S? vai faltar o pipoqueiro...
Chame os vizinhos, telefone para os amigos
e curta o seu cinema particular

Deborah Moratori
20/03/03

Home Theater, do ingl?s, cinema em casa. O home theater ? um aparelho que integra produtos de ?udio e de v?deo de alto desempenho, levando at? nossas casas o impacto e a emo??o que se tem ao assistir a um filme em uma boa sala de cinema.

Criar o seu pr?prio cinema requer apenas alguns componentes b?sicos. Esses aparelhos garantem imagem de alta defini??o e total envolvimento sonoro.

www.angelfire.com/film/homecinema

www.angelfire.com/film/homecinema www.angelfire.com/film/homecinema www.angelfire.com/film/homecinema

Manual de instru??o
Sistema Dolby Pro-Logic, Digital ou DTS, subwoofer, receiver, formato MP3, equaliza??o, pot?ncia PMPO e RMS, surround. O propriet?rio da Casa e Cia, especializada no produto em Juiz de Fora, C?zar Avelar, aconselha os clientes a conhecerem bem o produto que v?o comprar. "Al?m disso, ? importante procurar uma loja conhecida e marcas de qualidade que oferecem garantia e assist?ncia t?cnica em casos de defeito no produto". Se voc? quer entender o que quer dizer essas especifica?es do aparelho clique no Dicion?rio do Home Theater.

www.pontofrio.com.br www.pontofrio.com.br www.americanas.com

Muitas lojas que comercializam home e DVD theater n?o se responsabilizam pela montagem e ou instala??o do produto. De acordo com Avelar, como se trata de um aparelho sofisticado, a instala??o requer aparato t?cnico espec?fico. "Dependendo do projeto, a instala??o ? gratuita. Em outros casos o servi?o ? cobrado. A loja tamb?m pode indicar um projetista e decorador", explica o propriet?rio.

Sala de cinema
O ambiente que vai abrigar o home theater ? t?o importante quanto os equipamentos que comp?em o aparelho. As diferen?as conseguidas melhorando o ambiente ac?stico onde est? instalado o home theater s?o surpreendentes. Problemas de eco, os mais comuns em salas com paredes planas e pouco mobiladas, podem ser resolvidos com supressores ac?sticos, produtos dispon?veis no mercado, mas existem ainda outras alternativas mais econ?micas que tamb?m se mostram vi?veis. ? o caso de carpetes, almofadas, tecidos esponjosos etc. que impedem a reflex?o do som.

www.americanas.com
Um profissional especializado pode indicar quais s?o as melhores solu?es, dependendo do projeto. Isolantes t?rmico e ac?stico e revestimentos n?o inflam?veis, por exemplo, acrescentam seguran?a ao seu cinema, al?m de evitar problemas com os vizinhos. www.americanas.com A constru??o de um sistema de cinema particular em um ambiente funcional e decorado requer, al?m do investimento em equipamentos de qualidade e em m?o de obra especializada, alguma liberdade or?amental. Por isso ? preciso estar atento aos m?nimos detalhes. www.americanas.com

Passo a passo

www.angelfire.com/film/homecinema Defina bem o que voc? quer: uma sala para ver filmes ou para ouvir m?sica? Ou ambos? Um espa?o para quantas pessoas? Uma sala dedicada ao lazer ou tamb?m para trabalho ou outras atividades?

Defina tamb?m quanto voc? quer gastar, com um teto m?ximo dentro do seu or?amento.

Procure se informar, lendo publica?es especializadas e visitando show-rooms de lojas de ?udio e v?deo.

Anote pre?os e caracter?sticas principais dos modelos que lhe interessam.

Para espa?os maiores, voc? provavelmente vai precisar de TVs e caixas tamb?m maiores. Nesse caso, o mais seguro ? contratar um projeto com uma empresa especializada - algumas lojas d?o o projeto gratuitamente na compra dos equipamentos.

*Fonte: revista Home Theater.

Como contratar um projeto
Saber contratar o projetista ou instalador ? o primeiro passo para ter um bom home theater. Geralmente, essas duas fun?es (projetar e instalar) est?o unidas numa ?nica pessoa ou empresa, que pode at? ter uma equipe de apoio. Mas, seja como for, a rela??o desse profissional com o cliente ir? determinar, em grande parte, a qualidade final do trabalho. Portanto, fique atento ?s nossas dicas. Clique e confira.

*Para ver o cr?dito, passe o mouse sobre as fotos.