Informática ao alcance de todos
Critt oferece aulas de informática para alunos carentes

Flávia Machado
30/04/2001

Oferecer oportunidades aos estudantes carentes da cidade. Com este objetivo, o Critt - Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia, da UFJF (Bairro Martelos) - desenvolve há quatro anos o projeto “Informática para Integração Social”.

Trata-se de um programa de extensão que oferece cursos básicos de informática para os alunos das escolas públicas situadas perto do Campus Universitário. As aulas acontecem aos sábados, de 8h às 12h, aproveitando o tempo ocioso dos computadores. A gerente de eventos do Critt, Carmelita Vidigal, esclarece que a prioridade das vagas é para alunos que tenham o primeiro grau completo e que estejam dispostos a entrar no mercado de trabalho. “Nossa proposta é capacitar os estudantes para o mercado de trabalho. Queremos que eles apliquem o que aprenderam aqui”, explica.

A primeira turma deste ano, com 20 vagas, começou as aulas no último dia 28 de abril. Os estudantes aprendem noções de edição de textos, planilhas eletrônicas e introdução à Internet, num período de quatro meses. O curso é ministrado por alunos das Faculdades de Engenharia e Informática da UFJF, que ganham bolsa da Pró-Reitoria de Extensão, como instrutores. O Critt fornece todo o material necessário e cobra apenas uma quantia simbólica para pagamento da apostila.

Carmelita Vidigal também esclarece que as vagas não são específicas para as escolas situadas perto do Campus. “Qualquer aluno que se interessar pode se inscrever. Porém, o Critt priorizou a divulgação nas escolas próximas, justamente por não haver necessidade de utilizar ônibus.” De acordo com ela, os únicos critérios de seleção, que priorizam as vagas são: ter o primeiro grau completo e estar apto para o mercado de trabalho. Quem se interessar, pode se inscrever no Critt, através do telefone: 3229-3435. Havendo vagas, o Centro Regional entra em contato com os inscritos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.