• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Blog vira tendência entre empresas Alguns empresários apostam suas fichas em blogs, para ter contato informal e direto com cliente final

    Thiago Werneck
    Colaboração
    18/04/2007
    Veja também

    Informalidade, agilidade, simplicidade e interação. São essas as principais características que fazem do blog uma nova tendência entre algumas empresas. A facilidade e a rapidez para se colocar uma notícia na internet são algumas das razões que explicam a ascensão desse meio no universo empresarial.

    Em Juiz de Fora, o sistema já é utilizado por algumas empresas. É o caso do proprietário de uma loja de informática da cidade, Anderson Marinho (foto abaixo). Ele relata que o meio é um ótimo auxílio para vendas. "É uma forma que tenho para passar ao cliente informações e minha opinião pessoal sobre o produto. Já temos um site de vendas, o blog veio complementar isso. Desde que comecei sinto o retorno por parte dos clientes", relata.

    Anderson, proprietário de loja de computadores "Empresas grandes do mundo todo já contam com blogs. Inclusive é comum um blog do presidente da instituição. É uma boa jogada de marketing, porque, muitas vezes, a pessoa acha que não vai ser respondida por e-mail, mas pelo blog sabe que sua mensagem está lá. Empresas já resolveram problemas, graças a esse meio de comunicação com o cliente final", destaca Anderson.

    Por essas razões ele considera que o blog é uma importante ferramenta de marketing para as empresas. Anderson avalia que esse é um modo de se aproximar do cliente. "Fica algo mais pessoal, mais direto. Além disso para muitos empresários é importante, porque não é preciso ter nem um programador para gerenciar o blog. Ele pode ser atualizado por qualquer funcionário", comenta.

    Tairone e Ana, sócios proprietários de agência 
de publicidade de Juiz de Fora É o que aconteceu em uma agência de publicidade de Juiz de Fora. O sócio proprietário, Tairone Vale (foto ao lado), quis agilidade de informação e um formato mais íntimo. O que conquistou através de um blog. "Tínhamos o site, mas era difícil atualizá-lo. Agora quando o blog estiver funcionando normalmente, espero que as novidades em nosso site fiquem cada vez mais constantes", explica.

    Além disso, a economia de tempo e de trabalho foram decisivos na escolha da empresa. "É melhor assim porque qualquer pessoa pode atualizar o site. Queríamos simplicidade e atualidade. Foi o que o blog nos proporcionou. Não precisamos de um programador, a divulgação pode ser feita direto da nossa empresa", ressalta Tairone.

    Os flogs também estão em alta

    E não é só o blog que está com a "bola" toda, não. O flog, meio da internet que facilita a postagem de fotos na rede, também já é visto como uma alternativa de comunicação entre as empresas.

    Ariane sarto, proprietéria de agência de modelos A proprietária de uma agência de modelos de Juiz de Fora, Ariane Sarto (foto ao lado), afirma que usa o flog para ajudar na divulgação e repercussão de sua agência. "É um meio que tem abrangência muito grande. Colocamos no ar a foto da maior parte de nossos modelos. E já recebi convites até mesmo da Bahia, para realizarmos um trabalho por lá", destaca.


    A agência também pesquisa por novos talentos no flog, que atinge o seu foco: os adolescentes. "É uma forma de pesquisa para nós e ao mesmo tempo é muito fácil de ser utilizado. Essa é uma forma de unir nosso mercado da moda e divulgar nossa empresa em todo o Brasil", observa Ariane.

    De onde surgiu a idéia dos juizforanos

    Querer mostrar sua opinião sobre os produtos que vende e tentar mostrar suas vantagens. Foi assim que Anderson pensou em montar o blog de sua empresa. "Já tinha um site de vendas, então pensei que esse seria a única forma de dar minha opinião pessoal e ajudar o cliente a conhecer os ítens que ofereço", conta.

    Já Tairone se inspirou em grandes agências de publicidade do país. "Nosso site estava muito estático, demorando tempos para ser atualizado. Navegando em sites de grandes empresas, percebi que o blog era o modelo que estava sendo utilizado. A partir daí, vi que com ele estaríamos mudando para melhor", explica.

    E foi o flog de sucesso de uma modelo que levou Ariane à aderir a essa nova tendência da internet. "O flog dela tinha mais de mil acessos por dia. Fiquei impressionada com isso. Dependendo do número de fotos que ela colocava, o número de visitantes ainda aumentava. Por isso resolvi colocar minha agência dentro desse espaço, para nos inserirmos melhor no mundo virtual", completa.

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.