• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Rastreamento de veículos Tecnologia permite controle de rota, local e velocidade, melhorando a segurança e a logística de empresas

    Fernanda Leonel
    Repórter
    20/03/2006

    Há, aproximadamente, cinco anos, uma empresa de transporte rodoviário de cargas de Juiz de Fora diminuiu drasticamente o número de produtos roubados com carros em movimento e também outras variáveis relativas à segurança dos seus veículos.

    Isso porque, há esse mesmo tempo, o Rodoviário utiliza uma tecnologia que tem facilitado, e muito, a vida de quem trabalha e convive com os perigos das estradas: o rastreamento de veículos.

    Mesmo sem números estatísticos precisos, a declaração de quem trabalha na área é convincente: "Depois do rastreamento, temos mais controle sob tudo que acontece com os nossos carros. Melhoramos a segurança de quem trabalha conosco, podemos evitar a perda de tempo em alguns casos e facilitamos nossa logística também", comenta Alexandre Magela, funcionário do setor de tráfego da empresa.

    Na prática, a afirmação se remonta em uma série de novas situações. Se um carro está em Belo Horizonte, por exemplo, e, de repente, aparece a necessidade de buscar mais alguma coisa em uma cidade da região, já é possível rastrear os carros, saber se eles estão disponíveis no momento e comunicar com o motorista em tempo real.

    Essa é apenas uma das possibilidades, já que quando o assunto é rastreamentro, segurança e logística andam lado a lado. Logística é tempo, e segurança é dinheiro. As duas principais justificativas de quem trabalha no ramo para convencer empresários a investir na nova possibilidade, possível com o avanço das tecnologias.

    Em Juiz de Fora, a tecnologia disponível é o rastreamento a satélite via receptor GSM. Para o diretor da área comercial da empresa responsável em fornecer este tipo de equipamento, Manoel Rosa (foto) a principal vantagem dessa tipologia de rastreamento está na precisão que ela possibilita.

    "Temos também que destacar que essa é uma tecnologia barata de se instalar. Isso porque pagamos pela tranmissão de dados, em razão do tipo de tecnologia usada e isso é barato", explica

    Pela tela do computador, o dono da empresa pode acompanhar - em tempo real ou através de relatórios que podem ser "puxados" do servidor - toda a trajetória que seu veículo está fazendo naquele momento, com precisões que possuem margem de erros milimétricas.

    Isso porque, no veículo, é instalado um aparelho que possui um chip GSM. Esse equipamento faz uma leitura do satélite, pega os dados no aparelho, envia para o satélite mais uma vez que volta com esses dados para o software, que produz então, um mapa digitalizado do local.

    "Onde celular pegar, é possível rastrear o veículo. E mesmo onde e le estiver na sombra, é possível retirar os dados do chip depois", explica Manoel. No que diz respeito à transmissão em tempo real, o diretor lembra que o veículo também tem um visor digital e um teclado, no qual se pode conversar instantaneamente com a empresa - e vice-versa.

    Vantagens da aplicação da tecnologia

    "A segurança é uma vantagem que realmente não tem preço", resume Manoel Rosa. Para ele, a tranqüilidade que os funcionários têm em trabalhar em uma empresa que possui rastreamento e a própria segurança que patrimônio passa a contar são duas vantagens indiscutíveis da tecnologia.

    Para o diretor comercial e também para Alexandre Magela, da empresa usuária do serviço, só o fato do caminhão estar adesivado como rastreado já inibe os possíveis assaltantes. "E, caso aconteça, alguma coisa, a recuperação é muito otimizada. Porque você acompanha o ladrão p ara onde ele for", destaca Manoel.

    Caso o motorista também se encontre em alguma situação de dificuldade, pode acionar um "botão de pânico" que é instalado estrategicamente na frota quando ela é equipada por rastreamento. Através desse botão, e das possibilidades de comunicação que a tecnologia permite, ele pode ser atendido imediatamente pela central de controle, tanto da empresa contratada para disponibilizar o serviço, quanto da empresa que ele trabalha.

    As entregas também ganham mais dinamismo. Isso porque, conforme citou Alexandre, os motoristas acabam tendo menos liberdade com as ferramentas do rastreador e obedecendo mais às regras que foram programadas para que o caminhão chegue ao destino no menor tempo possível e com segurança.

    "Através do sistema, sabemos qual rota ele está fazendo, qual velocidade, se está parado, se parou em algum lugar que consideramos perigoso, se está desobedecendo o horário que foi colocado para ele descansar. O controle é maior, e sempre com rigor para otimizar o serviço"

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.