Inform?tica nas escolas
Quando o mundo cabe na sala de aula

T?mara Lis
17/06/03

O ensino est? quebrando barreiras e uma forte aliada neste sentido ? sem d?vida a inform?tica. Cada vez ? mais poss?vel trazer para a sala de aula experi?ncias de vida de todo o mundo. A not?cia existe em tempo real e os professores podem contar com um n?mero cada vez maior de ferramentas para despertar nos alunos o prazer de aprender.

Em um mundo em que cada vez ? mais valorizada a informa??o, ? fundamental fornecer ao aluno condi?es de ter acesso a v?rias vis?es sobre um mesmo acontecimento. Al?m disso, mais do que obter informa?es por exemplo, sobre uma determinada regi?o do pa?s, os alunos tamb?m t?m a oportunidade de ouvir a m?sica regional, ver fotos de pessoas e locais daquela regi?o, al?m de pesquisar comidas t?picas e trocar e-mails com alunos desta regi?o do pa?s.

A inform?tica atua tamb?m no sentido de deixar o aluno mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho, haja vista a necessidade cada vez maior do conhecimento em inform?tica para concorrer a um bom (e at? aos nem t?o bons assim) empregos.



Juiz de Fora
A cidade vem se destacando no sentido de preparar os alunos para utilizar a inform?tica a seu favor. Muitos col?gios da cidade j? disponibilizam laborat?rios para que os alunos tenham maior familiaridade com as m?quinas. Um exemplo disto ? o da Escola Modelo Monteiro Lobato que colocou ? disposi??o dos alunos cerca de 20 computadores.

A t?cnica em Inform?tica e uma das respons?veis pelo CPD da escola Rosana Ferreira Bellotti Lanna explica que o laborat?rio ? utilizado para aulas durante toda a semana e os alunos tamb?m podem utilizar os equipamentos para fazer pesquisas na Internet e incrementar seus trabalhos. Rosana explica tamb?m que existe o projeto de se fazer um jornal on-line que ser? executado pelos pr?prios alunos.

Igualdade de condi?es
Iniciativas com rela??o ? inform?tica nas escolas tamb?m est?o sendo tomadas para beneficiar os alunos da rede municipal de ensino. Foi implantado em Juiz de Fora o Sistema de Incorpora??o de Novas Tecnologias (Site) e j? foram instalados Laborat?rios de Inform?tica em 16 escolas da rede municipal.

E os alunos tamb?m podem contar com o site da WebEscola, dispon?vel na p?gina da Prefeitura onde os estudantes podem encontrar desde informa?es sobre as t?o temidas Matem?tica e Qu?mica at? links para os mais diversos meios de comunica??o.