• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Domínios com acento e cedilha
    Você sabia que já é possível hospedar um site com acentos e cedilha? O objetivo é preservar a Língua Portuguesa...

    Renata Cristina
    *colaboração
    10/06/05

    Tire suas dúvidas sobre a acentuação de domínios, clique no ícone ao lado para esclarecê-las...

    Leia!

    foto ilustração Vogais acentuadas e cedilha já são aceitas pelo serviço de registro de sites brasileiros. Desde maio, a alteração foi viabilizada para os nomes de domínios (nomes de sites) com os caracteres permitidos na Língua Portuguesa, utilizando a tecnologia IDNA, que converte os endereços com acentos para uma codificação compatível com o sistema atual. Traduzindo: agora, você já pode colocar no nome do seu site acento e cedilha.

    Em geral, esses caracteres não são aceitos porque quando a internet foi desenvolvida não foi previsto o uso de acentuação. Como por exemplo, para o computador, uma letra "a" tem um código e "à" tem outro, portanto, se a leitura de "à" não está prevista, ele não irá reconhecer esse código.

    Mas, atenção: não precisa se preocupar essa alteração não é obrigatória. A atendente do setor comercial de domínios da ACESSA.com, Ignêz Cota, explica que as empresas que possuem sua marca com acento têm preferência na mudança. "Se você nunca solicitar essa alteração, não há problema. O nome com acento fica reservado para aquele que já tem o registro", diz.

    O órgão responsável pela regulamentação de registros na internet, o Registro.com, garante que somente será permitido o registro de um novo domínio quando não houver equivalência a um domínio pré-existente, ou quando o solicitante for a mesma entidade detentora do domínio equivalente.

    Quem aderiu
    A partir da solicitação para o uso do domínio com caracteres especiais, os dois endereços serão aceitos para a visualização do site. Este é o caso da página do banco Itaú (www.itaú.com.br ou www.itau.com.br) e do jornal O Estado de São Paulo (www.estadão.com.br ou www.estadao.com.br). Já na página da Eletrobrás, que não solicitou a mudança, a busca com acento é respondida com erro.

    O chefe do departamento de tecnologia da informação do supermercado Bahamas, Fabrício Tavares, que elaborou recentemente a página da nova loja da rede, a www.emporiobahamas.com.br, afirma que mesmo sabendo da possibilidade de inclusão do acento, preferiu evitá-lo. "As pessoas já estão acostumadas com a ausência do acento e, muitas das vezes, ele pode ocasionar erros", diz.

    Segundo o coordenador técnico do Registro.br, Frederico Neves, em um mês, foram solicitadas somente 322 mudanças de domínios com acento ou cedilha, sendo que a média de pedidos normais chega a ultrapassar 800 registros, totalizando cerca de 25 mil por mês.

    Acentuo ou não?
    Paralelamente ao aumento no uso da chamada weblinguagem, na qual surgem neologismos e novas formas de grafia, tais como abreviaturas (que - q, porque - pq, você - vc, quanto - qt) e alternativas para a falta de acentos (é - eh, tá - tah), surge também a possibilidade de aplicação desses caracteres nos domínios. Para Ignêz, a vantagem dessa mudança está na adequação à língua portuguesa. E esse é o objetivo principal da mudança, segundo informou o coordenador técnico do Registro.br.

    Por outro lado, o diretor técnico do provedor ACESSA.com, Sérgio Guimarães de Faria (foto ao lado), acredita que nem todos os softwares estão preparados para essa alteração, como é o caso do Internet Explorer que precisa da instalação de um plug-in para converter caracteres como os acentos.

    O Registro.br explica que apenas os softwares da Mozilla, como o Firefox e o Thunderbird, conseguem entender nativamente endereços acentuados. Outro fator que pode influenciar na adesão, é que no caso de emails essa opção está válida para os domínios (o que vem depois do @), mas depende do servidor de email para a acentuação em um nome de usuário (ex.: márcia@xxx.com.br).

    Vantagens e desvantagens

  • Independente da grafia da marca, o internauta teria uma possibilidade maior de conseguir acessar o site;
  • Os softwares podem não estar preparados para converter caracteres não acentuados;
  • Os emails ainda não podem conter acentos;
  • Em países de língua portuguesa, a opção é aceita, porém no restante do mundo, seria inviável a visualização do site;

    *Renata Cristina é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.