Mais dinamismo na Web
PHP trouxe facilidade para programadores

Ludmila Gusman
30/01/02

Você já ouviu falar em PHP? Uma linguagem que adiciona recursos dinâmicos às páginas HTML? Não? Então, é melhor correr para a frente do computador e se atualizar. A novidade da Web traz vantagens para usuários e programadores. O segredo é a interatividade disponível aos amantes da tecnologia, transformando páginas estáticas em "verdadeiras" fontes de informação.

Quem utiliza a Person Home Page Tools (ferramentas para a página pessoal) reconhece as vantagens que a nova linguagem oferece. "O tempo para executar as funções é bem menor do que o uso de outras ferramentas utilizadas hoje", explica o programador do provedor ACESSA.com, Danilo Oliveira Santos. Segundo ele, a facilidade ocorre porque a linguagem é mais simples, o que proporciona agilidade na elaboração de páginas.

Além disso, o módulo oferece segurança aos programadores, já que o código PHP das páginas não é exibido, como acontece com o HTML. Você pode fazer um teste: entre em qualquer site que possua conteúdo em PHP (a primeira página do JF Service é um exemplo), clique com o botão direito e escolha a opção exibir código fonte. Você verá apenas comandos HTML. Isso acontece porque o PHP é executado no servidor, mantendo o código protegido.

Como tudo começou
A idéia surgiu em 1994, quando o dinamarquês, Rasmus Lerdorf, enfrentou o desafio de desenvolver ferramentas que proporcionassem interação com visitantes de seu site. O que começou com um desafio pessoal se transformou em reconhecimento mundial. A partir daí, a linguagem da Web conheceu uma nova etapa de transformação, já que a PHP, além de ser uma linguagem ágil é compatível com diversos tipos de servidores.

O que a linguagem pode fazer?
O PHP trouxe facilidades aplicáveis em diversas áreas de atuação como comércio eletrônico, ensino à distância, mecanismos de busca, salas de bate-papo, entretenimentos e todas as informações que permitem a interação com o usuário. “Trata-se de uma linguagem poderosa. É capaz de se fazer tudo com ela", diz o diretor presidente da Base Três - empresa Júnior de Informática da UFJF, Marcos Henrique Fonseca Ribeiro.

O módulo de programação possibilita coletar dados de um formulário, gerar páginas dinamicamente e enviar e receber cookies. O PHP tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL, mySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros.

Características principais
Segundo Marcos Henrique Fonseca Ribeiro, “dentre as características principais da linguagem está a possibilidade de lidar com a informação da maneira que o usuário deseja”. Ele explica que, antes do PHP surgir, os programadores teriam que prever todas as possibilidades do usuário para criar um programa que atendesse às informações solicitadas, o que tornava inviável a implementação de inúmeras aplicações encontradas hoje. "Com a nova linguagem isso ocorre da seguinte maneira: a pessoa solicita a informação do servidor, que envia os dados para o PHP. A linguagem faz um processamento e, com a ajuda de um banco de dados, se necessário for, encaminha o resultado ao servidor que transmite ao usuário a resposta solicitada", diz Marcos.

O programador do ACESSA.com, Danilo Oliveira Santos, ressalta que o PHP veio facilitar as rotinas das empresas que desejam disponibilizar seus serviços na web. “Hoje qualquer empresa deseja não só a propaganda na web, mas querem também disponibilizar seus serviços. A cada dia que passa a linguagem PHP vem se tornando mais popular", diz.

Curso
A empresa júnior de informática da UFJF está oferecendo cursos de PHP. Para participar é aconselhável que os interessados tenham conhecimentos básicos em HTML, alguma linguagem de programação e banco de dados. Além disso, é necessária a vivência do ambiente da Web. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, na Biblioteca Central (Campus). Informações pelo telefone: 3229-3301.

Sites Úteis
http://www.php.net
http://www.phpbuilder.com
http://www.apache.org
http://phpbrasil.com
http://br.php.net/manual/pt_BR/introduction.php

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.