• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Sistema de avaliação via Web
    Alunos da Engenharia Elétrica dão nota para o curso

    Deborah Moratori
    15/04/03

    "Fico muito feliz com o amadurecimento dos alunos que venceram o obstáculo de crítica política e com o entendimento de que o boicote só repercute contra eles mesmos e contra o curso, fazendo com que a Engenharia Elétrica pudesse retomar o conceito A".

    Essas foram as palavras do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Carlos Augusto Duque, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quando foram divulgadas as notas do Provão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em dezembro do ano passado.

    Menos de três meses depois, em fevereiro deste ano, já estava disponível para os alunos da Engenharia Elétrica um sistema de avaliação do curso via Web. O curso é o primeiro a adotar o sistema de avaliação, seguindo recomendação do MEC para os cursos de graduação. "Além da recomendação do MEC, o programa é importante para a própria melhoria do curso", analisa Duque.

    O sistema foi encomendado pelo coordenador à UKB Sistemas, empresa incubada no Agente Softex Genesis - órgão da UFJF, que tem como sócios os técnicos em informática Danilo de Andrade Fernandes e Thiago Nery Teixeira (foto). "A idéia é que os alunos possam analisar como foi o período que acabaram de concluir no ato da matrícula do período seguinte", esclarece Danilo que é estudante do curso de Engenharia Elétrica.

    O programa
    O sistema é composto por 21 questões que abordam três temas distintos: auto-avaliação, avaliação da disciplina e avaliação do professor (clique nas fotos abaixo). Na primeira etapa, o aluno responde sobre seu interesse e aproveitamento em relação às matérias cursadas no período anterior. "É a menor fase, com três perguntas apenas", explica Danilo. O segundo módulo abrange questões sobre as disciplinas e o último trata da atuação dos professores.

    O coordenador Carlos Augusto Duque acredita que "essas informações são importantes para a coordenação porque são os alunos que têm a percepção de que uma disciplina não está no período correto, por exemplo". De acordo com Duque, a avaliação dos professores também é fundamental. "No questionário, os alunos respondem sobre a assiduidade e pontualidade do professor, se ele comunicou bem o conteúdo da disciplina, se preparou uma boa aula. O resultado dessa etapa é um parâmetro da realidade vista de maneira crítica pelo aluno e que deve promover uma auto-reflexão nos professores sobre a atuação deles em sala de aula". Uma das vantagens, segundo Danilo, é que cada professor terá uma análise completa do seu desempenho através de relatórios que contêm a opinião dos alunos.

    Os responsáveis pela criação do sistema esclarecem que as perguntas do questionário foram sugeridas pelo MEC. "Como a avaliação já um dos critérios exigido dos cursos, o próprio MEC possui uma cartilha com uma sugestão de questões que os alunos devem responder", explica Danilo. "O questionário é composto de perguntas que têm, quase sempre, como resposta uma escala que varia do aproveitamento insatisfatório ou ruim ao ótimo".

    Confidencial
    Thiago acrescenta que as informações são sigilosas. "O único dado a que o coordenador tem acesso é se um determinado aluno respondeu ou não o questionário. O sistema foi desenvolvido para que a opinião do aluno se mantivesse em sigilo".

    Depois de preencherem o formulário, as respostas dos estudantes são arquivadas em um banco de dados disponível ao coordenador do curso. Conforme Danilo, o resultado pode ser dado através de textos ou em forma de gráficos gerados pelo sistema. Esses resultados funcionam como uma ferramenta para o curso detectar possíveis falhas e problemas.

    "E a idéia é adaptar o sistema para que ele possa ser utilizado por outras faculdades", finaliza Thiago.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.