Fotolog vira mania na Rede
Conhe?a mais sobre os sites que hospedam ?lbuns virtuais

D?bora Sereno
24/12/03

Um meio democr?tico e barato de aparecer, os fotologs, ou "flogs" como ficaram conhecidos, j? viraram mania. ? simples assim: voc? pega suas fotos, cria uma p?gina e exp?e na rede mundial de computadores. Eles s?o parecidos com os blogs (clique para saber mais), com a diferen?a que t?m fotos.

Os ciber?lbuns s?o a forma mais r?pida para compartilhar imagens, quando a dist?ncia ? uma barreira. As p?ginas acabam com os inconvenientes de mandar revelar c?pias e envi?-las por correio para os amigos e familiares distantes.

Nos fotologs, o grande barato ? que al?m de expor suas fotos, os visitantes, conhecidos ou n?o, tamb?m t?m um espa?o para fazer coment?rios. E n?o h? como restringir o acesso com senhas. Uma vez que tenha o seu endere?o, qualquer pessoa pode entrar e deixar uma mensagem.

A maior parte dos usu?rios s?o pessoas comuns que aproveitam a oportunidade para compartilhar suas fotos com a turma de amigos e parentes ou, simplesmente, para marcar presen?a no mundo virtual.

O estudante, Rubem Leon, conta que usa as p?ginas para manter contato com amigos e que navegando j? encontrou alguns com quem j? tinha perdido o contato h? anos. A estudante de marketing, Priscilla Sobrinho n?o s? usa o seu fotolog para manter sua turma de amigos atualizados sobre os acontecimentos, como tamb?m j? fez novos amigos atr?ves dele.

Servi?os gratuitos e de f?cil acesso
N?o precisa ser nenhum expert em computadores ou fazer qualquer investimento para criar o seu fotolog. Alguns sites hospedam p?ginas gratuitamente e fornecem aos seus usu?rios ferramentas para criar o seu ?lbum sem precisar entender nada de linguagem html ou webdesing.

? o caso do Fotolog.net, um dos mais populares na rede. O site, em ingl?s, hospeda p?ginas do mundo inteiro. Mas tem o Brasil como um dos recordistas de fotologs.

Alguns provedores de internet e sites especializados em fotografias tamb?m oferecem a seus usu?rios servi?os semelhantes. Mas, muitas vezes, o servi?o pode custar um pouco mais caro. ? preciso ficar atento ao regulamento antes de criar a sua p?gina. Algumas empresas oferecem o servi?o gratuito, mas incluem banners na sua p?gina pessoal ou usam os dados do cliente para fins comerciais.

E, mais do que mania entre jovens e adolescentes, os sites tamb?m s?o procurados por profissionais que querem expor o seu trabalho sem maiores custos. ? comum encontrar sites de fot?grafos, modelos e profissionais que trabalham com edi??o de imagens.

Leia mais:

  • Rede de amigos
  • Saiba como criar o seu fotolog
  • Book na internet - Crie seu ?lbum de fotos na net e divirta-se
  • Na onda dos Blogs