Ouvindo r?dio via Internet
Saem as ondas eletromagn?ticas, entra o sistema bin?rio

Luciana Mendon?a
22/06/2001

Imagine que voc? est? dirigindo seu carro e resolve ouvir uma esta??o de r?dio. Nada mais comum, se n?o fosse um novo detalhe: seu aparelho est? conectado ? Internet, via ondas de radiofreq??ncia, e voc? pode escolher um canal de sua prefer?ncia, teclando, ou at? por comandos de voz.

Essa situa??o pode, em breve, ser real. ? o que afirma o radialista, ?ncora da CBN, Her?doto Barbeiro, em entrevista por telefone, de S?o Paulo, ao JFService: "O r?dio vai se propagar, basicamente, pela Internet. N?o vamos nem passar pelo r?dio digital (via sat?lite), como as TVs est?o passando. O ve?culo vai deixar de ser transmitido por ondas eletromagn?ticas e vai direto para o sistema bin?rio".

Her?doto, que ? um dos criadores do projeto da r?dio CBN, hoje refer?ncia nacional pela proposta de transmitir programa??o jornal?stica, 24 horas por dia, acha que a resist?ncia dos donos das emissoras de r?dio em rela??o ao novo panorama tecnol?gico n?o vai durar muito. "Os empres?rios fizeram investimentos em transmissores tradicionais e n?o querem perder isso. Mas as r?dios que insistem no formato tradicional v?o acordar quando virem as pessoas ouvindo r?dio via Internet no carro, no celular, em toda parte. Porque essa ? a dire??o para onde a coisa aponta". Ele completa: "As pessoas acham que a Internet ? concorrente do r?dio, mas ela n?o ?. Radio ? comunica??o auditiva ? longa dist?ncia. Na verdade, a Internet ? uma nova via pela qual o r?dio se propaga".

J? a diretora da r?dio Solar de Juiz de Fora, Elizabete Carvalho Gouveia, acredita que o r?dio ir? passar, primeiramente, para o formato digital. ?Isso vai representar o fim do chiado, da transmiss?o que n?o pega porque esbarra em um morro, por exemplo. O r?dio digital vai tornar poss?vel ouvir uma r?dio do Canad? sem interfer?ncias,? exemplifica.

Favor?vel ?s novas possibilidades, Elizabete afirma que o r?dio ? um ve?culo de comunica??o que compartilha bem os espa?os com a Internet, por sua versatilidade. ?O usu?rio continua navegando em ?reas de textos e imagens e ouvindo sua esta??o preferida".

Tamb?m o professor de radialismo e coordenador do curso de Comunica??o Social da UFJF, Kl?ber Ramos, vislumbra uma realidade multim?dia, mas argumenta que as caracter?sticas primordiais do r?dio - tais como simplicidade, baixo custo, mobilidade e imediatismo - ainda n?o podem estar na transmiss?o de r?dio via Internet. ?Um r?dio de pilha pode ser comprado a R$10 em qualquer camel?. J? o computador continua bem caro". Her?doto Barbeiro acredita que tal problema n?o vai demorar muito a ser resolvido. "H? pouco tempo, ningu?m imaginava que todas as casas teriam telefone".

A Internet ?, entretanto, uma possibilidade distante para muitos brasileiros. O ?ltimo relat?rio do Ibope eRatings.com registrou, para o Brasil, no m?s de maio, 11,1 milh?es de internautas, um crescimento de 6,78% sobre os 10,4 milh?es relativos ao m?s de abril. Para um pa?s de quase 170 milh?es de habitantes (segundo o Censo Demogr?fico 2000), os n?meros s?o reveladores.

Tradicionalistas insistem: "Nada como o bom e velho radinho de pilha..."

