Novas regras para lan houses Jovens e adolescentes s? podem freq?entar casas de jogos eletr?nicos tr?s horas por dia. Limite se estende para quatro horas aos s?bados, domingos e feriados

Fernanda Leonel
Rep?rter
11/05/2007

Entra em vigor na pr?xima quarta-feira, 16 de maio, uma portaria do Juizado da Inf?ncia e Juventude de Belo Horizonte com novas regras para a freq??ncia de menores em casas de divers?o, lan houses, cybers caf?s, fliperamas e similares, em substitui??o a uma decis?o de 2003.

Com a nova decis?o, uma das principais mudan?as ? a determina??o de hor?rios regulados para quem freq?enta essas casas de divers?o eletr?nica. Jovens de at? 16 anos, por exemplo, podem passar no m?ximo tr?s horas em lan houses durante a semana. Aos s?bados domingos e feriados esse limite passa para quatro horas.

A portaria estabelece tamb?m hor?rios, por faixa et?ria, para que crian?as e adolescentes possam ficar nas casas de jogos eletr?nicos. Quem tem menos de 10 anos, por exemplo, s? vai poder se utilizar dos servi?os se estiver na companhia de pais, respons?vel legal ou um acompanhante, que pode ser um av?, av? ou mesmo um irm?o maior de idade. E quem est? entre os 10 e 12 anos s? vai poder freq?entar o local entre 10h e 18h.

foto de lan foto de lan

Para a coordenadora do Comissariado do Juizado da Inf?ncia e Juventude de Belo Horizonte, Angela Maria Xavier Muniz, a maior inten??o com essa novas regras ? evitar que jovens percam muito tempo com atividades que n?o, necessariamente, podem acrescentar no seu crescimento intelectual e pessoal.

Isso porque, segundo suas informa?es, a portaria do Tribunal de Justi?a do Estado de Minas Gerais considera que a exposi??o excessiva dos jovens aos jogos eletr?nicos tem efeitos "nocivos e perniciosos". Quem for pego descumprindo as regras vai poder ser autuado a pagar multa de tr?s a 20 sal?rios m?nimos.

A opini?o de quem ? da ?rea

Em Juiz de Fora, o posicionamento do Juizado de Belo Horizonte divide opni?es. Procurados pela ACESSA.com, donos e funcion?rios de lan houses e cybers caf?s n?o possuem unanimidade nas respostas quando o assunto s?o os pontos positivos e negativos de regulariza?es como essa.

foto de igor Igor Zanelli (foto), por exemplo, acredita que a nova portaria pode prejudicar os neg?cios de quem ? da ?rea. Isso porque, os jovens s?o o principal p?blico alvo desse tipo de com?rcio e a redu??o, para muitos casos, dr?stica, do n?mero de horas que cada um vai poder passar em frente a um computador nas suas empresas, pode gerar complica?es at? mesmo de fluxo de caixa.


"Os adolescentes e jovens chegam a ocupar 40% do nosso movimento aqui. O resto est? repartido entre todas as outras faixas et?rias. O orkut ? o campe?o entre eles, que sempre d?o um jeitinho de dar uma passada por aqui para responder e ver os recados. Acho cada um pode cuidar do tempo que passa por aqui, e o complicado ? que quem ? do ramo, vive disso", analisa.

foto de cleyton Essa tamb?m ? a opini?o de Cleyton Lino Granato (foto), de 15 anos, e que se enquadra dentro da faixa et?ria que vai passar pelas principais mudan?as. Ele freq?enta lan houses em m?dia tr?s vezes por semana e passa em m?dia uma hora em cada uma das "visitas".

Para ilustrar o assunto conta que tem um primo que vai praticamente todos os dias, e passa, no m?nimo, tr?s horas pelas casas de jogos eletr?nicos. Segundo Cleyton, ele e o primo possuem tempos diferentes em frente ao computador, mas nem por isso, fazem mais ou menos coisas erradas em raz?o disso.

"Acho que n?o tem nada a ver quererem mandar no tempo que cada um vai ter em frente ao computador. ? melhor ver gente nas lan houses do que na rua procurando besteira. ? melhor estar em uma lan que ? uma coisa sadia do que roubando por a?", opina.

foto de raquel No entanto, h? quem ap?ie a decis?o do Tribunal de Justi?a de Minas e acredite que h? as exce?es quem precisam desse resguardo da justi?a.

Para Raquel Larcher, que trabalha em um cyber caf?, ? importante que se tenha em mente que muitas crian?as preferem um computador e um jogo que uma aula, e que, muitas vezes, fica dif?cil at? mesmo para os pais, fiscalizar esse comportamento.

"J? estamos antenados com as mudan?as propostas pelo Juizado da Inf?ncia e Juventude. Para quem ? da ?rea, ? bom trabalhar tamb?m sabendo que estamos contribuindo pra ajudar no futuro das nossas crian?as e jovens", resume.