Personal trainer virtual
Alunos criam programa para gest?o de academias de gin?stica

Deborah Moratori
09/12/02

Ricardo Maroquio e Daves Martins acabaram de chegar do Rio de Janeiro onde estiveram no m?s passado concorrendo com o projeto BoddyOffice aos recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A iniciativa da financiadora visa a apoiar a execu??o de pesquisas que apresentem potencial de aproveitamento econ?mico e a transfer?ncia de tecnologia para as empresas do setor.

A dupla j? ? veterana na cria??o de softwares. Antes do BoddyOffice, Ricardo e Daves desenvolveram o CAi 2003 Lite!.

O BoddyOffice, trabalho da empresa Universoft, foi o ?nico selecionado do Agente Softex Genesis para a etapa final do edital, atendendo aos crit?rios inova??o e amplo potencial de mercado. Eles voltaram sem o benef?cio de R$70 mil, mas a indica??o para a etapa final do processo, segundo os estudantes, j? foi a primeira vit?ria da empresa.

Treinador particular
A id?ia de criar o programa partiu da necessidade pessoal. "Depois de um tempo a gente percebe que os alunos das academias ficam perdidos. A gente n?o sabe se os exerc?cios est?o surtindo efeito, se a complementa??o com uma dieta poderia ajudar", lamenta Ricardo.

O BodyOffice ? um software que pretende integrar todos os departamentos de uma academia de gin?stica. "O objetivo do programa ? automatizar os processos da academia, desde o controle dos equipamentos e a emiss?o das boletas de mensalidade at? a sugest?o de exerc?cios e dieta para os alunos", explica Daves.

O software armazenar? diversas informa?es sobre alunos, alimentos, exerc?cios, dietas e sa?de. Ele vai gerar estat?sticas, relat?rios e diversos gr?ficos sobre o desenvolvimento do aluno, funcionando como um terminal de consultas n?o s? para os funcion?rios da academia, mas principalmente para os alunos. O acesso a essas informa?es pela Internet ? outra id?ia que Ricardo e Daves pretendem desenvolver.

"O grande diferencial do programa ? o acompanhamento do desenvolvimento do aluno". De acordo com Ricardo, o Boddy Office n?o dispensa a atua??o do professor de educa??o f?sica, mas auxilia o trabalho desse profissional j? que ele n?o pode atender com mesma aten??o todos os alunos de uma academia.

Parcerias
Em janeiro, eles pretendem dar in?cio ao desenvolvimento do software. Em dez
meses, os trabalhos devem estar conclu?dos.

Por enquanto, os alunos est?o ? procura de recursos e parcerias com academias de gin?stica que disponibilizariam os profissionais necess?rios - professores de educa??o f?sica, nutricionistas, endocrinologistas - ao desenvolvimento do programa.

Mais informa?es com Daves Martins e Ricardo Maroquio, atrav?s dos telefones 3229-3321 (Agente Softex Genesis Juiz de Fora/UFJF) e 3218-7059 (Universoft) ou pelos e-mails daves@universoft.com.br ricardo@universoft.com.br.