• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Shabby Chic
    Conheça a nova tendência de decoração para interiores

    Na sala as paredes não receberam massa para pintura, mas uma tinta-base verde-azulado e o branco, que foi descascado após aplicação. Os móveis são brancos e descascados, os objetos são antigos e as janelas seguem o azul. Tapete de tear no piso.

    Por Ana Letícia Sales, com base no site: www.m4interiores.com/dicas68.php,
    da designer de interiores, Maria Alice Miller
    5/02/03

    Shabby em inglês significa gasto, surrado. Mas o nova tendência de decoração que está fazendo a cabeça dos mais antenados não tem nada de pobre. O Shabby Chic, como é chamada essa nova mania na decoração, une simplicidade e conforto com materiais e objetos rústicos. A novidade surgiu nos Estados Unidos, como uma alusão ao modo americano country de ser. Algumas características são as paredes descascadas, objetos envelhecidos ou antigos, capas nos estofados e cadeiras, além da famosa pátina nos móveis.

    A arquiteta juizforana, especialista em planejamento de interiores, Angélica Marsicano, explica que o Shabby não é uma técnica cara. "É tudo que se quer hoje em dia, principalmente no Brasil. O estilo de vida americano semi-country está sendo cada vez mais adotado e permite ousadias e contrastes com o vidro e muito verde", afirma a decoradora.

    Cores neutras e tecidos naturais

    As capas são feitas de tecidos naturais. São irregulares e presas por nozinhos. Os objetos são antigos ou simples, como a bacia de louça branca, a garrafa de vidro que recebe rosas, e o bule de ágate. O teto mantêm o desenho antigo em gesso e um belo lustre de época. Note as paredes e portas manchadas e descascadas. Nas cores predominam a harmonia monocromática, com tons pastéis e muito branco. Almofadas e acessórios menores também dão o tom. Além disso, os tecidos naturais aparecem em todos os ambientes forrando cadeiras e sofás. Tecidos listrados ou florais são outro destaque deste estilo. Os móveis antigos são fundamentais, mas nada parecendo velho ou sujo. Tudo deve estar em ordem e com acabamentos perfeitos. "Pátinas são muito bem aceitas no mobiliário de forma geral. Já os objetos de ferro entram com a pintura desgastada, até com um pouco da ferrugem à mostra", aconselha Angélica.

    As paredes são revestidas à meia altura com lambris ou azulejos. Os pisos recebem ladrilhos hidráulicos, cimento liso ou tábuas envelhecidas. Tapetes rústicos caem como luva. Cortinas curtas e de certa transparência enaltecem as janelas, geralmente, com molduras pintadas e desgastadas. Ornamentos e louças simples e com valor histórico dão o toque final.

    Conforto e ar despojado

    Quarto com piso em ladrilho hidráulico, cortina curta, cômoda patinada em azul claro que é o  mesmo tom do piso. Mesa de cabeceira com pátina branca sobre base rosa bebê. Almofadas sobre a cadeira em vime, com tecido listrado simples. Paredes em rosa claríssimo. Com o Shabby o resultado é um ambiente despojado, espontâneo, descuidado com charme e sem grandes refinamentos ou sofisticação. Trata-se de uma casa agradável aos olhos e aos outros sentidos. Para o morador é um grande prazer, pois tudo é confortável. Com poltronas convidando para sentar ou janelas com um ar romântico e nostálgico.



    Cozinha com prateleiras muito simples em madeira, com pia anos 50 em louça branca e armário acompanhando, na mesma cor. Utensílios em verde, contrastando com o restante, todo branco. Uma das conseqüências do estilo nos dias de hoje foi a adoção do estuque veneziano em alguns ambientes. Este tipo de textura (que alguns classificam como pintura especial), transforma a parede em uma superfície manchada, com mais de uma cor e várias irregularidades. O contraste deste tratamento com móveis novíssimos e, normalmente, com vidro, também é uma opção para quem não quer ser radical.

    Outro toque que pode ser utilizado em sua casa são cadeiras totalmente sem revestimento, e de preferência, com estofamento à mostra. O impacto da cadeira mal-cuidada, mas charmosa, a transforma em verdadeira peça de arte.

    Gasto mas confortável

    O conforto é o ponto principal do ambiente Shabby que aliado à simplicidade, ao bom gosto e ao baixo custo, fazem essa tendência satisfazer a todos os sentidos humanos. "É esta a verdadeira essência da decoração", completa Angélica.

    *Passe o mouse nas fotos e confira mais detalhes de cada ambiente.


    Participe da nossa enquete:

    Você usaria o estilo Shabby Chic  na decoração da sua casa?

        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.