• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Firewall
    Proteja o seu micro de todas as ameaças possíveis

    Ludmila Gusman
    01/04/02


    Hoje em dia, é aconselhável que você tenha em casa um micro com um bom e atualizado antivírus. Mesmo assim, com todos os cuidados, você ainda corre o risco de ter o computador infectado por um vírus desconhecido. Para evitar transtornos dessa natureza, a tecnologia disponibilizou um programa denominado Firewall que traduzido literalmente significa "parede de fogo".

    O Firewall funciona como um antivírus e protege a sua máquina contra qualquer ação indevida. Isso significa que um vírus muito recente, que nem o próprio programa antivírus detecta, esse programa é capaz de detectar. Além de proteger a sua máquina contra qualquer tentativa de destruição - como apagar, mover, modificar ou renomear arquivos sem sua autorização -, esse programa monitora o micro contra ataques de hackers, impedindo invasões.

    O programa possui também um excelente filtro de conteúdo e de sites. Você pode configurá-lo de forma a impedir a navegação em qualquer site que contenha palavras impróprias, sendo uma ferramenta poderosa para pais que querem impedir que seus filhos visitem sites pornográficos.

    O Firewall funciona como se fosse, por exemplo, uma barreira em volta de um castelo, obrigando todos que entram e saem a passar pela entrada principal que pode ser facilmente vigiada.

    Instalação
    O Firewall existe na forma de software e hardware, ou na combinação de ambos. O modelo a ser instalado depende do tamanho da rede, da complexidade das regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejada. Na ligação da rede interna com a Internet, instala-se um equipamento que permitirá, ou não, a entrada e saída de informação, baseado em uma lista de restrições e permissões, devidamente configurada para suprir as necessidades básicas de comunicação da rede interna com a Internet e vice-versa. Nem mais, nem menos. Esta configuração é a chave do sucesso ou do fracasso de um Firewall.

    Vantagens
    • Grande facilidade de implantação e configuração
    • Baixo custo de aquisição e de operação (TCO)
    • Totalmente compatível com o padrão IPSEC, permitindo a criação de VPNs não só entre Firewalls do IM, mas tambem com qualquer outro Firewall que seja compatível com IPSEC.
    • Vários algoritmos de encriptação: DES ( Data Encryption Standard ) , 3DES ( Triple Data Encryption Standard ), CAST e BLOWFISH
    • Suporte para H.323 e Microsoft NetMeeting.
    • A política de Segurança pode ser configurada em nível de comando para HTTP, FTP, SMTP, NNTP, por exemplo, o comando Inbound "get" pode ser permitido para o tráfego de FTP, mas o comando "put" pode ser bloqueado
    • Bloqueio mais seguro para "applets" JAVA e ActiveX, com isto, o IM Firewall aumenta a segurança contra "applets" que podem contaminar a rede interna.

    Desvantagens
    • Há uma demora entre o aparecimento de um novo serviço na Internet e seu correspondente agente de proxy. A instalação, manutenção e upgrade dos agentes de proxy requerem serviços adicionais de gerenciamento do firewall.
    • Os proxies introduzem perda de performance na rede, já que as mensagens devem ser processadas duas vezes, pelo gateway e pelo agente de proxy. Por exemplo, o serviço FTP manda um pedido ao agente de proxy para FTP, que por sua vez fala com o servidor interno de FTP para completar o pedido.
    • Os gateways são caros e requerem estações UNIX, o que implica em multiplicação de sistemas operacionais.

    FONTE: Internet Manager

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.