Museu Din?mico de Tecnologia e Ci?ncia
Informatiza??o do acervo leva conhecimento
a escolas e comunidade

Deborah Moratori
21/05/03

O acervo do Museu Din?mico de Tecnologia e Ci?ncia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) logo estar? dispon?vel para internautas e estudantes do Ensino Fundamental e M?dio das escolas de Juiz de Fora.

A id?ia de recriar a homepage e desenvolver um CD-Rom para o museu surgiu, de acordo com o respons?vel pelo acervo, o acad?mico Iverson Morandi de Oliveira, da necessidade de divulg?-lo para a comunidade. "O museu n?o retrata apenas a hist?ria da engenharia. Atrav?s do acervo o p?blico pode ter acesso ? evolu??o do conhecimento cient?fico e hist?rico em geral", explica.

O projeto
O site permitir? que o acesso ? p?gina seja como uma visita virtual ao museu. "? como se o usu?rio estivesse realmente percorrendo as galerias no museu, com a vantagem de ter informa?es detalhadas sobre o acervo por meio de um click". O CD-Rom est? sendo projetado como um cat?logo onde estar?o reunidas todas as 1800 pe?as que fazem parte do museu.

C?meras fotogr?ficas e filmadoras antigas Equipamentos fabricados pela UFJF Gravador de rolo

"Essas pe?as, no CD-Rom, v?o conter descri??o em tr?s n?veis. O b?sico para estudantes e um n?vel intermedi?rio que pode ser utilizado para professores no preparo de suas aulas. J? o m?dulo avan?ado ? de uso mais acad?mico e para quem quer fazer pesquisa sobre a hist?ria do conhecimento", destaca.

O website e o CD-Rom est?o sendo criados em parceria com o Agente Softex da Faculdade de Engenharia que entra com a parte de gerenciamento de recursos para o projeto e o desenvolvimento do sistema que ser? utilizado. Participam tamb?m do desenvolvimento da p?gina acad?micos dos cursos de F?sica e Hist?ria.

O acervo
O museu cont?m cole?es distintas de pe?as relacionadas ? eletricidade e eletromagnetismo, ao trabalho de engenharia civil e ao desenvolvimento da inform?tica e da ind?stria do entretenimento. As pe?as est?o separadas de acordo com essas ?reas, mas a id?ia, como diz o acad?mico, "? reorganizar o acervo no site segundo a evolu??o do conhecimento".

O objeto mais antigo da cole??o ? um Term?metro Diferencial de Leslie de 1821. Mas todo o resto do acervo se n?o remete a fatos hist?ricos importantes, guarda uma curiosidade, como o globo terrestre da ?poca do Brasil Imp?rio - em que Ouro Preto era a capital de Minas Gerais e o estado do Acre pertencia ? Bol?via - e a m?quina de datilografar produzida pela atual pot?ncia da ind?stria automobil?stica Mercedes-Benz.

Term?metro Diferencial de Leslie Globo terrestre Maquina de datilografia Mercedes-Benz

Os objetos mais recentes retratam a hist?ria da evolu??o da computa??o e da ind?stria do entretenimento. Essas pe?as datam das d?cadas de 70 e 80 como o primeiro computador da UFJF, o projetor de imagens, sonho de consumo durante a Copa de 82, e aparelhos de som que tinham um pre?o equivalente ao de uma moto na ?poca. Pechincha, comparada ? c?mera filmadora Canon, da d?cada de 70, que chegava a valer um carro.

Primeiro computador da UFJF Projetor de imagens e som da d?cada de
80 C?mera filmadora Canon

O Museu Din?mico nasceu a partir de um projeto de extens?o no Departamento de F?sica em 1998. Dois anos depois, todo o acervo foi organizado e transferido para um galp?o da Faculdade de Engenharia. Os interessados em ampliar os conhecimentos na ?rea de ci?ncias e tecnologia podem agendar um hor?rio para visitar o museu. Mais informa?es, pelo telefone 3229-3456.

O Portal JF Service/ACESSA.com fez uma visita ao museu e disponibiliza parte do acervo para nossos usu?rios. Confira!

Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada