que acontecem comigo".

J? a estudante Ludmila Almeida, embora seja blogueira, questiona a falta de privacidade dessas p?ginas. "? um pouco arriscado, pois todo mundo pode entrar l? e salvar a minha foto. N?o conto intimidades", diz. A curti??o rendeu ? adolescente tr?s p?ginas na internet, com momentos de viagens, festas e passeios com os amigos.

Para os que desejam enviar seus segredos para o Post a Secret, o endere?o ?: 13345, Copper Ridge Road, Germantown, Maryland, EUA, 20874-3454.