• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Proteja seu PC em dias de tempestade Ter pelo menos um estabilizador, diminui a
    chance da placa de fax modem queimar

    Thiago Werneck
    Colaboração*
    17/04/2007

    Que atire a primeira pedra aquele que nunca teve vontade de jogar seu computador pela janela. Vírus, lentidão, a máquina que não liga... Problemas corriqueiros e que, muitas vezes, podem ser evitados com simples precauções.

    Um dos maiores transtornos é perder alguma peça do computador queimada por causa dos raios vindos com a chuva. Fonte, placa mãe e, principalmente, placa de fax modem são as vítimas mais comuns das tempestades. E tirar o computador da tomada não é a única solução.

    O primeiro passo para evitar o prejuízo é desplugar também o cabo que liga o modem a rede telefônica, ou, da placa de rede, no caso de internet de banda larga. Segundo o gerente comercial de uma loja especializada em computadores de Juiz de Fora, Cassiano Salgado (foto abaixo), esses passos são essenciais para evitar perdas. "Não adianta pensar que isso nunca vai acontecer com você... Aqui na cidade, clientes aparecerem com placas de fax modem queimadas já se tornou comum", afirma.

    foto de Cassiano, gerente de uma loja de computadores Para não engrossar essa estatística, é essencial ter pelo menos um estabilizador. "Sem esse acessório triplicam as chances de queimar seu computador. A rede elétrica do Brasil oscila muito e esse acessório deixa a corrente elétrica estável em 127 volts. São poucas as pessoas que saem da loja sem adquirir também um estabilizador", destaca Cassiano.

    Mas preservar sua máquina com total segurança não é tão simples assim. O técnico em eletrônica, José Adolfo Guerra Guedes, explica que várias medidas podem ser tomadas para evitar esse tipo de dano. "Às vezes, a pessoa tem que trocar toda instalação elétrica da sua casa. Na verdade, há casos que é necessário fazer um tratamento no solo para evitar riscos", destaca.

    foto de computadores Para Adolfo, a falta de proteção para as máquinas é o fator fundamental para queimar uma peça do computador. "Muitas pessoas ainda não têm estabilizador, têm instalações elétricas ruins e não fazem aterramento corretos. Nesses casos é essencial a presença de algum especialista, porque é comum alguém tentar fazer por conta própria e piorar ainda mais a situação", alerta.

    Além do prejuízo financeiro, que varia de acordo com o computador e peça queimada, a perda de dados e o tempo que a máquina fica parada são, muitas vezes, transtornos ainda maiores. "É comum a pessoa perder a placa mãe, HD, placa de fax modem e placa de rede, justo por não tomar esses cuidados", conta Adolfo.

    fio que encaixa na placa de fax modem E as dicas não param por aí. Adolfo lembra que ter um no-break e uma fonte elétrica exclusiva para o computador também ajudam. "A vantagem do no-break é que mesmo que ocorra uma queda de alguns segundos da energia, o computador continua ligado. Mas antes de comprar um equipamento desse é preciso saber se a máquina é compatível em potência ao acessório", recomenda Adolfo.


    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.