• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Quando a TV invade a internet Fanáticos por séries do exterior fazem até vigília para fazer downloads o mais rápido possível

    Thiago Werneck
    Colaboração
    09/05/2007

    Se não bastasse a invasão nas telas nacionais, o boom de séries estrangeiras se expande também pela internet. O interesse e fanatismo é tanto, que há até vigílias no computador por episódios inéditos. Essas séries de TV, produzidas nos Estados Unidos, já são febre no Brasil e também em Juiz de Fora.

    Séries como Lost e Heroes são sucesso no país, mas demoram a chegar em canais abertos e também em emissoras de TV por assinatura. Já na internet, horas depois que episódio é transmitido nos Estados Unidos já está disponível para o download. E é a vontade de ver o mais rápido possível esses capítulos inéditos que fazem da internet a principal ferramenta para os amantes das séries.

    "É até engraçado. Tem gente que fica até às 5h da manhã esperando o próximo episódio de alguma série ficar disponível. O pessoal abre um tópico no orkut e fica contando os minutos para poder baixar o capítulo inédito", conta o estudante de jornalismo, Vinícius Peixoto (foto acima), fã da mini-série Lost.

    Vinícius acha exagero esperar até altas horas da madrugada para fazer o download. Apesar de acompanhar de tudo da série, ele não vê problema em esperar algumas horas para ter o capítulo em seu computador. "Se não estiver disponível, vou dormir e de manhã já pego e assisto. No mais, acompanho as discussões sobre a série no orkut e em um blog", explica.

    João Paulo, outro fanático por Lost Exageros para uns, motivo de interromper o sono para outros. O também estudante de jornalismo, João Paulo Mauler(foto ao lado), estima o horário em que o download estará disponível e coloca despertador para não ficar um segundo sem a série. "Há diversas teorias e quase todos episódios terminam de uma forma instigante. A curiosidade de quem acompanha é muito grande e por isso essa pressa de ver o próximo episódio. Eu prefiro interromper meu sono e ver logo o que vai acontecer", ressalta.

    E não é só por Lost que João Paulo tem esse fanatismo. "Sou muito fã de Friends, mas como a série acabou, aderi a outras manias. Smallville e Lost são exemplos. Dá para baixar tudo na internet e ainda descobrir curiosidades", explica o estudante.

    Além de usar o mundo virtual para o download, discussões sobre teorias e capítulos já vistos estão espalhados por diversos sites do país. E pela curiosidade e mistério dessas séries nasce mais um termo inglês, comum para os fanáticos seriados: spoilers. São os textos de internet que adiantam alguma fato acontecido na série. "Evito discutir a série no orkut por causa dos spoilers. Porque eles acabam com a surpresa e tensão de alguns episódios. Mas de vez em quando não resisto e acabo dando uma olhadinha", admite João Paulo.

    Mas há quem queira saber de tudo que pode acontecer antes de um episódio. "Tem um blogger que revela várias pontos que vão acontecer mais a frente e ele é sempre muito visitado. Além disso, no orkut a comunidade das séries discutem teorias malucas sobre o que pode estar acontecendo, os episódios que já passaram e também passam spoilers. A vantagem no orkut é que há dicas de: em que site baixar, onde está mais rápido o download e coisas do tipo", conta Vinícius.

    João Paulo, outro fanático por Lost E é para não deixar de se surpreender em cada capítulo, que o operador bilíngue, Bernardo Luiz de Toledo Calderano (foto ao lado), prefere discutir teorias e possibilidades apenas através de programas de mensagens instantâneas ou pessoalmente com os amigos. "Uso a internet só para baixar a série. Prefiro não descobrir o que vai acontecer, mas sei que existem inúmeros sites e bloggers que discutem e têm spoillers sobre Lost e Heroes", observa Bernardo.

    E ele está certo. Em uma rápida procura um site de busca, somente em páginas em português, mais de 1 milhão e meio de endereços se referem a Lost, o que comprova que a série é um fenômeno no Brasil. No caso de "Heroes" são mais de 500 mil links.

    Características de Lost

    As surpresas de cada episódio de Lost, as muitas coisas que acontecem e não são explicadas, as fraquezas de cada personagem, os segredos e coisas sem explicação que vão acontecendo a cada capítulo intrigam os que acompanham a série. Lost está em sua terceira temporada e toda quarta-feira há um capítulo inédito nos Estados Unidos.

    Nas madrugadas de quinta o episódio já fica disponível para download, mas sem a legenda. Apesar disso, a tradução não demora muito a chegar. Para quem não entende bem o inglês na quinta-feira a noite já é possível acompanhar todo episódio. É por essa ânsia de ver os capítulos cada vez mais rápido que a internet se torna na principal forma de veiculação na série.

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.