Fechando neg?cio na rede Empresas apostam em agilidade, economia e facilidades da internet e usam programas de bate-papo para fechar contratos

Thiago Werneck
Colabora??o
30/03/2007

Conversar, atrav?s do computador, est? virando moda entre as empresas. Agilidade, gratuidade e facilidade s?o os pontos principais para que, cada vez mais, os neg?cios sejam finalizados atrav?s da rede com programas de bate-papo.

Os canais de comunica??o da internet ganham mais espa?o. At? mesmo, um empresa de telefonia m?vel em Juiz de Fora, deixa de lado o celular para conversar pela rede mundial de computadores.

Um programa de mensagens instant?neas, por exemplo, ? a principal forma de comunica??o de uma ag?ncia de publicidade de JF, que usa o meio para fazer contato com seus fornecedores e principais clientes. "? muito mais f?cil assim. Sem gastar nada, tenho contato de todos, posso transferir arquivo e ainda enviar pedidos para gr?ficas e ve?culos de comunica??o", destaca um dos propriet?rios da ag?ncia, ?lvaro Rosa (foto acima).

A experi?ncia da empresa n?o p?ra por a?. Os projetos de publicidade da ag?ncia s?o apresentados aos clientes pelo computador. "Isso facilita tudo. Evita meu deslocamento e possibilita que nosso trabalho seja avaliado de forma imediata, a cada etapa conclu?da, ficando mais f?cil fazer um produto que agrade", completa.

O vendedor de uma loja de celular da cidade, L?vio Celso Machado (foto acima), destaca que com a internet tudo fica mais pr?tico. "O nosso gerente admnistra quatro lojas da empresa. Todas por computador. Duas s?o em JF, uma em Ub? e outra em Barbacena. A internet, al?m de tudo, reduz dist?ncias e possibilita v?deos confer?ncias de todos os funcion?rios atrav?s da webcam" , explica.

A aposta nos recursos da internet tamb?m faz parte da estrat?gia de uma prestadora de consultoria jur?dica e de cobran?a para bancos de todo pa?s. O gestor da empresa em Juiz de Fora, Frederico Ruback Blanck (foto ao lado) ressalta que, at? mesmo, as conversas por telefone s?o registradas por e-mail. "A internet nos d? essa possibilidade de documentar tudo. S?o na maioria das vezes di?logos importantes e confidenciais e o registro ? essencial para evitar desentendimentos futuros", diz.

Al?m disso, os programas de bate-papo s?o uma das principais formas de contato entre as tr?s filiais da empresa, que ficam no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Juiz de Fora com a matriz localizada em S?o Paulo. "? muito mais f?cil assim. Se eu saio para tomar caf?, por exemplo, quando volto est? a jenelinha piscando, informando que eu recebi a mensagem. Da? ? s? entrar em contato", destaca Frederico.

*Thiago Werneck ? estundate de jornalismo da UFJF