Enquanto essas novas tecnologias n?o se popularizam, o sucesso do r?dio tradicional continua, via ondas moduladas (AM e FM). O vendedor Sandro Dutra Vieira, 31 anos, ? um ouvinte di?rio de r?dio. ?Ou?o a Jovem Pan e a Globo FM?, afirma. Assim como ele, o estudante Jo?o Paulo de Almeida, de 16 anos, nunca ouviu falar da possibilidade de se escutar r?dio via Internet. ?Navego na Rede, sei de sites em que se pode pegar m?sicas, mas n?o conhe?o r?dio normal na Rede?. Esta ? tamb?m a afirma??o da estudante Judy Moura, de 13 anos: ?Acesso a Internet, mas ou?o r?dio comum; acho mais simples?. Outro ouvinte di?rio de r?dio, o estudante Fabiano Costa, de 16 anos, j? navegou pelo site de uma esta??o, mas nunca ouviu os programas.

At? mesmo as emissoras ainda est?o come?ando a desenvolver seus sites com programa??o de r?dio ao vivo. Apesar disso, algumas esta?es nacionais est?o tendo resultados positivos em suas estat?sticas de "ouvintes online". ? o caso da CBN. De acordo com o operador comercial da r?dio, Rodrigo Wangler Denys, s?o registrados, por m?s, uma m?dia de 40 mil acessos.





Os "ouvintes" Sandro Dutra,
Jo?o Paulo, Judy Moura e Fabiano Costa
A CBN est? no portal Radioclick, do Sistema Globo de R?dio, onde ? poss?vel ouvir a Globo AM e FM, dentre outras. Tamb?m est?o online r?dios nacionais como a Jovem Pan, a Bandeirantes, e a Eldorado. Mas, em Juiz de Fora, a maioria das r?dios ainda n?o tem site na Rede. A r?dio Alvorada FM local j? experimentou a tecnologia por alguns meses em seu site, mas atualmente n?o transmite sua programa??o.

R?dios comunit?rias t?m alcance virtual no mundo todo

A possibilidade de fazer r?dio "online" pode ser a solu??o para os envolvidos com as r?dios comunit?rias (hoje, muitas delas, consideradas "piratas"). Afinal, via Rede, uma r?dio do Jap?o ou do Bairro S?o Benedito, em Juiz de Fora, ter?o o mesmo alcance, ou seja, a Internet pode equalizar a cobertura das emissoras de qualquer parte do mudo.

Contudo, a limita??o continua. N?o mais por uma concess?o pol?tica, e sim pela falta de acesso ? tecnologia. Por isso o professor de radialismo da UFJF, Kleber Ramos, afirma que os transmissores e antenas atuais continuar?o, mesmo com a nova possibilidade.

Como ouvir r?dio pela Internet

Para ouvir uma esta??o de r?dio na Rede, ? preciso instalar programas como o Real Player (o mais popular dos softwares), que ocupa 7Mb de mem?ria do micro. O computador deve ser, no m?nimo, um Pentium 120MHz (ou equivalente), ter modem de 28.8kbps, placa de som de 16 bits, 32MB de mem?ria e, claro, caixas de som.

O engenheiro eletricista e programador de Internet S?rgio Guimar?es de Faria explica que ? perfeitamente poss?vel ouvir r?dio via Internet com uma conex?o de modem. Mas o ideal ? que se tenha acesso em alta velocidade (a banda larga), que ? a tend?ncia mundial.

Como transmitir r?dio via Internet

Existem duas alternativas para transmitir a programa??o de uma emissora de r?dio via Internet, como explica o engenheiro S?rgio Faria: a placa de som de um computador pode estar diretamente ligada ? mesa de opera??o de som da r?dio ou pode estar ligada a um r?dio comum, sintonizado na esta??o desejada. O computador dever?, ? claro, estar conectado ? Internet. O processo ? simples: o sinal de r?dio ? decodificado em sinal bin?rio.

Curiosidade hist?rica

O primeiro programa radiof?nico foi transmitido no Natal de 1906, por Reginald Fessenden, de uma esta??o em Massachussets. A bordo de navios, as pessoas puderam ouvir o cientista tocando violino e lendo uma passagem da B?blia.