Listas Online de Casamento
Tecnologia e novas id?ias ajudam os noivos e os convidados
na hora da compra e da entrega dos presentes

Ricardo Corr?a
Rep?rter
20/12/2005

Saiba mais sobre como funcionam as listas de casamento, com suas principais vantagens, clicando no ?cone ao lado.

Leia!

Duas batedeiras, tr?s ferros de passar, cinco cafeteiras e nenhum liq?idificador. Foi se o tempo em que era este o prov?vel saldo da an?lise dos presentes de casamento. A tecnologia, aliada ?s novas id?ias, est? ajudando a acabar com os presentes repetidos. ? assim com as listas de casamento online, que as principais redes de lojas presentes em Juiz de Fora j? adotaram.

Com elas, est? indo embora tamb?m aquela eterna d?vida do que comprar para o casal, se ? algo que vai agradar ou que algu?m j? comprou. Basta olhar o que os noivos querem e o que j? ganharam.

O servi?o ? simples. O casal pode escolher fazer a lista direto de casa, pela internet, ou diretamente na loja, ou nas lojas escolhidas. A consulta tamb?m pode ser feita online ou pessoalmente na loja. At? a compra, em v?rias redes, j? pode ser feita pela internet, com seguran?a e comodidade.

Tanta facilidade tem seduzido muitos casais a adotar o sistema, que ajuda principalmente os convidados que s?o de fora. Fl?via Gusm?o e Jefferson Moreira Steinbach (foto acima), por exemplo, adotaram a lista. Eles escolheram duas grandes lojas para o servi?o. Pesou na escolha o fato de que metade dos convidados era de Cataguases, onde foi realizado o casamento.

"Achei mais c?modo, fazer pela internet, eu n?o quis fazer listas em loja. Eu sou de l? e meu casamento foi l?, ent?o isso foi mais pr?tico tanto para escolher os presentes como para receb?-los", explicou Fl?via, ressaltando, no entanto, que as pessoas usaram as listas para consultar, mas deixaram para comprar por conta pr?pria.

"Acho que algumas pessoas at? consultaram as listas para ter uma id?ia do que comprar, por?m s? recebi dois presentes entregues pelas lojas. Os outros as pessoas mesmo trouxeram porque muita gente ainda tem medo de comprar pela internet", ressaltou, lembrando que ela mesmo j? fez isso.

"Uma vez at? iria comprar, mas o presente que eu queria dar estava em falta na internet, ent?o fui na loja e comprei o mesmo presente que a pessoa queria na internet", explicou.

A lista de Fl?via e Jefferson tinha cerca de cinq?enta ?tens e o que mais impressionou a noiva foi a praticidade oferecida por uma das redes onde fez a lista.

"Em uma delas tinha a op??o de trocar o presente antes de receb?-los. Os noivos t?m que liberar o presente antes de ser enviado, isso facilita a troca caso j? se tenha ganho a mesma coisa por outra lista, ou por alguma outra loja, por exemplo", ressalta.

Na maioria das lojas ? assim. Ap?s a compra dos presentes, os noivos precisam confirmar o que querem. Se desistirem de alguma coisa, ou se j? tiverem recebido de outra pessoa, podem trocar por cr?ditos, escolhendo outro presente. S? ap?s isso ? que tudo ? entregue em uma data e local combinado, mesmo que em outra cidade.

Pr?tico para quem est? longe
O publicit?rio Pablo Peixoto (foto ao lado) tamb?m usou a lista online em seu casamento com L?lian Magalh?es Peixoto, e justificou dizendo que tinha muitos convidados de fora. "Nem todos teriam acesso ?s lojas de Juiz de Fora antes do casamento, ent?o foi mais pr?tico fazer assim", explicou, dizendo que primeiro pensou em uma solu??o pr?pria.

"No princ?pio eu cheguei a fazer um blog, onde no lugar dos coment?rios as pessoas reservavam os presentes. Foi quando eu descobri que esse servi?o j? existia, a? foi mais f?cil. Voc? pode colocar apenas os presentes, ou linkar com lojas de compras online", contou o publicit?rio.

