• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Condomínios optam por Internet via rádio

    Opção de acesso mais barato e em alta velocidade
    seduz moradores de prédios residenciais e comerciais

    Luciana Mendonça
    02/02/2001

    Converse com os moradores do seu prédio, com o síndico e comece a pesquisar as vantagens de instalação da Internet via ondas de rádio em seu condomínio. A menos que você prefira continuar com uma conexão lenta, usando linha telefônica, pagando caro pelo acesso e pelas contas com impulsos excedentes, a Rede via rádio é o melhor negócio que o mercado local já ofereceu até agora.

    Em grandes centros urbanos, como São Paulo, os condôminos estavam enfrentando filas de espera de até três meses para que seus prédios estivessem utilizando a Rede via rádio, conforme informou a revista Internet.br de setembro de 2000. Em Juiz de Fora, até agora, a instalação tem sido rápida, sem filas. Quem opta pelo Acessa.com, tecnologia via rádio da Artnet, recebe visita imediata dos técnicos para a instalação do serviço.

    Este foi o caso em um edifício comercial, no centro da cidade. "O baixo custo foi o fator mais importante na hora de optar pela Internet via rádio", afirma o economista e empresário André Luiz Zuchi (foto), que está utilizando a tecnologia há um mês em seu escritório. Através de uma rede de computadores, ele e sua equipe de 15 funcionários administram diariamente um site financeiro, com consultorias e bases de dados para clientes de diversos lugares do Brasil - o Valoriza Online. "Já usávamos a Rede em uma velocidade mais alta, mas agora, com a banda larga, a navegação ficou bem mais fácil. Podemos participar de conferências econômicas e assistir aos jornais da Lilian e do Paulo Henrique Amorin com tranqüilidade, por exemplo."

    André Zuchi afirma que, a partir de agora, a equipe (foto ao lado) já pode pensar em colocar no ar conteúdo próprio, em áudio e vídeo, e promover palestras e teleconferências sobre o mercado financeiro com pessoas de todas as partes do mundo. No prédio em que fica seu escritório, outros condôminos já optaram pelo acesso via rádio. Dentre eles, médicos e advogados que usam a Rede como ferramenta de trabalho.

    A opção pela utilização do serviço em prédios - comerciais ou residenciais - se dá pela visível diminuição dos custos. Fica mais barato colocar uma antena no alto do edifício e distribuir o sinal para vários computadores. Os condôminos podem dividir entre si os custos de instalação, que só são definidos depois da visita de um técnico para avaliação das estruturas do prédio. Depois disso, o cliente vai pagar apenas uma mensalidade ao provedor - que costuma ficar em torno de R$38 - e aproveitar de todas as vantagens da Rede, por tempo ilimitado, ou seja, durante 24 horas, todos os dias que desejar.

    Para quem ainda não conhece muito bem como funciona a Internet via Rádio, em banda larga, a dica dos profissionais do Acessa.com é solicitar uma visita sem compromisso de um técnico ao prédio. O síndico marca uma data para a visita e, assim, o técnico poderá esclarecer todas as dúvidas sobre a novidade.

    De olho no contrato
    Na hora de fechar contrato com o provedor que oferece o serviço de acesso à Internet via Rádio, os condôminos devem estar atentos para o que está sendo oferecido e a que tem direito o cliente, como a velocidade do serviço e se o canal oferecido suporta a navegação, de fato, em banda larga.

    “Se o condomínio sentir-se lesado, há como fazer a recisão do contrato baseado no Código do Consumidor. Para que maiores transtornos sejam evitados, as cláusulas contratuais têm que ser bem discutidas entre os contratantes”, explica o diretor do Procon em Juiz de Fora, Nilson Ferreira Neto.

    Como toda novidade no mercado, o acesso à Internet via Rádio pode gerar desconfiança. Tire suas dúvidas clicando na página do serviço Acessa.com do provedor local Artnet. Nela, você vai entender como e porque o acesso à Rede fica mais rápido e barato.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.