• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia Núcleo Gênesis
    Incubadora seleciona propostas

    Flávia Machado
    25/06/2001

    Quatro dos cinco projetos que participaram do processo de seleção do Núcleo Gênesis da UFJF, dia 22 de junho, foram aprovados. As empresas vencedoras foram a WF Associados, a HI Maker Software, a Mercado Local e a Mazzetti Engenharia e Informática. Destas, as três primeiras são formadas por universitários e somente a última por profissionais.

    As propostas aprovadas serão incubadas no Núcleo e terão suporte administrativo e de equipamentos, além de consultorias em gestão empresarial, pelo período de um ano, podendo ser prorrogado por mais um.

    Na avaliação, foram analisados os planos de negócios apresentados pelos candidatos, segundo critérios de viabilidade técnica e econômica do projeto, capacidade gerencial dos concorrentes, entre outros.

    A banca examinadora foi composta por professores do Departamento de Ciência da Computação da UFJF e integrantes de parceiros do Núcleo Gênesis como o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF (Critt) e Sebrae-MG.

    Os projetos têm de ser voltados para a área tecnológica e de informática, podendo ser o desenvolvimento de softwares, serviços ou Internet. O coordenador do Gênesis, José Luiz Cechelero, esclarece que todos os projetos inscritos participaram de um curso sobre Plano de Negócios, sobre a viabilidade técnica e de negócio do produto ou serviço no mercado, antes mesmo da avaliação feita pela banca. “Havia treze projetos inscritos inicialmente, que participaram do curso e constataram que não possuíam as características necessárias para aceitação no mercado”, enfatiza o coordenador.

    Atualmente existem outras três empresas incubadas no Gênesis: Solaris, Anexa Tecnologia e Informática e iEdu Point, que participaram do último processo de seleção do Núcleo em março deste ano. O Gênesis tem capacidade para incubar dez empresas.


    O que é o Gênesis
    O Núcleo de Geração de Novos Empreendimentos em Softwares, Informação e Serviços, Gênesis, é um projeto de extensão da UFJF, ou seja, é aberto à comunidade em geral.

    No Brasil, há atualmente outros 17 núcleos (GENE) que oferecem suporte técnico, gerencial e financeiro a jovens empreendedores. O Projeto GENESIS integra o programa prioritário de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Sociedade Softex para incentivo à exportação de software.

    O GENE JF foi criado em agosto de 1996 e está sediado no Departamento de Ciência da Computação da UFJF, no Campus.

    Sobre o Gênesis, saiba mais no site oficial: www.genejf.ufjf.br.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.