"Edif?cios inteligentes" ? tema de debate da UBQ

Luciana Mendon?a
29/06/2001

A arquiteta S?lvia Augusto Duarte ?A tend?ncia ? automa??o de edif?cios ? hoje irrevers?vel?. Esta ? a constata??o que a arquiteta e professora da UFJF, S?lvia Augusto Duarte (foto ao lado), fez, durante sua palestra, hoje, 29 de junho, no III Encontro da Qualidade na Constru??o Civil. O evento, realizado no audit?rio da Cemig (Rua Esp?rito Santo, 354), ontem e hoje, foi promovido pela Uni?o Brasileira para a Qualidade - UBQ Regional Campo das Vertentes e Zona da Mata.

S?lvia Duarte falou sobre Edif?cios Inteligentes, tema tamb?m discutido pelo O diretor da Artnet, M?rcio Guimar?es de Faria palestrante M?rcio Guimar?es de Faria (foto ao lado), diretor da Artnet. As redes de telecomunica?es foram o principal enfoque do empres?rio, que apresentou as vantagens do planejamento de instala?es preparadas para a converg?ncia tecnol?gica. ?Hoje, o que os consumidores querem ? alugar ou comprar uma sala que j? apresente acesso ?s redes e de forma integrada. A solu??o plug & play garante agilidade para o usu?rio e valoriza o im?vel?, afirmou M?rcio Faria.

Efici?ncia energ?tica, seguran?a, flexibilidade visando futuras altera?es e otimiza??o dos custos do investimento foram alguns dos pontos tratados pela arquiteta S?lvia Duarte, no que se refere aos objetivos de um projeto para um edif?cio de alta tecnologia. A professora da UFJF criticou os c?digos de posturas dos munic?pios, enfatizando a preocupa??o que toda a sociedade passa a ter agora, com rela??o ? economia de energia. ?Os c?digos de posturas dos munic?pios est?o ultrapassados. Eles deveriam exigir que os edif?cios tivessem meios de economizar energia e tamb?m ?gua, que s?o recursos cada vez mais escassos?.

Programa de Qualidade certifica mais 22 construtoras de Juiz de Fora

O engenheiro Luiz Roberto Prates O debate sobre Gerenciamento para Resultados na Constru??o Civil encerrou o III Encontro da UBQ, ap?s a palestra proferida, sobre o assunto, pelo engenheiro Luiz Roberto Prates (foto ao lado), consultor da Funda??o de Desenvolvimento Gerencial. Como convidado especial, participou tamb?m do debate o administrador Jos? Maur?cio Vieira Coelho, que ? um dos diretores do Grupo InterAtiva. A novidade apresentada pelo grupo ? a certifica??o de 22 construtoras de Juiz de Fora, nesta semana, no n?vel D (que corresponde ? 1? fase) do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H. Isso representa a maior certifica??o j? realizada na cidade.

O diretor do grupo InterAtiva, Nilson S. Silva O Grupo InterAtiva, formado por especialistas em sistemas normativos a n?vel internacional, presta consultoria e assessoramento a estas 22 empresas. De acordo com o diretor Nilson S. Silva, tamb?m presente no evento (foto ao lado), Juiz de Fora tem hoje cerca de 200 construtoras, sendo que 76 delas est?o filiadas ao Sindicato das Ind?strias da Constru??o Civil (SINDUSCON - MG). ?A preocupa??o do PBQP-H ? atender ?s necessidades do cliente, seja para uma casa popular ou para um edif?cio corporativo?, afirma Nilson. ?O objetivo ? fomentar a qualidade, atingindo tamb?m fornecedores e funcion?rios das construtoras?.

No n?vel D do PBQP-H, as empresas v?o passar por um processo de adequa??o. De seis em seis meses, elas podem buscar nova certifica??o (n?veis C, B e A), mas para isso v?o precisar atender aos requisidos exigidos pelo programa. Nilson Silva observa que a pontualidade na entrega de um apartamento comprado na planta e o uso adequado do material especificado no projeto s?o alguns exemplos das exig?ncias que as construtoras devem cumprir, para atender ?s normas de melhoria de qualidade. ?A partir de agora, a tend?ncia ? que o consumidor fique mais exigente quando for comprar ou alugar um im?vel?, conclui.

Leia mais no arquivo do JFService: