Hist?rias de fidelidade
ACESSA.com conquista clientes a cada dia, mas mant?m usu?rios que j? se conectam pelo provedor h? dez anos

Ricardo Corr?a
Rep?rter
12/05/06

Mudaram as velocidades, mudaram as op?es, os rumos e as utiliza?es para a conex?o via internet durante os ?ltimos dez anos. Do email que se consultava via linha telef?nica, at? os imensos arquivos que se trocam hoje pela conex?o de banda larga, a internet mudou, e mudou o mundo. Fez diferen?a na vida de cada pessoa que, por alguns minutos parou em frente a um computador e teve acesso ? grande rede.

Mas o que n?o mudou para muita gente foi a confian?a e o respeito por um trabalho bem realizado e que avan?a todos os anos. Completando 10 anos, a ACESSA.com tem dezenas de motivos para festejar. Al?m dos milhares de clientes conquistados no decorrer de cada ano, a empresa orgulha-se daqueles que est?o conectados desde o in?cio, no j? remoto ano de 1996.

"Eu uso o mesmo login at? hoje. At? porque ? com esse eu sou mais conhecida e eu n?o quero mudar. ? sempre um transtorno e ? igual a mudar de endere?o. Eu n?o tenho motivos para trocar de provedor" (Vanda Vale - professora)
Vanda Arantes do Vale ? um desses exemplos. Professora universit?ria, ela d? aulas de Hist?ria da Arte na UFJF. Do in?cio, ela lembra da conex?o discada e das dificuldades de quem ainda se habituava ao computador. Mas logo que adquiriu a m?quina ela colocou internet e n?o parou mais de acessar.

No meio do caminho, trocou a conex?o para a banda larga, mas manteve as atividades que fazia no in?cio dos trabalhos: pesquisa de textos que ajudavam no seu desenvolvimento como professora e pesquisadora. Mas ela lembra exatamente qual foi a primeira coisa que fez logo que se conectou ? grande rede.

"Meu primeiro uso foi o pagamento de um congresso que participei na Inglaterra. Eu paguei por cart?o de cr?dito e ali eu vi as possibilidades que a internet estava trazendo", explica ela, que n?o parou mais.

"Depois disso eu acessei muito em busca de textos da minha ?rea, assuntos de meu interesse e tamb?m tive a possibilidade de conhecer pessoas com os mesmos interesses que os meus", lembra a professora. Mas ela sabe exatamente o que mudou neste tempo todo. "De uns cinco anos para c? aumentou muito o volume de informa?es, de publica?es virtuais, anais de congresso. Agora posso consultar tudo isso", conta Vanda Arantes do Vale, que possui 134 revistas especializadas do Brasil e de diversos pa?ses do mundo em sua lista de "favoritos" no computador.

"N?o posso falar que tenha democratizado o conhecimento, porque ainda n?o ? todo mundo que tem internet, mas alargou muito a informa??o. Antes, quem n?o era do Rio de Janeiro ou de S?o Paulo n?o tinha acesso a quase nada", explica a professora, que hoje passa muito mais tempo na frente do computador.

"Normalmente passo duas horas por dia. Se eu estiver escrevendo, chego a ficar cinco, seis horas. Tamb?m oriento alunos por email, trocando informa?es a todo momento, durante tr?s, quatro horas. Estou orientando uma aluna no Paran?. Atrav?s da internet ela soube da minha exist?ncia e de um trabalho e come?amos a trocar emails", conta Vanda Arantes do Vale, que continua com o mesmo login, da ?poca da ArtNET ainda.

"Eu uso o mesmo login at? hoje. At? porque ? com esse eu sou mais conhecida e eu n?o quero mudar. ? sempre um transtorno e ? igual a mudar de endere?o. Eu n?o tenho motivos para trocar de provedor", diz a cliente que promete continuar acessando por muito mais tempo.

"N?o ? s? sobre trabalho. Eu gosto de cozinhar,e ent?o pesquiso receitas na internet, fa?o contatos com amigos, leio estudos sobre religi?o, e sobre a mulher", explica a internauta.

"Nunca tive problemas. O servi?o da ACESSA.com me ? suficiente para minhas necessidades... n?o tenho motivos para deixar de se conectar por esse servi?o" (Maraliz de Castro Vieira Christo - professora)
Ter acesso a um servi?o que atende ?s suas necessidade ? o grande motivo que faz com que os clientes permane?am tanto tempo conectados pelos servidores da ACESSA.com. Assim como Vanda Arantes do Vale, outra professora de Hist?ria da Arte segue esse caminho h? dez anos. Maraliz de Castro Vieira Christo resume exatamente esta id?ia. "Nunca tive problemas. O servi?o da ACESSA.com me ? suficiente para minhas necessidades. Elas nunca aumentaram al?m do que o servidor poderia me oferecer, ent?o n?o tenho motivos para deixar de se conectar por esse servi?o", explica Maraliz.

