• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Laptops infantis A idéia é aliar diversão e educação.
    Mas vale a pena investir com um computador em casa?

    Renato Costa
    Colaboração*
    09/11/2006
    Clique no ícone ao lado para ouvir o que o coordenador de Informática Pedagógica, Alexandre Henriques, fala sobre o uso do computador pelas crianças. Veja fotos de alguns laptops disponíveis no mercado

    matéria em audio matéria em audio


    A informática e as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano. As crianças assimilam as novidades com muita naturalidade, e os laptops infantis estão, a cada dia que passa, se tornando uma opção de presente que vem conquistando o gosto da garotada.

    Segundo o coordenador de Informática Pedagógica, Alexandre Henriques (foto ao lado), o contato com as novas tecnologias já não é mais nenhuma novidade para as crianças. "Hoje em dia, a informática faz parte da linguagem infantil. Um computador se tornou uma ferramenta comum, como um lápis, ou uma caneta", comenta.

    Dentro dessa tendência, a procura por laptops infantis vem crescendo no mercado. Os modelos são dirigidos a crianças, através de faixas de aprendizagem, com diferenciação até no teclado, dependendo do nível de aprendizado. O produto disponibiliza uma série de atividades, além do design projetado para se tornar atrativo às crianças, como temas de bonecas e desenhos animados.


    Vale a pena investir?

    De acordo com Tatiane Ramos (foto ao lado), gerente de marketing de uma fabricante de laptops infantis, o produto tem uma proposta diferente do computador convencional. "Como é desenvolvido para crianças, toda a estrutura do produto é fabricada de acordo com os padrões exigidos. Isso significa que o laptop é adequado ao uso infantil, com adaptações para que seja resistente como um brinquedo, diferente do computador que utilizamos para trabalho", explica.

    Uma grande diferença entre as duas opções está na possibilidade de programação. Enquanto em um computador comum o usuário instala os softwares que deseja, o laptop infantil já vem pré-programado, com a possibilidade de inserir mais atividades (também já programadas) através de um cartão de expansão, em alguns modelos. Com isso, a idéia é de que a criança troque de laptop à medida que vai evoluindo no seu processo de aprendizado.

    A idéia básica do laptop infantil é aliar a diversão à educação. Para a dona de casa, Cristina Costa, o brinquedo auxilia no aprendizado de sua filha Camila Costa, de 7 anos. "Acho que ajuda no desenvolvimento da criança, e facilita o processo de aprendizado também", diz. Infantil ou adulto, o fato é que a tecnologia dos computadores está no dia a dia das crianças. Cabe aos pais analisar a melhor escolha.

    Leia mais:

  • Crianças são inseridas no mundo da tecnologia
  • Crianças e a tecnologia, em 10 anos
  • Brincando no PC
  • Joguinhos na internet

    *Renato Costa é estudante do 10º período de Jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.