ACESSA.com cria mapas interativos de Juiz de Fora
Você pode personalizá-los inserindo comentários e ícones

Emilene Campos
11/10/02


O portal JF Service/ACESSA.com está lançando um serviço que vai acabar com aquelas longas e confusas explicações sobre como achar um endereço. É a nova versão do sistema de mapas do JF Service/ACESSA.com.

Com a reformulação, você pode destacar um ponto exato em cada um dos 117 mapas de Juiz de Fora, disponibilizados pelo portal. É possível usar setas para indicar direções, criar pontos de referência, mostrar o local de onde a pessoa deve partir e inserir comentários. Além de ter recursos que permitem a impressão do mapa e o envio por e-mail.

A interface é simples e auto-explicativa. Basta passar o mouse sobre os ícones e começar a montar o mapa. O sistema interativo pode ser usado, gratuitamente, por todos os internautas, independente de ser cliente do provedor ACESSA.com.

Para interagir, é preciso ter um computador conectado à internet e o programa Macromedia Flash Player instalado no micro. Caso você não tenha o software, basta seguir as instruções disponíveis na página de Ajuda e fazer o download gratuitamente.

Para o diretor executivo do ACESSA.com, Márcio Guimarães de Faria, o portal mais um vez cumpre seu papel, articulando informações e tecnologia para facilitar o dia-a-dia do juizforano.

Veja como é fácil
Vamos supor que você queira explicar para seus amigos onde fica seu novo escritório, localizado na Avenida Rio Branco, 2.281, sala 513, Edifício Brumado. O primeiro passo é acionar o endereço http://www.acessa.com/jfmapas e digitar o nome da rua. Então você clica em Ver mapa e pronto. É só começar a montar. Nesse exemplo, você poderia fazer as seguintes indicações:

Menus, gráfico e ajuda
Ao acessar o mapa, você tem três opções de menu e um gráfico que mostra a localização da rua selecionada em relação ao mapa completo da cidade. Caso tenha alguma dúvida, você pode acionar a página de Ajuda.

Confira a função de cada menu:

Menu de ícones - Basta escolher os ícones, arrastá-los e colocá-los sobre o local escolhido no mapa. Você pode usar os mesmos ícones quantas vezes quiser.
Use para mostrar de onde a pessoa deve partir.
Use para informar pontos de referências ou escrever alguma observação. Basta clicar duas vezes sobre a imagem para digitar o texto.
Use para indicar direções. Pressionando as teclas CTRL ou SHIFT você gira a seta.
Use para indicar o ponto que você quer localizar no mapa.




Nesse menu, você pode visualizar, ocultar, apagar ícones, limpar o mapa, enviá-lo por e-mail ou imprimi-lo.
Quando você escolhe um endereço, você ainda pode acessar a localização daquela região no mapa completo da cidade.
Características do bairro, informações sócio-econômicas, imóveis disponíveis para compra e venda e muitos outros serviços sobre o endereço que você escolheu podem ser encontradas no menu MAIS INFO.

O upgrade
O sistema de mapas está no ar desde o lançamento do portal JF Service/ACESSA.com, em 26 de maio de 1998. Tanto a primeira versão, quanto a edição interativa foram criadas pela equipe do provedor ACESSA.com, em parceria com a Plangeo - Planejamento e Geotecnologia Ltda, que forneceu os mapas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.