Ela tem a no??o exata da mudan?a que a internet trouxe na vida das pessoas. No caso dela, dos emails ela passou a pesquisar em sites de museus e bibliotecas.

"Morei um ano na Fran?a e fa?o toda minha pesquisa de localiza??o e bibliografia pela internet. Utilizo para entrar em contato com centros de pesquisa, pesquisadores, fazer inscri?es em congressos e receber informa??o do mundo inteiro. Tenho um uso muito seletivo", diz a professora, que embora diga que n?o tem paci?ncia para navegar a esmo pela rede, passa o dia conectada.

"Para voc? ter uma id?ia, eu acordo, ligo o computador e s? desligo quando durmo. Ele fica assim por todo per?odo que estou acordada. Fico recebendo mensagens, ou quando estou lendo um livro e tem um dado que desconhe?o eu vou na internet e resolvo", explica a internauta que aumentou a utiliza??o logo que passou do acesso discado para a banda larga.

Mais do que velocidade e estabilidade na conex?o, ? o relacionamento com os usu?rios que permite tanta fidelidade por parte dos clientes da ACESSA.com. Como resume o juiz de direito Luiz Guilherme Marques:

"Parabenizo toda a equipe por estes 10 anos de excelente trabalho. De p?blico, venho dizer que estou com voc?s desde a ?poca da ArtNET pelo atendimento de primeira qualidade que voc?s d?o aos clientes", diz o juiz. Os motivos de tanto sucesso ? o m?dico Sebasti?o Ferreira quem explica.

"Estou com voc?s h? 10 anos devido ao profissionalismo, compet?ncia e seriedade. Portanto nos dez anos, nota dez para voc?s".

Nas associa?es e sindicatos

Se uma pessoa utiliza a internet para fazer contato com os amigos, colegas de trabalho, por exemplo, uma associa??o ou um sindicato precisam ainda mais dela. Caso da Associa??o dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (APES-JF). Eles s?o clientes desde o in?cio dos trabalhos da ACESSA.com, em 1996. E sabem que, no mundo atual, a internet ? cada vez mais necess?ria e presente, como diz Agostinho Begheli.

"Para n?s, a internet ? um grande correio eletr?nico. Utilizamos mais para receber informa?es do Sindicato Nacional que ? o ANDES. Todos os documentos saem do ANDES via email. Tamb?m usamos para passar informa??o para os professores, e fazer alguma pesquisa, ligada, por exemplo, ?s medidas provis?rias editadas pelo governo. Ent?o pegamos esses arquivos pela internet e analisamos", explica Agostinho, que n?o consegue imaginar o mundo atual sem a internet.

"Estou com a ACESSA.com h? 10 anos por conhecer a seriedade de seus fundadores. Al?m de ser cliente tamb?m recomendo a meus clientes e amigos" ( Geraldo Silva - analista de sistemas)
"Antes era tudo enviado via correio, via fax. Ent?o facilitou muito. N?o d? para comparar. H? dez anos, o mundo era mais lento, caminhava mais lentamente. Hoje ? necess?rio mais velocidade. Claro que temos que tomar cuidado, porque a globaliza??o pode fazer com que todos tenham um pensamento ?nico e os pa?ses centrais, os europeus podem dominar as informa?es, mas ? imposs?vel comparar mesmo", opina Begheli, que j? vislumbra um futuro para as conex?es e m?quinas.

"Penso que em termos de m?quina o que vai acontecer ? que teremos grandes provedores, e usaremos apenas o monitor, uma conex?o e um teclado. N?o teremos nada de cpu. Ficaria tudo guardado na rede mesmo e s? utilizar?amos. Em termos de software v?o aparecer coisas mais ?geis e mais interativas. O que tem que acontecer ? que os governos e as grandes empresas deveriam encontrar formas de propiciar o acesso de todas as pessoas a essas fontes de informa??o. A popula??o mais carente ainda n?o tem computador e n?o tem acesso a essas informa?es que n?s j? temos e que ? importante", lembra o dirigente da associa??o.

Nas empresas

Ningu?m melhor do que uma empresa que atua no ramo de inform?tica para atestar os servi?os prestados pela ACESSA.com ao longo desses dez anos. E o fato de que a Darc Inform?tica continua sua parceria com a ACESSA h? tanto tempo diz muita coisa. "Estou com a acessa.com h? 10 anos por conhecer a seriedade de seus fundadores. Al?m de ser cliente tamb?m recomendo a meus clientes e amigos" conta Geraldo Silva, analista de sistemas, e respons?vel pela Darc.

