• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Churrasqueira no apartamento

    Ludmila Gusman
    02/08/02

    Quem gosta de reunir os amigos no fim-de-semana para um "churrasquinho" e tem vontade de ter a sua churrasqueira no apartamento, pode usufruir das variedades disponíveis no mercado.

    As opções para cada ambiente variam, de acordo com o gosto e a possibilidade de construção. No apartamento, por exemplo, você poderá escolher as churrasqueiras embutidas, que devem ser planejadas durante a obra. A outra sugestão são as pré-moldadas ou pré-fabricadas, ideais para que tem uma área ao ar livre. Quem não mora em cobertura não se preocupe. Ter uma churrasqueira não é impossível. Nesse caso, você poderá solicitar dutos semi-coletivos com exaustão mecânica, para evitar a fumaça. Outra opção são as churrasqueiras a gás confeccionadas em aço inoxidável ou alumínio.

    Mas se você mora em casa, há modelos em concreto e tijolo. Em todos os casos é importante a ajuda de um engenheiro ou arquiteto para lhe indicar o material mais apropriado.

    Dimensões
    A primeira dica é construir a churrasqueira num local amplo. Não adianta querer fazer um churrasco em que o churrasqueiro precisa disputar o lugar com os convidados. É necessário espaço adequado e um equipamento eficiente. Já o bom funcionamento de uma churrasqueira depende diretamente de dimensões adequadas ao uso.
    Os modelos mais utilizados são os pequenos, com 120cm de comprimento, 80cm de profundidade, 160cm de altura. Há uma opção ainda menor, com 100cm de comprimento e 80cm de profundidade, ideal para espaços reduzidos e famílias pequenas.


    Conheça alguns tipos de churrasqueiras

    • Na cobertura - Em coberturas, a churrasqueira geralmente fica distante da cozinha. Você pode equipar a área de lazer com pia, fogão e refrigerador, para deixar tudo mais próximo.

    • Embutida - Neste modelo, é ideal a construção durante a obra, principalmente se ficar em apartamento planejada para integrar-se ao ambiente. Ela fica embutida na alvenaria, ligada ao duto de exaustão.
    • Sem fumaça - A função do duto de alvenaria é retirar os resíduos da queima de carvão e madeira. O segredo para que a fumaça não retorne é o dimensionamento correto do tubo metálico que chega à chaminé.

    • Portáteis - A churrasqueira deve ser prática e segura. Esse modelo você pode levar em qualquer lugar. As opções são redonda, de alumínio, tem tampa e grelha removível.

    • A gás - Esse tipo “sem fumaça e sem carvão” você pode utilizar em apartamentos. Essa churrasqueira é de fácil limpeza, e possui duas válvulas de segurança que cortam o fluxo de gás na ausência de fogo.

    • Pré-fabricadas - Existem em vários tamanhos e ainda há a possibilidade de embutir aparelhos para espetos giratórios. Podem ser vendidas em kits.

      Fonte: Revista Arquitetura e Construção

      Conheça nossos planos e serviços

      (32) 2101-2000

      A melhor internet está aqui!

      Conteúdo Recomendado

      Envie Sua Notícia

      Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

      +55 32 99915-7720

      Comentários

      Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.