Quando a TV invade a internet Fan?ticos por s?ries do exterior fazem at? vig?lia para fazer downloads o mais r?pido poss?vel

Thiago Werneck
Colabora??o
09/05/2007

Se n?o bastasse a invas?o nas telas nacionais, o boom de s?ries estrangeiras se expande tamb?m pela internet. O interesse e fanatismo ? tanto, que h? at? vig?lias no computador por epis?dios in?ditos. Essas s?ries de TV, produzidas nos Estados Unidos, j? s?o febre no Brasil e tamb?m em Juiz de Fora.

S?ries como Lost e Heroes s?o sucesso no pa?s, mas demoram a chegar em canais abertos e tamb?m em emissoras de TV por assinatura. J? na internet, horas depois que epis?dio ? transmitido nos Estados Unidos j? est? dispon?vel para o download. E ? a vontade de ver o mais r?pido poss?vel esses cap?tulos in?ditos que fazem da internet a principal ferramenta para os amantes das s?ries.

"? at? engra?ado. Tem gente que fica at? ?s 5h da manh? esperando o pr?ximo epis?dio de alguma s?rie ficar dispon?vel. O pessoal abre um t?pico no orkut e fica contando os minutos para poder baixar o cap?tulo in?dito", conta o estudante de jornalismo, Vin?cius Peixoto (foto acima), f? da mini-s?rie Lost.

Vin?cius acha exagero esperar at? altas horas da madrugada para fazer o download. Apesar de acompanhar de tudo da s?rie, ele n?o v? problema em esperar algumas horas para ter o cap?tulo em seu computador. "Se n?o estiver dispon?vel, vou dormir e de manh? j? pego e assisto. No mais, acompanho as discuss?es sobre a s?rie no orkut e em um blog", explica.

Jo?o Paulo, outro fan?tico por Lost Exageros para uns, motivo de interromper o sono para outros. O tamb?m estudante de jornalismo, Jo?o Paulo Mauler(foto ao lado), estima o hor?rio em que o download estar? dispon?vel e coloca despertador para n?o ficar um segundo sem a s?rie. "H? diversas teorias e quase todos epis?dios terminam de uma forma instigante. A curiosidade de quem acompanha ? muito grande e por isso essa pressa de ver o pr?ximo epis?dio. Eu prefiro interromper meu sono e ver logo o que vai acontecer", ressalta.

E n?o ? s? por Lost que Jo?o Paulo tem esse fanatismo. "Sou muito f? de Friends, mas como a s?rie acabou, aderi a outras manias. Smallville e Lost s?o exemplos. D? para baixar tudo na internet e ainda descobrir curiosidades", explica o estudante.

Al?m de usar o mundo virtual para o download, discuss?es sobre teorias e cap?tulos j? vistos est?o espalhados por diversos sites do pa?s. E pela curiosidade e mist?rio dessas s?ries nasce mais um termo ingl?s, comum para os fan?ticos seriados: spoilers. S?o os textos de internet que adiantam alguma fato acontecido na s?rie. "Evito discutir a s?rie no orkut por causa dos spoilers. Porque eles acabam com a surpresa e tens?o de alguns epis?dios. Mas de vez em quando n?o resisto e acabo dando uma olhadinha", admite Jo?o Paulo.

Mas h? quem queira saber de tudo que pode acontecer antes de um epis?dio. "Tem um blogger que revela v?rias pontos que v?o acontecer mais a frente e ele ? sempre muito visitado. Al?m disso, no orkut a comunidade das s?ries discutem teorias malucas sobre o que pode estar acontecendo, os epis?dios que j? passaram e tamb?m passam spoilers. A vantagem no orkut ? que h? dicas de: em que site baixar, onde est? mais r?pido o download e coisas do tipo", conta Vin?cius.

Jo?o Paulo, outro fan?tico por Lost E ? para n?o deixar de se surpreender em cada cap?tulo, que o operador bil?ngue, Bernardo Luiz de Toledo Calderano (foto ao lado), prefere discutir teorias e possibilidades apenas atrav?s de programas de mensagens instant?neas ou pessoalmente com os amigos. "Uso a internet s? para baixar a s?rie. Prefiro n?o descobrir o que vai acontecer, mas sei que existem in?meros sites e bloggers que discutem e t?m spoillers sobre Lost e Heroes", observa Bernardo.

E ele est? certo. Em uma r?pida procura um site de busca, somente em p?ginas em portugu?s, mais de 1 milh?o e meio de endere?os se referem a Lost, o que comprova que a s?rie ? um fen?meno no Brasil. No caso de "Heroes" s?o mais de 500 mil links.

Caracter?sticas de Lost

As surpresas de cada epis?dio de Lost, as muitas coisas que acontecem e n?o s?o explicadas, as fraquezas de cada personagem, os segredos e coisas sem explica??o que v?o acontecendo a cada cap?tulo intrigam os que acompanham a s?rie. Lost est? em sua terceira temporada e toda quarta-feira h? um cap?tulo in?dito nos Estados Unidos.

Nas madrugadas de quinta o epis?dio j? fica dispon?vel para download, mas sem a legenda. Apesar disso, a tradu??o n?o demora muito a chegar. Para quem n?o entende bem o ingl?s na quinta-feira a noite j? ? poss?vel acompanhar todo epis?dio. ? por essa ?nsia de ver os cap?tulos cada vez mais r?pido que a internet se torna na principal forma de veicula??o na s?rie.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF