10 anos de internet em Juiz de Fora
JF tornou-se pioneira no pa?s nos servi?os de conex?o ? internet. E a ACESSA.com foi o ?nico provedor local que se manteve

Marcelo Miranda
Rep?rter
27/04/06

Acompanhe as mudan?as de layout do Portal ACESSA.com. Clique no ?cone ao lado para conhecer o antigo JF Service antes e depois de se tornar um portal jornal?stico

Veja!


A internet comercial pipocou no Brasil em 1995, mas foi no ano seguinte que os provedores de acesso permitiram a completa populariza??o da navega??o na web. Foi ?poca em que as empresas criaram seus planos e permitiram que o usu?rio dom?stico pudesse usufruir daquela tal de internet, rede de informa?es virtuais at? ent?o comum apenas nos meios acad?micos e militares.

Em 1995, a estatal Embratel estava para ser o provedor "oficial" do governo, centralizando o acesso como na telefonia. Por?m, logo no come?o do governo de Fernando Henrique Cardoso, o ent?o Ministro das Comunica?es S?rgio Motta definiu que apenas empresas privadas teriam autoriza??o para oferecer o acesso. "A internet foi considerada um servi?o de valor adicionado, e n?o um servi?o de telecomunica?es. Isso acabou sendo uma forma de evitar que as empresas de telefonia, em vias de serem privatizadas, evitassem ter a obriga??o de pagar a chamada tarifa de interconex?o caso os provedores fossem tidos como parte das telecomunica?es", diz Marcio Faria, diretor geral da ACESSA.com e um dos primeiros a entrar no mercado de provedor em Juiz de Fora.

"Naquela ?poca, a internet era uma inc?gnita. Hoje pode parecer tudo muito simples e f?cil, mas h? 10 anos n?o se poderia imaginar onde ir?amos chegar", afirma M?rcio (foto). Ligado ao ramo de inform?tica desde 1984, quando mantinha uma empresa de processamento de dados, ele decidiu entrar no mercado de provedores com a libera??o do governo.

Ao longo de 1995, M?rcio e seus s?cios foram pensando o projeto, que viria a se tornar a ArtNET, colocada no ar em janeiro de 1996. "O nome Artnet veio da nossa inten??o de sermos artes?os da conectividade para o usu?rio", explica. "Passamos por alguns imprevistos que nos atrasaram, mas preferimos sempre esperar, fazermos testes e garantirmos a qualidade do servi?o antes de seguir".

M?rcio destaca quatro diferenciais que tornaram a Artnet um provedor inovador n?o apenas em Juiz de Fora, mas em todo o pa?s: a conta-fam?lia, que disponibilizava a um ?nico assinante cinco caixas postais e senhas de acesso numa ?poca em que n?o existiam os famosos e-mails gratuitos; a hospedagem de conte?do, em que o assinante tinha 5Mb (um espa?o enorme, ent?o) para publicar o que quisesse; o telnet, que permitia acesso direto ao provedor para facilitar as publica?es; e o chamado "FTP offline", que se resumia ao download de programas mesmo que o usu?rio estivesse desconectado (atrav?s de uma liga??o entre o pr?prio provedor e o local de origem do programa de interesse). Al?m disso, a Artnet fundou o primeiro cyber-caf? de Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil, com destaque nacional.

O portal de conte?do JF Service, que viria a se tornar o que ? hoje o Portal ACESSA.com, surgiu entre 1997 e 1998 com a proposta de ser um ve?culo de comunica??o que divulgasse Juiz de Fora na rede, rompendo dist?ncias e priorizando a interatividade, alguns dos marcos da internet. Com todas as inova?es e pioneirismo, dos tr?s provedores iniciais, hoje, a ACESSA ? o ?nico que seguiu ativo na cidade, ao longo desses 10 anos.

Acompanhe as mudan?as e o desenvolvimento do Portal ACESSA.com desde a ?poca em que era conhecido como JF Service at? se tornar um portal:



Maio de 1997, surge a id?ia de criar o portal, atrav?s da parceria ArtNET, Futura e CDL. ? constru?da uma p?gina simples, com poucos links


Em setembro de 1997 ? lan?ada a 2?
vers?o da p?gina



Maio de 1998 - A proposta do portal se concretiza


In?cio de 1999 - A empresa de tecnologia ArtNET assume totalmente o projeto. O site estruturado em gifs e frames passa por reformula?es para garantir leveza no visual e no carregamento



Junho de 2000 - O JF Service passa por alguns ajustes que garantem mais dinamismo ao conte?do. Vers?o vigora at? outubro de 2001.


Maio de 1999 - No 1? anivers?rio do portal, o site ganha uma nova cara. Agora totalmente sem frames



Em outubro de 2001 - novo layout mais chamativo, mais moderno e din?mico.

Outros provedores
Al?m da antiga ArtNET (ACESSA.com), Juiz de Fora tamb?m teve outros dois provedores: Fus?es e NutecNet, que surgiram no mesmo per?odo em que a internet apareceu na cidade. Na quest?o do conte?do e a visibilidade de JF na web, Marcos Kopschitz trouxe a Cidade Virtual, servi?o de conte?do jornal?stico que o Terra oferecia em diversos mun?c?pios do pa?s.

Sempre interessado no mercado de inform?tica, na mesma ?poca Marcos Kopschitz abriu os olhos para o boom de provedores que se anuviava no Brasil em meados da d?cada de 90. "Tive meu primeiro contato com a internet numa viagem aos EUA. Era algo novo, que existia para poucos, os arquivos eram basicamente feitos por c?digos e muito menores do que s?o atualmente", relembra. "A imagem pequena de um quadro do site do Museu do Louvre, por exemplo, eu gastava uma hora de conex?o para baixar".

Com a libera??o do governo aos provedores privados, Kopschitz fez contato com a Nutec, provedor de S?o Paulo, e bolou um esquema de acesso que incluiria Juiz de Fora na rota, junto a Porto Alegre, Bras?lia, Goi?nia e S?o Jos? do Rio Preto. Estava criada a NutecNet. "Nossa caracter?stica era servir em nome de um grupo grande com atendimento tipicamente personalizado", conta Kopschitz, que dirigiu o provedor de sua funda??o, em 1995, at? a empresa se retirar da cidade, neste ano.

Nesse per?odo, a NutecNet virou Zaz e, em seguida, Terra, ao ser comprada pela Telefonica, grupo da Espanha. "Ao virar uma multinacional, n?o fazia sentido para eles manterem pequenos servi?os pulverizados. A tend?ncia era mesmo centralizar, e foi o que aconteceu". Por?m, Marcos Kopschitz n?o se desligou da internet e acredita que a rede evoluiu de forma inimagin?vel em 10 anos.

"A tecnologia avan?a tanto que a cada ano o seu computador j? fica obsoleto", comenta. Ele exemplifica com algumas inova?es apenas permitidas pelo advento e andamento das redes virtuais: as fotos digitais ("o filme fotogr?fico praticamente acabou, e o fluxo de imagens na web ? algo sem propor?es"); os arquivos de v?deo; a m?sica em MP3 agregada aos sites de compartilhamento e ao recente iPod, tocador de m?sica digital; o com?rcio eletr?nico; e os grandes portais de busca, como o Google. "Hoje ? quase imposs?vel n?o achar qualquer tipo de informa??o na internet, com grande abrang?ncia e instantaneidade", diz.