AutoLandscape
Software de paisagismo desenvolvido em JF ganha proje??o nacional

Ludmila Gusman
29/12/01

Juiz de Fora ? refer?ncia n?o s? na m?sica, arte e dan?a. A cidade vem se destacando tamb?m na ?rea tecnol?gica. Prova disso ? o software de paisagismo AutoLandscape, que promete facilitar o trabalho dos paisagistas, arquitetos e projetistas.


Clique na imagem para a planta desenvolvida no Autolandscape e o projeto executado

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo arquiteto Guilherme Motta e pela bi?loga Regina C?lia de Oliveira, o projeto contou com a participa??o de bot?nicos, fot?grafos, designers, programadores consultores e o apoio do N?cleo G?nesis da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Softex 2000, da Fapemig, do CNPq e do Sebrae.

Pr?prio para projetos paisag?sticos, o programa ? totalmente em portugu?s e integra um grande banco de dados composto por plantas encontradas no Brasil, com possibilidade de apresenta??o em 3D. Cada uma delas ? relacionada pelo nome cient?fico e popular e tamb?m por c?digos, facilitando o trabalho de especifica??o.

Por conta dos recursos que oferece, o AutoLandscape tem reconhecimento entre universidades, empresas e profissionais de outros estados. Dentre os usu?rios do software destacam-se Companhia Mineira de Metais, Furnas, Rede Sarah de Tecnologia da Bahia e o Minist?rio da Aeron?utica, dentre outras.

O programa
O Programa ? feito para AutoCAD e integra um cat?logo digital de plantas e ferramentas de desenho de paisagismo em ambiente CAD, detalha vegeta??o, desenha os projetos de apresenta??o, gera or?amento e imprime relat?rios profissionais. Na vers?o mais recente h? mais de 780 op?es voltadas para apresenta??o, contra 350 da primeira.

O cat?logo possibilita ao usu?rio fazer anota?es sobre cada planta e apresenta um gloss?rio com termos mais usados em paisagismo. A parte do programa que quantifica e gera or?amento, a partir do desenho no CAD, permite a impress?o ou exporta??o para MS-Word, Excel ou para arquivo texto.

As vantagens

  • facilita e agiliza o processo de sele??o, desenho, quantifica??o e or?amento de vegeta??o em projetos de paisagismo;
  • organiza as informa?es de plantas dos usu?rios, pois fornece um banco de dados com centenas de plantas cadastradas e possibilita a amplia??o e personaliza??o;
  • padroniza os desenhos, favorecendo o trabalho em equipe e a execu??o por terceiros;
  • melhora a apresenta??o dos projetos aos clientes.
Aprendendo AutoLandscape
Os profissionais que trabalham com o paisagismo t?m a oportunidade de aprender a usar o programa em Juiz de Fora ou em mais seis cidades do pa?s (Campinas, S?o Paulo, Porto Alegre, Bras?lia, Blumenau e Rio de Janeiro), onde foram montados centros de treinamento especialmente para oferecer cursos e ensinar as t?cnicas da novidade. A sede, em Juiz de Fora, fica na AuE Solu?es (Rua Dr. Romualdo, 355/2 - S?o Mateus). Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: 3217-1501. Informa?es mais detalhadas voc? encontra no endere?o: http://www.auesolucoes.com.br