• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Museu Dinâmico de Tecnologia e Ciência
    Informatização do acervo leva conhecimento
    a escolas e comunidade

    Deborah Moratori
    21/05/03

    O acervo do Museu Dinâmico de Tecnologia e Ciência da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) logo estará disponível para internautas e estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Juiz de Fora.

    A idéia de recriar a homepage e desenvolver um CD-Rom para o museu surgiu, de acordo com o responsável pelo acervo, o acadêmico Iverson Morandi de Oliveira, da necessidade de divulgá-lo para a comunidade. "O museu não retrata apenas a história da engenharia. Através do acervo o público pode ter acesso à evolução do conhecimento científico e histórico em geral", explica.

    O projeto
    O site permitirá que o acesso à página seja como uma visita virtual ao museu. "É como se o usuário estivesse realmente percorrendo as galerias no museu, com a vantagem de ter informações detalhadas sobre o acervo por meio de um click". O CD-Rom está sendo projetado como um catálogo onde estarão reunidas todas as 1800 peças que fazem parte do museu.

    Câmeras fotográficas e filmadoras antigas Equipamentos fabricados pela UFJF Gravador de rolo

    "Essas peças, no CD-Rom, vão conter descrição em três níveis. O básico para estudantes e um nível intermediário que pode ser utilizado para professores no preparo de suas aulas. Já o módulo avançado é de uso mais acadêmico e para quem quer fazer pesquisa sobre a história do conhecimento", destaca.

    O website e o CD-Rom estão sendo criados em parceria com o Agente Softex da Faculdade de Engenharia que entra com a parte de gerenciamento de recursos para o projeto e o desenvolvimento do sistema que será utilizado. Participam também do desenvolvimento da página acadêmicos dos cursos de Física e História.

    O acervo
    O museu contém coleções distintas de peças relacionadas à eletricidade e eletromagnetismo, ao trabalho de engenharia civil e ao desenvolvimento da informática e da indústria do entretenimento. As peças estão separadas de acordo com essas áreas, mas a idéia, como diz o acadêmico, "é reorganizar o acervo no site segundo a evolução do conhecimento".

    O objeto mais antigo da coleção é um Termômetro Diferencial de Leslie de 1821. Mas todo o resto do acervo se não remete a fatos históricos importantes, guarda uma curiosidade, como o globo terrestre da época do Brasil Império - em que Ouro Preto era a capital de Minas Gerais e o estado do Acre pertencia à Bolívia - e a máquina de datilografar produzida pela atual potência da indústria automobilística Mercedes-Benz.

    Termômetro Diferencial de Leslie Globo terrestre Maquina de datilografia Mercedes-Benz

    Os objetos mais recentes retratam a história da evolução da computação e da indústria do entretenimento. Essas peças datam das décadas de 70 e 80 como o primeiro computador da UFJF, o projetor de imagens, sonho de consumo durante a Copa de 82, e aparelhos de som que tinham um preço equivalente ao de uma moto na época. Pechincha, comparada à câmera filmadora Canon, da década de 70, que chegava a valer um carro.

    Primeiro computador da UFJF Projetor de imagens e som da década de
80 Câmera filmadora Canon

    O Museu Dinâmico nasceu a partir de um projeto de extensão no Departamento de Física em 1998. Dois anos depois, todo o acervo foi organizado e transferido para um galpão da Faculdade de Engenharia. Os interessados em ampliar os conhecimentos na área de ciências e tecnologia podem agendar um horário para visitar o museu. Mais informações, pelo telefone 3229-3456.

    O Portal JF Service/ACESSA.com fez uma visita ao museu e disponibiliza parte do acervo para nossos usuários. Confira!

    Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.