• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Meu email não chegou ao destinatário!
    O que pode ter acontecido?

    Você mesmo pode verificar os principais motivos do não
    recebimento ou envio de uma mensagem

    Renata Cristina
    *colaboração
    Provavelmente, você já deve ter enviado um email daqueles urgentíssimos e o destinário não recebeu! E, para piorar, você tentou reenvio e também não obteve sucesso. O que pode ter acontecido? Será que o problema está no meu provedor? Quais os erros que podem ter ocorrido?

    Em geral, os principais problemas no envio e recebimento de mensagens podem ser resolvidos pelo próprio usuário. Não há necessidade de ligar para o provedor, para solucioná-los. Antes de reclamar com a prestadora de serviços, verifique alguns pontos básicos, que podem ocasionar erros na transmissão das suas mensagens e tente você mesmo resolver o problema.

    1º Caso: disseram que me enviaram um email, mas eu não recebi

  • Cheque se a sua caixa postal está cheia. Para isso, vá até o webmail ACESSA.com e, do lado direito da página, veja se o item "Espaço Utilizado" está livre ou lotado. Se estiver cheia, limpe a sua caixa postal, apagando os emails menos urgentes e peça que a pessoa reenvie a mensagem;
  • Caso você utilize o anti-spam ACESSA.com, observe se esse email foi "barrado" e coloque-o em sua "lista branca";
  • Verifique se você recebeu uma resposta de bloqueio por vírus. Pode ser que o anti-vírus tenha "barrado" a mensagem enviada, já que o servidor ACESSA.com disponibiliza esse serviço, gratuitamente, para seus usuários;
  • Faça um teste e envie um email para você mesmo. Se receber normalmente, pode ser que o remetente é que esteja com algum problema de envio, peça para ele verificar.

    2º Caso: enviei um email, mas o destinatário não recebeu

  • Verifique se o endereço de email que você está enviando a mensagem está correto. Erros de digitação impedem que o email chegue ao seu destinatário;
  • Verifique se você recebeu uma mensagem de retorno, explicando o motivo do não recebimento (caixa postal cheia, email inválido, email barrado...);
  • Se você estiver respondendo um email, através da mesma mensagem, observe no campo "responder para", se o email está correto. Em geral, pode haver algum erro de configuração do remetente que está impedindo o envio da mensagem (Veja como configurar o seu email ACESSA.com, clique aqui!);
  • Veja com o destinatário se ele faz uso de anti-spam. Pode ser que suas mensagens estejam sendo "barradas";
  • Faça um teste e envie um email para você mesmo. Se receber normalmente, o destinatário pode estar com algum problema no recebimento, peça para ele verificar;

    Outros problemas comuns que você precisa prestar atenção

    Emails que demoram para chegar: você deve ficar atento à checagem das mensagens pelo seu anti-vírus, geralmente essa verificação pode tornar lento o recebimento da mensagem. Mas o anti-vírus não é necessário? Neste caso não, porque o email ACESSA.com tem habilitado um anti-vírus em sua base. Com outro software desses, você determina que a mesma função seja executada duas vezes, ou seja, pode haver uma demora tanto no recebimento quanto no envio das mensagens. Mas, atenção: é importante ter o anti-vírus no seu computador e atualizá-lo sempre. Aqui, nos referimos à checagem específica de emails. Você pode desabilitar essa função no programa anti-vírus.

    No envio de arquivos em anexo, pode haver uma demora dependendo do tamanho do arquivo enviado. Ainda assim, o outro servidor tem que estar preparado para o recebimento.

    Bloqueio para anexos: há também casos de softwares de recebimento de mensagens que possuem uma opção de bloqueio para anexos, como acontece com o Outlook, que não viabilza a visualização do arquivo. Para desabilitar essa opção, vá em Ferramentas - Opções - Segurança - Permitir visualização de anexos.

    Entenda como acontece o envio de emails

    Como enviamos uma mensagem?
    Ao enviarmos uma mensagem, nosso programa de email precisa conectar-se a um servidor SMTP (servidor que envia a mensagem). Para isso, ele irá conectar-se ao SMTP de seu provedor. O SMTP de seu provedor se comunica com o servidor de email do destino para entregar a mensagem ao destinatário.

    E no servidor de destino, o que acontece?
    No destino, o servidor precisará gravar a mensagem em seu disco rígido, até que o outro usuário se conecte à Internet e comece a "baixar" seus emails. Ele, então, repassa a mensagem a um programinha conhecido como MDA — // Agente de Entrega de Mensagens, que as receberá e as gravará no disco rígido.

    Lendo as mensagens
    Com as mensagens já gravadas, quando o destinatário conectar-se à Internet e solicitar o recebimento de sua mensagens pelo software de email, começa então a utilização do protocolo POP3 (para recebimento de mensagens).
    Seu programa de email, quando vai baixar uma mensagem, conecta-se à porta 110 (porta utilizada pelo POP) do servidor de seu provedor. Ali ele envia seus dados de usuário (login e senha) e solicita que as mensagens disponíveis sejam enviadas do servidor para sua máquina.
    Chegando em sua máquina, seu programa as grava em seu disco rígido e mostra as mensagens selecionadas na tela. A partir daí elas deixam de existir no servidor e passam a ficar armazenadas em sua máquina.

    *Renata Cristina é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF


    Se você é usuário ACESSA.com e tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.