• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Proteção SPF Saiba como utilizar esse recurso criado
    para barrar emails forjados

    Renata Cristina
    Colaboração

    Um dos casos mais desagradáveis quando falamos de spams é um amigo comentar que recebeu uma propaganda ou uma mensagem estranha vinda do seu endereço de email. O que acontece nessas situações é que spammers dotados de um "espírito bagunceiro" camuflam o endereço de email.

    Com isso, os seus contatos passam a receber emails como se fossem seus, mas que na verdade são de especialistas em espalhar conteúdos diversos pela rede.

    Quando isso acontece, o risco é que o seu amigo não sabe que aquela mensagem é falsa e que ali pode conter um vírus. Ele confia no nome do remetente – que, neste caso, infelizmente, é o seu, e abre o email. A partir daí, vem a surpresa: mensagens com conteúdo publicitário, pornografia ou até vírus.

    Depois de lançar o anti-spam com cinco políticas diferenciadas, o dispositivo de lista branca e negra e uma proteção extra, o provedor ACESSA.com disponibiliza para os seus assinantes a proteção SPF. O objetivo deste dispositivo é evitar que essa situação de emails forjados aconteça justamente com você.

    Veja como o SPF funciona
    Para entender como o SPF funciona é preciso saber um pouquinho mais sobre envio e recebimento de emails. Vamos lá: todo email sai de um servidor que irá bater na porta de outro. Ok? Então, agora, voltando ao caso dos emails forjados, suponha que um spammer forje um endereço de email do seu amigo no provedor.com (endereco_forjado@provedor.com).

    O "Sender Policy Framework" que, traduzido do inglês para o português seria a "Estrutura de Policiamento de Rementente" permite que os endereços forjados sejam identificados lá no recebimento do email pelo outro servidor. Como? O remetente forjador enviará um email que não tem origem no servidor provedor.com, por exemplo. Ele captura o endereço do provedor.com, mas não envia por aquele caminho e quando chega ao destino é detectada a fraude.

    Se você ativar esse recurso SPF na sua conta de emails o que vai acontecer é que quando a mensagem desse spammer for emitida, o servidor da ACESSA.com perguntará ao servidor do outro email se o servidor utilizado para o envio faz parte de sua rede. Se não fizer parte esse email, é bloqueado, pois será considerado spam.

    Saiba como ativar o SPF no seu email
    1-Vá até a área de assinantes ACESSA.com e selecione o link ANTI-SPAM:

    2-Forneça seu email e senha:

    3-Selecione as políticas anti-spam que deseja utilizar:

    4) Abaixo, você verá a opção Utilizar Proteção SPF.
    É só selecionar:


    Se você é usuário ACESSA.com e tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.