• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Web 2.0 Nova tecnologia permite utilizar programas pela internet, sem o internauta precisar de fazer o download em seu computador

    Renato Costa
    Colaboração*
    08/12/2006

    Veja alguns exemplos de sites que utilizam a tecnologia da Web 2.0 em seus programas, clique no ícone ao lado para conhecer a funcionalidade de cada um deles


    Leia


    imagem da tela do computador O hábito de comprar softwares em cds, ou até mesmo por download está com os dias contados. Em desenvolvimento há aproximadamente um ano, a Web 2.0 promete revolucionar o uso de aplicativos.

    A nova tecnologia permite que o usuário utilize programas como editores de texto, agendas, calendários e vários outros serviços sem necessidade de instalação no computador. O software fica em um servidor e os usuários podem utilizar em qualquer computador que tenha conexão à internet.

    Vantagens
    Gustavo Sanábio, diretor da Brazip O pré-requisito para utilização desse serviço é o acesso banda larga ( conheça os planos ACESSA.com) "Quanto mais rápido o tráfego da internet, mais rápido as informações vão para o servidor e retornam para o usuário", explica Gustavo Sanábio (foto), diretor de uma empresa de softwares que já utiliza a Web 2.0 em seus aplicativos.

    Utilizar aplicativos da Web 2.0 pode ser vantajoso de várias maneiras. O usuário não precisa mais de instalar o programa em seu computador, necessita apenas do browser (navegador) para utilizá-lo. Como o acesso é via internet, o aplicativo pode ser utilizado em qualquer local, com as mesmas informações sempre. Em alguns programas existe a possibilidade de salvar o arquivo editado em um disco virtual.

    Gustavo comenta outro ponto importante. "Outra grande vantagem é que o aplicativo em Web 2.0 roda em qualquer sistema operacional. O usuário só vai utilizar o navegador. O programa também terá custo mais baixo de manutenção, pois não será necessário dar suporte técnico separadamente", diz.

    Outra característica da Web 2.0 é oferecer mais interatividade ao internauta. Ele pode modificar algumas características do layout em alguns programas, e permite que cada usuário tenha sua página personalizada. A convergência é um ponto que se destaca nessa tecnologia, pois é possível agragar em um único site vários utilitários, agilizando o trabalho.

    Alguns exemplos disponíveis na web
  • www.aprex.com.br - Contatos, agenda, disco virtual e apresentações
  • www.thinkfree.com - Editores de textos, planilhas eletrônicas e slides
  • www.trendmicro.com - Rastreia e remove vírus do seu computador
  • www.pandora.com - Player que permite criar rádios personalizadas
  • www.meebo.com - Permite acesso a vários comunicadores instantâneos


  • *Renato Costa é estudante do 10º período noturno de Jornalismo da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.