Enitec
A era da informa??o em debate

Fl?via Machado
19/03/02

Internet, design, futuro, novas tecnologias. Estes e outros assuntos estiveram na pauta do ?ltimo fim de semana, durante a primeira edi??o do Enitec - Encontro de Informa??o e Tecnologia, promovido pela empresa j?nior do curso de Ci?ncia da Computa??o da UFJF, Base Tr?s. Estudantes e profissionais dos mais diversos setores estiveram reunidos para debater sobre tecnologia, em toda a sua amplitude. Abordando marketing, empreendedorismo, design virtual e mercado de trabalho, o evento reuniu diversos profissionais e mostrou que a Internet pode revolucionar a vida de todos.

Numa das palestras mais elogiadas, Internet - Ainda n?o vimos nada, o designer gr?fico e mestre em Telecomunica?es Interativas pela New York University, Michel Lent Schwartzman (www.10minutos.com.br), falou sobre as previs?es da rede mundial. Na palestra, ele deixou claro que a Internet ainda nem come?ou. "? pouco perto do que ela vai representar como meio de comunica??o, como mudan?a de economia e enquanto mudan?a social nos pr?ximos 20 anos", acredita. Com um portf?lio recheado de pr?mios arrebatados em Cannes, One Show, FIAP, London e New York Festivals, Lent acha que a sociedade est? caminhando para uma Internet que desaparece como m?dia individualizada e que passa a fazer parte do cotidiano, estando presente em celulares, geladeiras e demais utilit?rios.

Outra palestra muito esperada foi a do colunista do Caderno de Inform?tica do jornal O Globo, Benito Piropo, que discorreu sobre O Futuro e a Tecnologia, apresentando previs?es de especialistas sobre avan?os tecnol?gicos e abordando aspectos positivos e negativos da chamada "conectividade total". Nada mais que a tecnologia totalmente interligada, a "conectividade total" tamb?m representa o futuro para B. Piropo. Sob um outro aspecto, seu maior receio ? que a tecnolgia seja mais um fator de desigualdade social, discriminando classes.

Mais um bate papo do que uma palestra, os s?cios Bruno Porto e Marcelo Martinez, da Porto+Martinez designStudio, dividiram suas cria?es com o p?blico de forma bem-humorada. Falando sobre Informa??o Visual: Design para todos os lados, eles mostraram solu?es originais e bem boladas que est?o cada vez mais presentes no cotidiano. De acordo com eles, boas id?ias n?o bastam na hora de lan?ar um produto, tamb?m ? necess?rio muita pesquisa e informa??o. E para provar que design rala como outro profissional qualquer, vale a m?xima: "10% de inspira??o, 90% de transpira??o".

Outros palestrantes de renome que participaram do evento foram o coordenador do Curso de Ci?ncia da Computa??o da Universidade Federal de Juiz de Fora, Tarc?sio de Souza Lima, abordando o tema: Web Sem?ntica: A segunda gera??o da web; o fundador do primeiro portal para Internet m?vel da Am?rica Latina - Girando Wap - Felipe Matos; o Mestre e Doutor em F?sica Computacional, Jo?o Eduardo Ferreira, que falou sobre Banco de Dados na Era da Informa??o; e o professor e pesquisador dos cursos de p?s-gradua??o em Eng. El?trica da UFJF, Henrique Braga, que tamb?m ? Mestre e Doutor em Engenharia El?trica, apresentando a palestra: O Instituto IEEE - Unindo o Mundo.