Livraria virtual Livreiro alia a tecnologia ao trabalho e disponibiliza
mais de mil exemplares raros na internet

Renato Costa
Colaboração*
30/10/2006

CLque no ícone ao lado e ouça o livreiro Luis Sérgio da Silveira, contando sua experiência com sua livraria virtual


Veja title=


A tecnologia está, em muitos aspectos, diminuindo distâncias. Apostando nessa tendência, o livreiro Luis Sérgio da Silveira (foto) resolveu investir em um site na internet para alcançar novos espaços.

Trabalhando com livros usados, raros e esgotados desde 1992, Luis Sérgio sempre pensou na possibilidade de aliar a tecnologia ao seu trabalho. Em 1996, ele propôs ao sócio da livraria em que trabalhava uma modernização na loja, de maneira que mais pessoas pudessem ter acesso ao acervo. A idéia não vingou naquele momento, mas Silveira não desistiu. Em 1998, ele montou um site por conta própria, mas a partir de 2002 é que as vendas online começaram a acontecer em maior escala. "Antes eu trabalhava de manhã até à noite na banca, agora fico na banca em apenas um turno. O resto do dia eu dedico à administrar o site, e responder os contatos dos compradores", conta.

Comércio "ao vivo" auxilia vendas online

Atualmente, Silveira trabalha com sua banca na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acredita que o contato com os estudantes auxilia nas vendas pela internet. "Os universitários são de várias cidades diferentes. Por isso, quando tratamos bem o aluno que vem à banca, ele recomenda o site para um amigo de sua cidade, que não tem como adquirir o livro aqui", explica.

Com relação ao público virtual, Silveira diz que a internet tem sua maneira própria de negociar. "Você deve ser direto e fornecer, antecipadamente, todas as informações sobre o livro que o comprador possa querer saber", diz.

A internet agiliza o processo de vendas à distância pela facilidade e rapidez de trocarmos informações", explica. Ele diz que é necessário saber como atingir o público certo. "Não adianta disparar mala-direta para vários emails de uma só vez. O ideal é setorizar o envio de emails, de modo que cada grupo de clientes receba um email falando sobre os livros que são da sua área de interesse" conta.

Silveira conta com mais de mil exemplares cadastrados em seu acervo virtual, entre livros raros, esgotados e usados. Os títulos podem ser conferidos no site Livrarte Digital.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.