Tintas Inteligentes
Novos lan?amentos de tintas levam em conta o gosto
do cliente e inova?es tecnol?gicas

Ana Luisa Damasceno
06/11/03

Foi-se o tempo em que para se pintar uma casa s? era preciso escolher a cor da tinta. Tecnologia de ponta e muita pesquisa indicam que a indecis?o tende a aumentar quando o assunto ? comprar tintas.

Depois de anos investindo em pesquisa, as empresas lan?aram v?rias linhas das chamadas "tintas inteligentes". E tem para todos os gostos. Desde ?quela que pode ser usada por qualquer pessoa - n?o precisa mais ser pintor para dar um jeito na casa - at? a uma que fixa ?m?s. Isso mesmo, ?m?s na parede, que dispensam quadros de metal e fazem a alegria de quem adora expor fotos.

Novidades
Se antes a decis?o era entre fosco, acetinado e perolado, agora as op?es s?o mais variadas. De acordo com o gerente da Mundial Acabamentos, Fabiano Magalh?es Vidigal, a loja conta com mais de 2.500 cores. A gerente da Mil Tintas, Darlena de Almeida Mamede explica que, al?m das cores, s?o v?rias marcas e tipos de abamento "Fica at? dif?cil precisar quantos tipos temos exatamente no estoque".

As tintas tamb?m se adaptam ? necessidade do cliente. Quem pensa mais no lado decorativo pode escolher tintas com texturas. "Existem as de acabamento r?stico, que est? muito em moda. E a fabricante acabou de lan?ar uma que d? acabamento semelhante ? pedra e m?rmore", explica Darlena. Para quem procura por um efeito diferente, sem gastar muito, essa ? a pedida ideal.

Para quem busca praticidade, as op?es de tintas inteligentes tamb?m variam. Uma delas ? a Limpa F?cil. "Para quem tem filhos pequenos, ? mais pr?tica", comenta Fabiano Vidigal. A tinta ? mais resistente a produtos de limpeza, e n?o mancha mesmo depois de a parede ser riscada com giz de cera ou l?pis de cor.

Tend?ncias mais artesanais tamb?m s?o atendidas pelos novos lan?amentos. Al?m da textura fosco, as lojas contam com um gel especial, que d? um ar envelhecido ? parede. Al?m disso, um novo produto promete patinar m?veis e at? mesmo a parede em minutos, sem precisar passar pelo processo artesanal.

Quer conhecer mais modelos de tintas inteligentes? Clique aqui!

Prefer?ncia pelo novo
Para a alegria dos fabricantes e revendedores, os lan?amentos agradaram ao p?blico. "Mesmo sendo direcionado para um p?blico de maior poder aquisitivo, a nova linha tem sa?do muito", comenta Darlena. Na Mil Tintas, os modelos considerados "inteligentes" j? respondem por 30% do faturamento.

A maioria das vendas, segundo a gerente, acontece porque a pessoa quer inovar. "As texturas s?o as campe?s, dentro da linha de tintas inteligentes". Outro produto muito procurado ? o anti-ferrugem. Para Darlena, a justificativa para as vendas desse produto ? a vida agitada dos dias de hoje: "atualmente ningu?m tem tempo para esse tipo de trabalho, tirar a ferrugem de um objeto. Hoje em dia todos querem o mais pr?tico".

Na Mundial Acabamentos, o gerente Fabiano confirma a teoria de Darlena. Ele informou que todos os produtos que economizam o tempo do cliente est?o entre os mais vendidos. "Os da linha Pint-e-Pronto ainda n?o chegaram, mas acho que v?o estar entre os campe?es de vendas". Fabiano explicou que as inova?es correspondem a 50% das vendas de tintas na loja.

E a tend?ncia, pelo menos para as fabricantes, ? continuar a investir em pesquisa e novos produtos. Os representantes da Coral e da Suvinil afirmaram que, em breve, pretendem lan?ar novos produtos. "Os produtos s?o lan?ados a partir de pesquisas peri?dicas junto aos consumidores, clientes e especificadores, visando atender todas as necessidades do mercado", resume o gerente da linha de produtos da Suvinil, Luiz Piva.

Leia mais:

  • Quais s?o as tintas inteligentes
  • O Mercado de Tintas
  • Est? em d?vida? Veja as dicas de uma arquiteta
  • Qual cor combina mais com cada ambiente