Tecnologia 100% nacional Empresa juizforana produz tecnologia que
faz frente à softwares consagrados

Renato Costa
Colaboração*
20/10/2006

O Diretor da Brazip Tecnologia comenta como foi o processo de criação do Brazip, e como ele se firmou no mercado


Veja title=


Quem pensa que tecnologia só se desenvolve nos grandes centros está enganado. Em Juiz de Fora, uma equipe de programadores desenvolve softwares que disputam mercado com marcas poderosas no setor.

Inicialmente, desenvolvendo softwares específicos para empresas, uma empresa de programação decidiu investir na produção de um utilitário que atendesse a mais usuários. Daí veio o o Brazip, um compactador de arquivos que não fica devendo em nada para o seu maior concorrente, o Winzip. Além de ser em português, ele possui uma série de ferramentas integradas que não são encontradas em programas semelhantes.

Versatilidade

Diretor da Brazip Tecnologia, José GuimarãesO diretor da empresa, José Guimarães Jr., comenta que a possibilidade de fazer backup através do Brazip foi um diferencial importante. "O programa dá a possibilidade de agendar os backups, sem que o usuário tenha que repetir a operação sistematicamente. Basta escolher os arquivos e a periodicidade. O resto é automático. Além disso, é possível que os backups sejam enviados via FTP, o que dá mais opções ao usuário", explica.

O programa ainda possui a função de criar um auto-extrator, ou seja, um arquivo executável que se descompacta sem a necessidade de se ter o software instalado.Outras opções permitem que o usuário realize uma pesquisa interna no arquivo compactado, podendo até mesmo encontrar o texto de um documento zipado.

Pirataria

Com relação às cópias piratas do programa, Guimarães explica que uma saída foi oferecer o produto a baixo custo. "O usuário já tem gastos altos com a compra do computador e do sistema operacional. Se ele utiliza um programa e tem a possibilidade de adquiri-lo a baixo custo, ele acaba optando por um produto legalizado em sua máquina. Caso contrário, procura softwares gratuitos ou utiliza cópias piratas", comenta.

Só brazucas!

A equipe de Guimarães administra um site onde hospeda os melhores softwares desenvolvidos por brasileiros, o Arquivo Nacional. Lá, o usuário pode encontrar desde softwares específicos para sua área profissional até jogos e utilitários para Palmtops, todos 100% brasileiros.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.