• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Podcast: a nova mania da internet
    Vários conteúdos, transmitidos por arquivo de áudio na internet
    ou aparelho de mp3... Uma espécie de blog falado

    Sílvia Zoche
    Repórter
    15/08/05

    Clique no ícone "Texto" e conheça a experiência de quatro podcasters. Para baixar a apostila com passo-a-passo de podcast, clique no ícone "Download", a partir da página 12

    Download!

    Pod o quê? Se você que não conhece, deve estar se perguntando. Podcasts são conteúdos de áudio, em mp3 ou ogg, armazenados em uma página, que agrega a tecnologia do RSS (facilita a troca de conteúdo), em que pessoas fazem programas (estilo de rádio) de diversos conteúdos. Pode-se dizer que é uma rádio-online, que pode ser ouvida pelo computador ou aparelho de mp3, como este da figura ao lado.

    Quem já possui seu podcast escolhe o tipo de evento que mais gosta de ouvir (cultura, cinema, música ...) e o programa RSS vai fazer downloads, automaticamente, assim que chega um novo arquivo de áudio no servidor.

    Pra que você entenda melhor, o podcast pode ser comparado a um blog. Só que em vez de ser somente escrito, ele é falado. É uma tecnologia nova que surgiu através da curiosidade de um ex-VJ da MTV americana Adam Curry.

    Em setembro de 2004, o conceito de podcast começou. Um dos pontos frisados pelas pessoas que possuem um podcast é a possibilidade de ir além dos conteúdos comerciais das rádios e conhecer novos estilos, e não só de música. Pode ser um podcast contando histórias pessoais, ou sobre cultura, política, cinema, novela, música...

    Alguns pré-requisitos são importantes, como ter internet banda larga, um microfone conectado ao computador, placa de som e fone de ouvido ou caixa de som. Esse material é suficiente para gravação com uma pessoa e música de fundo.

    Como ter um podcast
    Para se ter um podcast é preciso fazer uma assinatura do programa que interessa para baixar em seu computador. O que demanda uma certa grana é a hospedagem dos arquivos mp3 em sites, mas já existem hospedagens gratuitas, como no Projeto Podcast Brasil.

    O futuro podcaster (aquele que tem um podcast) precisa possuir em seu computador alguns programas. São eles:

  • Um programa próprio para baixar os podcasts, como por exemplo, o ipodder 2.0, que captura os áudios que escolher, baixando para o seu computador ou para o aparelho digital de mp3.
  • Programas de áudio nos formatos mp3 ou ogg. Para gravá-los, você pode usar sharewares como o gratuito Audacity 1.2.3 Se quiser colocar uma trilha sonora no seu podcast, faça o download do KraMixer DJ Software 1.0.3
  • Um programa FTP - um protocolo da Internet para transferência de arquivos - para colocar os arquivos em seu site. Clique no WS_FTP LE32 para baixá-lo
  • Um editor de texto, como o bloco de notas, para editar o arquivo XML que será colocado na mesma pasta que seus áudios
  • Fonte:www.musicamania.com.br

    Quem quiser um modo mais fácil de montar seu podcast, é só se inscrever no Projeto Podcast Brasil, criado em junho deste ano, e esperar ser selecionado.

    Quem teve a idéia foi do empresário Ricardo Macari, depois de conversar com outros podcasters sobre a necessidade de um local para a comunidade trocar experiências. "Acabei incluindo a idéia de "patrocinar" novos podcasters, ou seja, toda pessoa que quiser ter um local para hospedar seu podcsat, hoje, tem condição, devido ao ideal do projeto".

    Até agora, já existem 20 novos podcasters e mais 20 na lista de espera. "Liberamos apenas um número limitado por semana, e todo dia temos novos pedidos", conta. O limite de cada podcast é de 2GB de transferência mensal. "Se formos multiplicar os 20 projetos hospedados de hoje, teríamos uma faixa esperada de transferência mensal em torno de 40GB, dependendo do podcaster e do seu ouvinte", explica Macari.

    Vinícius diz que o projeto facilita na hora de montar o podcast. "Normalmente, o maior problema é o local para hospedar o podcast. Justamente pelo tamanho dos arquivos, o consumo de banda fica muito grande. E ainda não gastei nada. Eu envio os arquivos em mp3 para o servidor, por qualquer programa de FTP. Altero o arquivo XML que permite o agregador de RSS detectar um novo podcast e pronto", diz.

    Conheça a história de alguns podcasters

    Leia mais:

  • Clique aqui e leia a apostila do professor Eziquiel Menta, que explica o passo-a-passo para montar um poscast, a partir da página 12
  • Micro glossário do podcast
  • Clique e veja a experiência de quatro podcasters
  • A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.