Internet Banking
Os cuidados que o usu?rio deve ter e as vantagens desta tecnologia

T?mara Lis
16/04/03

Quando voc? acessa o site do banco em que ? correntista, j? sentiu aquela inseguran?a em desconfiar de que algu?m tamb?m pode obter as suas informa?es particulares como senha ou o n?mero do CPF? Certamente a resposta ? positiva, n?o ? mesmo? Desde que o Internet Banking surgiu, muito tem-se discutido sobre a seguran?a que estes sites proporcionam ao usu?rio.

A comodidade que a tecnologia oferece ? not?ria, afinal voc? pode ficar livre das intermin?veis filas de bancos e fazer transa?es como transfer?ncias, pagamentos, conferir extratos e saldos, de pijama sem sair de casa. Mas e a confian?a de que nenhuma informa??o ser? repassada a terceiros? O site ? mesmo seguro? Como ter essa garantia? S?o perguntas que, certamente, voc? j? se fez um dia.

De acordo com a Cartilha de Seguran?a para Internet, divulgada pelo Comit? Gestor da Internet no Brasil, "normalmente, n?o ? uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma institui??o banc?ria ou comercial". O que facilita a fraude ? o descuido do usu?rio. Por isso, ? importante que, ao acessar o site, voc? fique atento a uma s?rie de recomenda?es.

Uma delas ? certificar se a conex?o ? criptografada (segura). Voc? pode verificar esse dado de duas formas. A primeira ? na janela do browser, no local onde o endere?o do site ? digitado. O endere?o deve come?ar com https:// (diferente do http:// nas conex?es normais), onde o "s" antes do sinal de dois-pontos indica que o endere?o em quest?o ? de um site com conex?o segura e, portanto, os dados ser?o criptografados antes de serem enviados. (Veja a figura abaixo)

A segunda forma para verificar se a conex?o ? segura ? o desenho que fica logo abaixo na tela. O mais adotado nos browsers recentes ? de um "cadeado fechado". Se o cadeado estiver aberto, a conex?o n?o ? segura. (Veja a figura abaixo).

Outras recomenda?es:

  • Certifique-se de que est? em ?rea segura.
  • Antes de aceitar um novo certificado, verificar junto ? institui??o que mant?m o site sobre sua emiss?o e quais s?o os dados nele contidos;
  • Procurar sempre digitar em seu browser o endere?o desejado. N?o utilize links em p?ginas de terceiros ou recebidos por e-mail;
  • Evite realizar opera?es em equipamentos de uso p?blico
  • N?o anote sua senha em pap?is, arquivos ou outros tipos de documentos;
  • Mude sua senha regularmente
  • Evite abrir e-mail de origem desconhecida. Evite tamb?m executar programas ou abrir arquivos anexados, sem verific?-los com antiv?rus atualizado.
  • Somente use provedores com boa reputa??o no mercado e browsers e antiv?rus atualizados.
  • N?o utilize senhas simples(n?meros sequenciais, datas ?bvias, etc)
  • Em caso de perda ou roubo de documentos, comunique ?s autoridades e ao banco imediatamente e modifique sua senha de acesso.
  • N?o use a mesma senha para outros tipos de acessos ou cart?es
  • Nunca forne?a senhas a terceiros enem a digite em celulares
  • Desligar sua Webcam (caso vec? possua alguma), ao acessar um site de com?rcio eletr?nico ou Internet Banking. Porque existe um programa que pode pode controlar a Webcam do usu?rio, direcionando-a para o teclado, no momento em que o usu?rio estiver acessando um site de com?rcio eletr?nico ou de Internet Banking. Deste modo, as imagens coletadas (incluindo aquelas que cont?m a digita??o de senhas ou n?mero de cart?es de cr?dito) podem ser enviadas para um atacante.

Clique aqui e veja em que situa?es as fraudes podem ocorrer.

A seguran?a que o servi?o oferece
O Internet Banking ? oferecido pelos principais bancos do pa?s e permite aos correntistas realizar suas tarefas banc?rias de casa, do trabalho ou at? mesmo, para os esquecidos de plant?o, da casa de um amigo durante aquela visita informal.

O gerente de Expediente do Banco do Brasil em Juiz de Fora, Alexandre Carvalhari, explica que quando o cliente come?a a trabalhar no site ele pode pedir o cadastramento junto ao banco para obter maior seguran?a na rede. "? a Certifica??o Digital, uma ferramenta feita para aumentar ainda mais a seguran?a de suas transa?es banc?rias realizadas via internet", diz ele.

O cliente passa a assinar suas transa?es com um certificado, que oferece recursos de autentica??o com valida??o de chaves p?blica e privada. A chave p?blica ? gerada pelo banco e a privada pelo pr?prio cliente, ? sigilosa e nem mesmo o Banco tem acesso a ela. Carvalhari explica que a Certifica??o Digital ? o modo mais seguro de se trabalhar na rede. Ela pode ser requerida pela internet ou pelos terminais eletr?nicos.

A mesma orienta??o ? dada por Lu?s Carlos Silva subgerente do Bradesco em Juiz de Fora. Ele explica que a op??o de realizar transa?es pela Internet foi criada para propriciar ao cliente comodidade no uso dos servi?os banc?rios sem se preocupar com as dificuldades do acesso ? conta banc?ria pela Internet. "O que fazemos ? desenvolver programas de seguran?a de acordo com o porte da empresa. Temos um atendimento personalizado. Por exemplo, uma empresa que faz cem pagamentos por dia tem um sistema diferente do usu?rio que faz um pagamento por dia. Dependendo do porte da empresa, o banco oferece um suporte que atenda a suas exig?ncia", explica.

Leia mais:
As vantagens e desvantagens de movimentar conta banc?ria via Internet
Responda ? enquete