"Sou cliente desde que a ACESSA.com foi fundada, ainda como ArtNET. A motiva??o principal para se conectar naquela ?poca era a qualidade dos servi?os prestados j? naquela ?poca" (Roberto Tortoriello)
Durante 10 anos, a ACESSA.com trabalha com empresas de v?rios ramos de atividade. O Rodovi?rio Camilo dos Santos, por exemplo, deixa a cargo da ACESSA.com o transporte de suas informa?es. ? atrav?s das redes e do projeto desenvolvido pelo provedor durante todos esses anos que a empresa cresceu e se transformou no grande empreendimento que ? hoje.

No in?cio, a conex?o ainda era discada, mas com o tempo, com a evolu??o tecnol?gica e as atualiza?es constantes que a ACESSA.com trouxe para a cidade, foi poss?vel desenvolver solu?es que hoje fazem com que a empresa tenha contatos r?pidos com suas sedes em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, S?o Paulo e, em breve, Curitiba.

Grandes ou pequenas, as empresas que firmaram uma parceria e viraram clientes da ACESSA.com est?o em todos os ramos. Da Videosol, que faz filmagem de eventos, ? Lupa V?deo, que produz materiais audiovisuais, passando pela Firelles, que lida com o espec?fico ramo de preven??o de inc?ndios, ou pelas tecnol?gicas Techgeo e Darc, ou o tradicional dono de uma banca de jornais, M?rio Caruso, propriet?rio da mais famosa banca de Juiz de Fora, a do Parque Halfeld, os bons exemplos de parcerias est?o por toda parte. Seja nas ind?strias e no com?rcio, ou no caso dos profissionais liberais. Assim acontece como o Escrit?rio de Advocacia Jos? Augusto Salles Carvalho.

Se na casa de cada usu?rio a vida mudou ao longo de 10 anos com conex?o ? internet, imagine nas empresas. Neg?cios foram feitos, alavancados, clientes foram obtidos e a velocidade dos contaos aumentou consideravelmente. Isso foi o que aconteceu na Rose Representa?es, empresa de Roberto Tortoriello, que j? est? com a ACESSA.com desde 1996. Ele lembra-se exatamente os motivos que fizeram com que apostasse naquela nova empresa.

"Sou cliente desde que a ACESSA.com foi fundada, ainda como ArtNET. A motiva??o principal para se conectar naquela ?poca era a qualidade dos servi?os prestados j? naquela ?poca", conta o cliente. Na sua empresa, a utiliza??o da internet ? primordial. "Tenho contato com as empresas que eu represento, envio pedidos e posso estar online com eles, enviando emails e conferindo dados", conta o empres?rio, que representa empresas de produtos de eletroeletr?nica e telefonia. Sobre as mudan?as nesses dez anos, ele reconhece que foram muitas.

"Mudou muito. Antes era o acesso discado, ent?o a qualidade do servi?o melhorou. Houve uma moderniza??o e atualiza??o da empresa. Ela foi se adequando a atual situa??o de mercado", conta Roberto Tortoriello, para o qual tudo mudou, menos o provedor.

Depoimentos de usu?rios que est?o h? 10 anos com a ACESSA.com.Mande o seu depoimento tamb?m.
Envie um email para redacao@acessa.com

"Estou com a ACESSA.com h? 10 anos devido ao profissionalismo, compet?ncia e seriedade, portanto nos dez anos nota dez para voc?s" Sebasti?o Ferreira - m?dico

"Prezados M?rcio e toda a equipe da ACESSA.com, envio-lhes este e-mail parabenizando-o justamente com toda a equipe por estes 10 anos de excelente trabalho. De p?blico, venho dizer que estou com voc?s desde a ?poca da ARTNET pelo atendimento de primeira qualidade que voc?s d?o aos clientes. Um forte abra?o e votos de muito sucesso." Luiz Guilherme Marques, juiz de direito em Juiz de Fora

"Estou com a ACESSA.com h? 10 anos por conhecer a seriedade de seus fundadores, al?m de ser cliente tamb?m recomendo a meus clientes e amigos. Parab?ns e um grande abra?o... Geraldo Silva - Analista de sistemas

"Parab?ns pelos 10 anos de bons servi?os prestados. Desejo que continuem com sorte e muito sucesso" Regina Coeli
Parab?ns e que voc?s continuem com essa hist?ria de sucesso, mantendo a tecnologia atualizada e o aumento constante de seus clientes. Jos? Carlos Leite de Alvarenga

D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com