Dom?nios com acento e cedilha
Voc? sabia que j? ? poss?vel hospedar um site com acentos e cedilha? O objetivo ? preservar a L?ngua Portuguesa...

Renata Cristina
*colabora??o
10/06/05

Tire suas d?vidas sobre a acentua??o de dom?nios, clique no ?cone ao lado para esclarec?-las...

Leia!

foto ilustra??o Vogais acentuadas e cedilha j? s?o aceitas pelo servi?o de registro de sites brasileiros. Desde maio, a altera??o foi viabilizada para os nomes de dom?nios (nomes de sites) com os caracteres permitidos na L?ngua Portuguesa, utilizando a tecnologia IDNA, que converte os endere?os com acentos para uma codifica??o compat?vel com o sistema atual. Traduzindo: agora, voc? j? pode colocar no nome do seu site acento e cedilha.

Em geral, esses caracteres n?o s?o aceitos porque quando a internet foi desenvolvida n?o foi previsto o uso de acentua??o. Como por exemplo, para o computador, uma letra "a" tem um c?digo e "?" tem outro, portanto, se a leitura de "?" n?o est? prevista, ele n?o ir? reconhecer esse c?digo.

Mas, aten??o: n?o precisa se preocupar essa altera??o n?o ? obrigat?ria. A atendente do setor comercial de dom?nios da ACESSA.com, Ign?z Cota, explica que as empresas que possuem sua marca com acento t?m prefer?ncia na mudan?a. "Se voc? nunca solicitar essa altera??o, n?o h? problema. O nome com acento fica reservado para aquele que j? tem o registro", diz.

O ?rg?o respons?vel pela regulamenta??o de registros na internet, o Registro.com, garante que somente ser? permitido o registro de um novo dom?nio quando n?o houver equival?ncia a um dom?nio pr?-existente, ou quando o solicitante for a mesma entidade detentora do dom?nio equivalente.

Quem aderiu
A partir da solicita??o para o uso do dom?nio com caracteres especiais, os dois endere?os ser?o aceitos para a visualiza??o do site. Este ? o caso da p?gina do banco Ita? (www.ita?.com.br ou www.itau.com.br) e do jornal O Estado de S?o Paulo (www.estad?o.com.br ou www.estadao.com.br). J? na p?gina da Eletrobr?s, que n?o solicitou a mudan?a, a busca com acento ? respondida com erro.

O chefe do departamento de tecnologia da informa??o do supermercado Bahamas, Fabr?cio Tavares, que elaborou recentemente a p?gina da nova loja da rede, a www.emporiobahamas.com.br, afirma que mesmo sabendo da possibilidade de inclus?o do acento, preferiu evit?-lo. "As pessoas j? est?o acostumadas com a aus?ncia do acento e, muitas das vezes, ele pode ocasionar erros", diz.

Segundo o coordenador t?cnico do Registro.br, Frederico Neves, em um m?s, foram solicitadas somente 322 mudan?as de dom?nios com acento ou cedilha, sendo que a m?dia de pedidos normais chega a ultrapassar 800 registros, totalizando cerca de 25 mil por m?s.

Acentuo ou n?o?
Paralelamente ao aumento no uso da chamada weblinguagem, na qual surgem neologismos e novas formas de grafia, tais como abreviaturas (que - q, porque - pq, voc? - vc, quanto - qt) e alternativas para a falta de acentos (? - eh, t? - tah), surge tamb?m a possibilidade de aplica??o desses caracteres nos dom?nios. Para Ign?z, a vantagem dessa mudan?a est? na adequa??o ? l?ngua portuguesa. E esse ? o objetivo principal da mudan?a, segundo informou o coordenador t?cnico do Registro.br.

Por outro lado, o diretor t?cnico do provedor ACESSA.com, S?rgio Guimar?es de Faria (foto ao lado), acredita que nem todos os softwares est?o preparados para essa altera??o, como ? o caso do Internet Explorer que precisa da instala??o de um plug-in para converter caracteres como os acentos.

O Registro.br explica que apenas os softwares da Mozilla, como o Firefox e o Thunderbird, conseguem entender nativamente endere?os acentuados. Outro fator que pode influenciar na ades?o, ? que no caso de emails essa op??o est? v?lida para os dom?nios (o que vem depois do @), mas depende do servidor de email para a acentua??o em um nome de usu?rio (ex.: m?rcia@xxx.com.br).

Vantagens e desvantagens

  • Independente da grafia da marca, o internauta teria uma possibilidade maior de conseguir acessar o site;
  • Os softwares podem n?o estar preparados para converter caracteres n?o acentuados;
  • Os emails ainda n?o podem conter acentos;
  • Em pa?ses de l?ngua portuguesa, a op??o ? aceita, por?m no restante do mundo, seria invi?vel a visualiza??o do site;

    *Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF