• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Enitec
    A era da informação em debate

    Flávia Machado
    19/03/02

    Internet, design, futuro, novas tecnologias. Estes e outros assuntos estiveram na pauta do último fim de semana, durante a primeira edição do Enitec - Encontro de Informação e Tecnologia, promovido pela empresa júnior do curso de Ciência da Computação da UFJF, Base Três. Estudantes e profissionais dos mais diversos setores estiveram reunidos para debater sobre tecnologia, em toda a sua amplitude. Abordando marketing, empreendedorismo, design virtual e mercado de trabalho, o evento reuniu diversos profissionais e mostrou que a Internet pode revolucionar a vida de todos.

    Numa das palestras mais elogiadas, Internet - Ainda não vimos nada, o designer gráfico e mestre em Telecomunicações Interativas pela New York University, Michel Lent Schwartzman (www.10minutos.com.br), falou sobre as previsões da rede mundial. Na palestra, ele deixou claro que a Internet ainda nem começou. "É pouco perto do que ela vai representar como meio de comunicação, como mudança de economia e enquanto mudança social nos próximos 20 anos", acredita. Com um portfólio recheado de prêmios arrebatados em Cannes, One Show, FIAP, London e New York Festivals, Lent acha que a sociedade está caminhando para uma Internet que desaparece como mídia individualizada e que passa a fazer parte do cotidiano, estando presente em celulares, geladeiras e demais utilitários.

    Outra palestra muito esperada foi a do colunista do Caderno de Informática do jornal O Globo, Benito Piropo, que discorreu sobre O Futuro e a Tecnologia, apresentando previsões de especialistas sobre avanços tecnológicos e abordando aspectos positivos e negativos da chamada "conectividade total". Nada mais que a tecnologia totalmente interligada, a "conectividade total" também representa o futuro para B. Piropo. Sob um outro aspecto, seu maior receio é que a tecnolgia seja mais um fator de desigualdade social, discriminando classes.

    Mais um bate papo do que uma palestra, os sócios Bruno Porto e Marcelo Martinez, da Porto+Martinez designStudio, dividiram suas criações com o público de forma bem-humorada. Falando sobre Informação Visual: Design para todos os lados, eles mostraram soluções originais e bem boladas que estão cada vez mais presentes no cotidiano. De acordo com eles, boas idéias não bastam na hora de lançar um produto, também é necessário muita pesquisa e informação. E para provar que design rala como outro profissional qualquer, vale a máxima: "10% de inspiração, 90% de transpiração".

    Outros palestrantes de renome que participaram do evento foram o coordenador do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Tarcísio de Souza Lima, abordando o tema: Web Semântica: A segunda geração da web; o fundador do primeiro portal para Internet móvel da América Latina - Girando Wap - Felipe Matos; o Mestre e Doutor em Física Computacional, João Eduardo Ferreira, que falou sobre Banco de Dados na Era da Informação; e o professor e pesquisador dos cursos de pós-graduação em Eng. Elétrica da UFJF, Henrique Braga, que também é Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica, apresentando a palestra: O Instituto IEEE - Unindo o Mundo.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.