Condom?nios optam por Internet via r?dio

Op??o de acesso mais barato e em alta velocidade
seduz moradores de pr?dios residenciais e comerciais

Luciana Mendon?a
02/02/2001

Converse com os moradores do seu pr?dio, com o s?ndico e comece a pesquisar as vantagens de instala??o da Internet via ondas de r?dio em seu condom?nio. A menos que voc? prefira continuar com uma conex?o lenta, usando linha telef?nica, pagando caro pelo acesso e pelas contas com impulsos excedentes, a Rede via r?dio ? o melhor neg?cio que o mercado local j? ofereceu at? agora.

Em grandes centros urbanos, como S?o Paulo, os cond?minos estavam enfrentando filas de espera de at? tr?s meses para que seus pr?dios estivessem utilizando a Rede via r?dio, conforme informou a revista Internet.br de setembro de 2000. Em Juiz de Fora, at? agora, a instala??o tem sido r?pida, sem filas. Quem opta pelo Acessa.com, tecnologia via r?dio da Artnet, recebe visita imediata dos t?cnicos para a instala??o do servi?o.

Este foi o caso em um edif?cio comercial, no centro da cidade. "O baixo custo foi o fator mais importante na hora de optar pela Internet via r?dio", afirma o economista e empres?rio Andr? Luiz Zuchi (foto), que est? utilizando a tecnologia h? um m?s em seu escrit?rio. Atrav?s de uma rede de computadores, ele e sua equipe de 15 funcion?rios administram diariamente um site financeiro, com consultorias e bases de dados para clientes de diversos lugares do Brasil - o Valoriza Online. "J? us?vamos a Rede em uma velocidade mais alta, mas agora, com a banda larga, a navega??o ficou bem mais f?cil. Podemos participar de confer?ncias econ?micas e assistir aos jornais da Lilian e do Paulo Henrique Amorin com tranq?ilidade, por exemplo."

Andr? Zuchi afirma que, a partir de agora, a equipe (foto ao lado) j? pode pensar em colocar no ar conte?do pr?prio, em ?udio e v?deo, e promover palestras e teleconfer?ncias sobre o mercado financeiro com pessoas de todas as partes do mundo. No pr?dio em que fica seu escrit?rio, outros cond?minos j? optaram pelo acesso via r?dio. Dentre eles, m?dicos e advogados que usam a Rede como ferramenta de trabalho.

A op??o pela utiliza??o do servi?o em pr?dios - comerciais ou residenciais - se d? pela vis?vel diminui??o dos custos. Fica mais barato colocar uma antena no alto do edif?cio e distribuir o sinal para v?rios computadores. Os cond?minos podem dividir entre si os custos de instala??o, que s? s?o definidos depois da visita de um t?cnico para avalia??o das estruturas do pr?dio. Depois disso, o cliente vai pagar apenas uma mensalidade ao provedor - que costuma ficar em torno de R$38 - e aproveitar de todas as vantagens da Rede, por tempo ilimitado, ou seja, durante 24 horas, todos os dias que desejar.

Para quem ainda n?o conhece muito bem como funciona a Internet via R?dio, em banda larga, a dica dos profissionais do Acessa.com ? solicitar uma visita sem compromisso de um t?cnico ao pr?dio. O s?ndico marca uma data para a visita e, assim, o t?cnico poder? esclarecer todas as d?vidas sobre a novidade.

De olho no contrato
Na hora de fechar contrato com o provedor que oferece o servi?o de acesso ? Internet via R?dio, os cond?minos devem estar atentos para o que est? sendo oferecido e a que tem direito o cliente, como a velocidade do servi?o e se o canal oferecido suporta a navega??o, de fato, em banda larga.

?Se o condom?nio sentir-se lesado, h? como fazer a recis?o do contrato baseado no C?digo do Consumidor. Para que maiores transtornos sejam evitados, as cl?usulas contratuais t?m que ser bem discutidas entre os contratantes?, explica o diretor do Procon em Juiz de Fora, Nilson Ferreira Neto.

Como toda novidade no mercado, o acesso ? Internet via R?dio pode gerar desconfian?a. Tire suas d?vidas clicando na p?gina do servi?o Acessa.com do provedor local Artnet. Nela, voc? vai entender como e porque o acesso ? Rede fica mais r?pido e barato.