Cer?mica, madeira ou pedra?
Sugest?es de pisos para cada c?modo da sua casa

Ludmila Gusman
04/06/02

S?o tantas as variedades, que n?o h? quem n?o fique perdido na hora de escolher o revestimento do piso. Os tipos dispon?veis no mercado, al?m de conforto, podem conferir glamour ? decora??o.

Mas antes de escolher ? preciso pensar no clima que voc? quer para o local. Desenhos e tons delicados trazem uma atmosfera mais suave, j? materiais brilhantes e cores fortes agradam quem gosta de ambientes modernos.

A designer de interiores, Val?ria Juc?, garante que h? estilos para todos os gostos e bolsos. "O tipo de piso vai depender muito do poder aquisitivo do propriet?rio. Hoje ? poss?vel encontrar todos os materiais em pre?os diferenciados", diz. Alguns como o cimento queimado, carpetes, ladrilhos hidr?ulicos, mamorite e pastilhas vitrificadas s?o menos usados hoje em dia. Quem quiser as op?es em alta pode escolher o m?rmore, as t?buas corridas, os laminados, entre outros. ? preciso considerar sempre cor, textura, tamanho, resist?ncia mec?nica, n?vel de absor??o de ?gua, al?m das tend?ncias do momento.

Para ambientes mais frios como o banheiro e a cozinha, a designer aconselha o uso do porcelanato (esp?cie de cer?mica, por?m com durabilidade maior). Em quartos, o ideal ? utilizar pisos de madeira, mas nada impede que outras op?es sejam feitas. Se estiver em d?vida, pe?a ajuda a um arquiteto.

Clima tamb?m influencia na escolha
A arquiteta Fab?ola Ramos, da EFE Arquitetura e Urbanismo, elaborou algumas sugest?es para quem est? em d?vida que tipo de piso escolher. Segundo ela, o clima frio e ?mido de Juiz de Fora leva as pessoas a preferirem pisos mais quentes como a madeira, principalmente nos quartos. No espa?o social, a arquiteta diz que ? poss?vel combinar outros tipos de materiais. "Aqui ganhamos mais liberdade de cria??o, podendo combinar madeiras com cer?micas, pedras e at? mesmo vidros e metais, com efeitos inusitados", diz ela.

Nas ?reas de servi?o, Fab?ola Ramos recomenda op?es em cer?micas. Entre as pedras, o granito ? a mais indicada. "Nunca use m?rmores, por serem minerais, muito porosos e que absorvem subst?ncias com facilidade", aconselha. Por ?ltimo, a arquiteta sugere que, em espa?os de lazer, os propriet?rios optem por materiais resistentes e antiderrapantes. "Entre as pedras, os quartzitos s?o os melhores, destacando as pedras mineiras S?o Tom? e Goi?s. Encontramos tamb?m no mercado op??o em cer?mica para as ?reas de lazer, que combinadas com a madeira, valorizam o espa?o".

Op?es de materiais

  • Cer?mica
  • - Essa op??o ? ideal para quem n?o quer se preocupar com a coloca??o e manuten??o do piso. Al?m de ser f?cil de limpar, a cer?mica pode ser usada em qualquer ambiente, principalmente no banheiro e na cozinha. Se o material que voc? escolher for mais resistente (PEI IV ou V), poder? ser usado tamb?m nos pisos de garagens. Se preferir coloc?-los no quarto ou na sala ? aconselh?vel usar tapetes, por ser frios e duros. A cer?mica oferece as op?es esmaltadas, naturais e porcelanato. Os pre?os de um piso deste material variam de R$ 11 a R$ 75 o metro quadrado.

  • Madeira
  • - Este tipo de material ? aconselh?vel em quartos e salas. As op?es s?o t?buas corridas, laminados tacos e parqu?s. Os arquitetos recomendam n?o utiliz?-lo em ?reas molhadas e em salas de s?tios, pois com sujeira de terra s?o dif?ceis de mant?-los limpos.

    • Laminado
      A diferen?a entre a madeira e o laminado est? na composi??o. Enquanto no primeiro o carpete ? feito de v?rias l?minas de madeira natural compensada, o piso laminado ? artificial: seu miolo ? de aglomerado (pedacinhos de madeira). Apesar disso, ambos s?o instalados da mesma maneira.

    • Taco e Parqu?
      A diferen?a entre um e outro est? na espessura: o taco tem 2 cm e o parqu?, 1 cm. Os dois podem ser colados sobre uma base de cimento ou madeira desde que esteja firme e seca. Uma das vantagens desses pisos ? a liberdade na coloca??o, possibilitando variar desenhos e tons. A aplica??o do verniz adequado garante um bom resultado.


    • Assoalho de t?bua corrida
      Cl?ssico, o piso de madeira feito com r?guas encaixadas admite v?rias op?es de comprimento e largura, com espessura geralmente de 2 cm. As t?buas podem ser presas diretamente no ch?o. Neste caso, pode acrescer at? 5 cm ? altura do piso.

  • Pedras
  • - Os m?rmores e granitos polidos flameados ou brutos ainda s?o muito usados. Eles t?m em comum a resist?ncia, a durabilidade e a f?cil manuten??o. Apesar de serem mais bonitos que os granitos, os m?rmores s?o menos resistentes e suscet?veis ? manchas e ao desgaste. As pedras s?o recomendados para ?reas internas, como salas, halls e demais ambientes sociais. Para cozinhas e ?reas externas prefira os granitos por serem mais duros e resistentes a subst?ncias qu?micas.

Como escolher o revestimento certo
Quando for comprar piso para sua casa, use a tabela baseada no ?ndice PEI, que caracteriza o revestimento cer?mico, de acordo com a resist?ncia ao desgaste que o material suporta, sem ter seu aspecto visual danificado. O PEI varia de um a cinco. Quanto maior o n?mero, mais resistente e adequado ?s ?reas de maior circula??o. Abaixo est? uma tabela de orienta??o com o grau de resist?ncia do piso e do local onde ? apropriado us?-lo.

0 - somente em paredes
1 - leve banheiros, dormit?rios residenciais
2 - m?dio interiores residencias de menor tr?fego
3 - m?dio/intenso lojas e corredores internos
4 - intenso lojas, bancos, escolas e hospitais
5 - super intenso ambientes p?blicos, de tr?fego intenso como rodovi?rias, supermercados