Tecnologia 100% nacional Empresa juizforana produz tecnologia que
faz frente ? softwares consagrados

Renato Costa
Colabora??o*
20/10/2006

O Diretor da Brazip Tecnologia comenta como foi o processo de cria??o do Brazip, e como ele se firmou no mercado


Veja title=


Quem pensa que tecnologia s? se desenvolve nos grandes centros est? enganado. Em Juiz de Fora, uma equipe de programadores desenvolve softwares que disputam mercado com marcas poderosas no setor.

Inicialmente, desenvolvendo softwares espec?ficos para empresas, uma empresa de programa??o decidiu investir na produ??o de um utilit?rio que atendesse a mais usu?rios. Da? veio o o Brazip, um compactador de arquivos que n?o fica devendo em nada para o seu maior concorrente, o Winzip. Al?m de ser em portugu?s, ele possui uma s?rie de ferramentas integradas que n?o s?o encontradas em programas semelhantes.

Versatilidade

Diretor da Brazip Tecnologia, Jos? Guimar?esO diretor da empresa, Jos? Guimar?es Jr., comenta que a possibilidade de fazer backup atrav?s do Brazip foi um diferencial importante. "O programa d? a possibilidade de agendar os backups, sem que o usu?rio tenha que repetir a opera??o sistematicamente. Basta escolher os arquivos e a periodicidade. O resto ? autom?tico. Al?m disso, ? poss?vel que os backups sejam enviados via FTP, o que d? mais op?es ao usu?rio", explica.

O programa ainda possui a fun??o de criar um auto-extrator, ou seja, um arquivo execut?vel que se descompacta sem a necessidade de se ter o software instalado.Outras op?es permitem que o usu?rio realize uma pesquisa interna no arquivo compactado, podendo at? mesmo encontrar o texto de um documento zipado.

Pirataria

Com rela??o ?s c?pias piratas do programa, Guimar?es explica que uma sa?da foi oferecer o produto a baixo custo. "O usu?rio j? tem gastos altos com a compra do computador e do sistema operacional. Se ele utiliza um programa e tem a possibilidade de adquiri-lo a baixo custo, ele acaba optando por um produto legalizado em sua m?quina. Caso contr?rio, procura softwares gratuitos ou utiliza c?pias piratas", comenta.

S? brazucas!

A equipe de Guimar?es administra um site onde hospeda os melhores softwares desenvolvidos por brasileiros, o Arquivo Nacional. L?, o usu?rio pode encontrar desde softwares espec?ficos para sua ?rea profissional at? jogos e utilit?rios para Palmtops, todos 100% brasileiros.