Web 2.0 Nova tecnologia permite utilizar programas pela internet, sem o internauta precisar de fazer o download em seu computador

Renato Costa
Colabora??o*
08/12/2006

Veja alguns exemplos de sites que utilizam a tecnologia da Web 2.0 em seus programas, clique no ?cone ao lado para conhecer a funcionalidade de cada um deles


Leia


imagem da tela do computador O h?bito de comprar softwares em cds, ou at? mesmo por download est? com os dias contados. Em desenvolvimento h? aproximadamente um ano, a Web 2.0 promete revolucionar o uso de aplicativos.

A nova tecnologia permite que o usu?rio utilize programas como editores de texto, agendas, calend?rios e v?rios outros servi?os sem necessidade de instala??o no computador. O software fica em um servidor e os usu?rios podem utilizar em qualquer computador que tenha conex?o ? internet.

Vantagens
Gustavo San?bio, diretor da Brazip O pr?-requisito para utiliza??o desse servi?o ? o acesso banda larga ( conhe?a os planos ACESSA.com) "Quanto mais r?pido o tr?fego da internet, mais r?pido as informa?es v?o para o servidor e retornam para o usu?rio", explica Gustavo San?bio (foto), diretor de uma empresa de softwares que j? utiliza a Web 2.0 em seus aplicativos.

Utilizar aplicativos da Web 2.0 pode ser vantajoso de v?rias maneiras. O usu?rio n?o precisa mais de instalar o programa em seu computador, necessita apenas do browser (navegador) para utiliz?-lo. Como o acesso ? via internet, o aplicativo pode ser utilizado em qualquer local, com as mesmas informa?es sempre. Em alguns programas existe a possibilidade de salvar o arquivo editado em um disco virtual.

Gustavo comenta outro ponto importante. "Outra grande vantagem ? que o aplicativo em Web 2.0 roda em qualquer sistema operacional. O usu?rio s? vai utilizar o navegador. O programa tamb?m ter? custo mais baixo de manuten??o, pois n?o ser? necess?rio dar suporte t?cnico separadamente", diz.

Outra caracter?stica da Web 2.0 ? oferecer mais interatividade ao internauta. Ele pode modificar algumas caracter?sticas do layout em alguns programas, e permite que cada usu?rio tenha sua p?gina personalizada. A converg?ncia ? um ponto que se destaca nessa tecnologia, pois ? poss?vel agragar em um ?nico site v?rios utilit?rios, agilizando o trabalho.

Alguns exemplos dispon?veis na web
  • www.aprex.com.br - Contatos, agenda, disco virtual e apresenta?es
  • www.thinkfree.com - Editores de textos, planilhas eletr?nicas e slides
  • www.trendmicro.com - Rastreia e remove v?rus do seu computador
  • www.pandora.com - Player que permite criar r?dios personalizadas
  • www.meebo.com - Permite acesso a v?rios comunicadores instant?neos


  • *Renato Costa ? estudante do 10? per?odo noturno de Jornalismo da UFJF