Laptops infantis A id?ia ? aliar divers?o e educa??o.
Mas vale a pena investir com um computador em casa?

Renato Costa
Colabora??o*
09/11/2006
Clique no ?cone ao lado para ouvir o que o coordenador de Inform?tica Pedag?gica, Alexandre Henriques, fala sobre o uso do computador pelas crian?as. Veja fotos de alguns laptops dispon?veis no mercado

mat?ria em audio mat?ria em audio


A inform?tica e as novas tecnologias est?o cada vez mais presentes no cotidiano. As crian?as assimilam as novidades com muita naturalidade, e os laptops infantis est?o, a cada dia que passa, se tornando uma op??o de presente que vem conquistando o gosto da garotada.

Segundo o coordenador de Inform?tica Pedag?gica, Alexandre Henriques (foto ao lado), o contato com as novas tecnologias j? n?o ? mais nenhuma novidade para as crian?as. "Hoje em dia, a inform?tica faz parte da linguagem infantil. Um computador se tornou uma ferramenta comum, como um l?pis, ou uma caneta", comenta.

Dentro dessa tend?ncia, a procura por laptops infantis vem crescendo no mercado. Os modelos s?o dirigidos a crian?as, atrav?s de faixas de aprendizagem, com diferencia??o at? no teclado, dependendo do n?vel de aprendizado. O produto disponibiliza uma s?rie de atividades, al?m do design projetado para se tornar atrativo ?s crian?as, como temas de bonecas e desenhos animados.


Vale a pena investir?

De acordo com Tatiane Ramos (foto ao lado), gerente de marketing de uma fabricante de laptops infantis, o produto tem uma proposta diferente do computador convencional. "Como ? desenvolvido para crian?as, toda a estrutura do produto ? fabricada de acordo com os padr?es exigidos. Isso significa que o laptop ? adequado ao uso infantil, com adapta?es para que seja resistente como um brinquedo, diferente do computador que utilizamos para trabalho", explica.

Uma grande diferen?a entre as duas op?es est? na possibilidade de programa??o. Enquanto em um computador comum o usu?rio instala os softwares que deseja, o laptop infantil j? vem pr?-programado, com a possibilidade de inserir mais atividades (tamb?m j? programadas) atrav?s de um cart?o de expans?o, em alguns modelos. Com isso, a id?ia ? de que a crian?a troque de laptop ? medida que vai evoluindo no seu processo de aprendizado.

A id?ia b?sica do laptop infantil ? aliar a divers?o ? educa??o. Para a dona de casa, Cristina Costa, o brinquedo auxilia no aprendizado de sua filha Camila Costa, de 7 anos. "Acho que ajuda no desenvolvimento da crian?a, e facilita o processo de aprendizado tamb?m", diz. Infantil ou adulto, o fato ? que a tecnologia dos computadores est? no dia a dia das crian?as. Cabe aos pais analisar a melhor escolha.

Leia mais:

  • Crian?as s?o inseridas no mundo da tecnologia
  • Crian?as e a tecnologia, em 10 anos
  • Brincando no PC
  • Joguinhos na internet
  • *Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Jornalismo da UFJF