Pablo Peixoto diz que n?o v? nenhuma desvantagem em utilizar o servi?o, e lembrou outras facilidades da utiliza??o da lista.

"? um excelente meio de fazer a lista chegar ?s pessoas. Al?m do que voc? pode incluir ?tens a qualquer hora, tirar alguns. Eu coloquei "urgente" em um item que a gente precisava muito mas ningu?m dava. Minha m?e n?o gostou muito n?o, mas acabou funcionando", diz, rindo.

Mas no caso de Pablo, assim como no de Fl?via, a maioria dos presentes vieram mesmo do modo convencional. As pessoas olhavam na lista, marcavam e compravam depois para mandar por conta pr?pria.

"Acho que nem todo mundo fica ? vontade com a lista online. Acho que as pessoas ainda n?o t?m esse costume. Casamento ? uma coisa que envolve tradi??o, ent?o acho que essa ainda vai demorar pra pegar. Quem sabe no casamento dos meus filhos todo mundo s? vai usar a lista on-line hein?" , encerra.

Do outro lado do mundo
Para Lilian e Shaye Saldana, a lista de casamento foi fundamental, principalmente porque os convidados estavam espalhados por v?rios lugares diferentes. Ele ? americano, ela brasileira, do Rio de Janeiro, mas parte da fam?lia e amigos mora em Juiz de Fora.

"Usamos listas do Rio, Juiz de Fora e dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos 90% dos presentes foram entregues pela loja em minha casa. No Brasil, muitas pessoas entregaram em m?os, mas recebemos em casa atrav?s da loja tamb?m", explicou a noiva, que casou no hemisf?rio sul e recebeu os presentes hemisf?rio norte. Isso foi s? um dos motivos que fizeram L?lian e Shaye escolher a lista de casamento online.

"? mais conveniente para n?s, uma vez que podemos escolher e mudar ?tens da lista de presentes sem ter a necessidade de ir at? a loja. Tamb?m ? poss?vel visualizar os ?tens que j? ganhamos via internet. Sem d?vida alguma valeu a pena. A vantagem para os noivos ? que eles ganham os presentes que querem ganhar. A vantagem para os convidados, ? que eles n?o precisam perguntar aos noivos o que precisam e o que querem ganhar de presente, al?m de terem na lista uma variedade de pre?os", explica a noiva, que s? ressalta uma desvantagem no processo.

"A desvantagem de escolher o presente via internet ? que a foto dispon?vel pode enganar. O presente ser diferente do visto na foto. O ideal ? ir at? a loja fazer a escolha de presentes, caso o casal disponibilize de tempo para isto", contou L?lian que recebeu 40 presentes comprados pela net, a maioria dos que ganhou.

Como funcionam as listas

As listas de casamento est?o presentes na maioria das grandes lojas do pa?s, e nas principais de Juiz de Fora. Cada uma delas tem suas particularidades, como por exemplo a que destina um "vendedor padrinho" para o casal. Esse vendedor ? respons?vel por acompanhar constantemente a lista de casamento e dar todas as informa??es que os noivos precisarem. O cadastro pode ser feito na loja ou pelo site.

Criada a lista, voc? poder? acompanhar os presentes sendo comprados de v?rias formas: pelo pr?prio site, na loja, pelo telefone ou at? mesmo por email. Assim fica mais f?cil fazer altera?es caso exista mais de uma lista, excluindo ?tens que j? foram adquiridos em outra loja, ou mesmo programando a entrega na melhor data, podendo ser antes ou depois do casamento.

Antes de entregar, um funcion?rio entra em contato para informar todos os presentes comprados e confirmar o endere?o. At? alguns dias antes de serem entregues os presentes podem ser trocados.

Em outra rede de lojas as facilidades s?o parecidas, com a diferen?a de que a lista s? pode ser feita na vers?o online e os noivos precisam cadastrar-se no site. Por?m, tamb?m existem vantagens. Depois de comprados todos os ?tens, a loja soma os valores e presenteia os noivos com algum produto no valor de 5% do total da lista.

Veja algumas op?es de lista de casamento:

  • Americanas.com
  • Magazine Lu?za
  • Ponto Frio