Terceira idade ganha espa?o p?blico
para acesso ? internet

Emilene Campos
27/09/01

"O primeiro e-mail que eu enviei foi para Ana Maria Braga", diz orgulhosa Clymene Resende Pereira, 75 anos, que frequenta as atividades do Pr?-Idoso h? dez e est? encantada com os recursos da internet. Ela ? uma das usu?rias do programa Internet S?nior, criado atrav?s de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prodemge e a Prefeitura de Juiz de Fora.

Dentro dessa proposta foi instalado no Centro de Conviv?ncia do Idoso um laborat?rio com cinco computadores, conectados ? internet, durante todo o dia. Al?m da infra-estrutura f?sica, foram contratadas monitoras para ensinar aos idosos as coordenadas b?sicas de navega??o pela rede. Duas monitoras dividem o trabalho em cada turno.

A coordenadora da Prodemge em Juiz de Fora, Maria Catarina Turolla Vieira, explica que o objetivo do projeto ? oferecer acesso ? internet para pessoas da terceira idade e ensin?-las a usar este meio. "A id?ia ? apresentar as ferramentas para que eles possam usar servi?os como transa?es em bancos, recadastramento de CPF, entre outros servi?os que podem ser feitos com facilidade via internet", completa. Em Belo Horizonte, j? existe um espa?o semelhante que conta com oito micros. Depois da capital, Juiz de Fora ? a primeira cidade no estado a oferecer esse tipo de servi?o. A pr?xima a estabelecer a parceria ? Uberl?ndia.

A inaugura??o foi realizada dia 27 de setembro, em comemora??o ao Dia do Idoso. Mas durante a fase de testes, iniciada em 4 de setembro, 72 pessoas com idade entre 60 e 89 anos se cadastraram. Durante este per?odo, a m?dia de usu?rios era de 20 por dia, mas a tend?ncia ? que esse n?mero aumente, com a inaugura??o.

? vontade para aprender
"Quando eles se sentam em frente ao computador t?m vontade de aprender tudo e ficamos impressionadas com a persist?ncia deles", conta a monitora Roberta Polardi. A maioria sequer mexeu num computador, quanto mais acessou internet, mas se empenha em aprender e usufruir, ao m?ximo, da novidade. Outros at? t?m micro em casa, mas n?o s?o estimulados pelos parentes a utiliz?-lo. L? eles se sentem ? vontade para aprender.

Como ? o treinamento
Antes de come?ar a navega??o, o idoso passa por um treinamento que inclui apresenta??o da parte f?sica do computador e do site da Prodemge (?rg?o do Governo do Estado que doou os computadores e prov? o acesso a internet, atrav?s de uma linha dedicada).

Depois, os idosos conhecem os elementos usados na navega??o, como o browser, link, barra de rolagem. E tamb?m aprendem a identificar um endere?o de site, de e-mail, al?m de diferenciar categoria de dom?nio (com, gov, ind, art, entre outros). Tudo explicado em linguagem simples, em que s?o utilizadas analogias e met?foras.

40 minutos de divers?o
Finalizada esta etapa, eles partem para os sites de busca e come?am a visitar os endere?os de seu interesse. Cada usu?rio pode ficar at? 40 minutos em cada computador e us?-lo tanto para treinamento quanto para navega??o. Per?odo que ? controlado por um despertador afixado em cima do CPU do computador. "Quando termina o hor?rio, o despertador toca e eles j? entendem que t?m que dar a vez para outra pessoa", explica a monitora Roberta Lopardi. O crit?rio ? a ordem de chegada.

Eles podem navegar com liberdade, a ?nica restri??o expl?cita ? quanto ?s salas de bate-papo. As monitoras explicam que trata-se de uma quest?o de seguran?a, para que os idosos n?o teclem com desconhecidos e, na ansiedade de fazer novos amigos, acabem fornecendo seu telefone, endere?o em salas de bate-papo.

Quem pode usar
O Superintendente da Amac, Jos? S?ter de Figueir?a, que representa a PJF nesta parceria, explica que o uso desse espa?o est? restrito aos idosos inscritos no cadastro do Pr?-Idoso. Quem quiser usufruir deste servi?o e de outros como aula de gin?stica, yoga, artesanato pode comparecer ao Centro de Conviv?ncia no in?cio do ano para se cadastrar. Todas as atividades s?o gratuitas. O Centro de Conviv?ncia fica na Rua Esp?rito Santo, 434.

Funcionamento
O programa Internet S?nior segue o hor?rio de funcionamento do Centro de Conviv?ncia (Rua Esp?rito Santo, 434), ou seja, de segunda a sexta, de 8h ?s 17h.