• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Tintas Inteligentes
    Novos lançamentos de tintas levam em conta o gosto
    do cliente e inovações tecnológicas

    Ana Luisa Damasceno
    06/11/03

    Foi-se o tempo em que para se pintar uma casa só era preciso escolher a cor da tinta. Tecnologia de ponta e muita pesquisa indicam que a indecisão tende a aumentar quando o assunto é comprar tintas.

    Depois de anos investindo em pesquisa, as empresas lançaram várias linhas das chamadas "tintas inteligentes". E tem para todos os gostos. Desde àquela que pode ser usada por qualquer pessoa - não precisa mais ser pintor para dar um jeito na casa - até a uma que fixa ímãs. Isso mesmo, ímãs na parede, que dispensam quadros de metal e fazem a alegria de quem adora expor fotos.

    Novidades
    Se antes a decisão era entre fosco, acetinado e perolado, agora as opções são mais variadas. De acordo com o gerente da Mundial Acabamentos, Fabiano Magalhães Vidigal, a loja conta com mais de 2.500 cores. A gerente da Mil Tintas, Darlena de Almeida Mamede explica que, além das cores, são várias marcas e tipos de abamento "Fica até difícil precisar quantos tipos temos exatamente no estoque".

    As tintas também se adaptam à necessidade do cliente. Quem pensa mais no lado decorativo pode escolher tintas com texturas. "Existem as de acabamento rústico, que está muito em moda. E a fabricante acabou de lançar uma que dá acabamento semelhante à pedra e mármore", explica Darlena. Para quem procura por um efeito diferente, sem gastar muito, essa é a pedida ideal.

    Para quem busca praticidade, as opções de tintas inteligentes também variam. Uma delas é a Limpa Fácil. "Para quem tem filhos pequenos, é mais prática", comenta Fabiano Vidigal. A tinta é mais resistente a produtos de limpeza, e não mancha mesmo depois de a parede ser riscada com giz de cera ou lápis de cor.

    Tendências mais artesanais também são atendidas pelos novos lançamentos. Além da textura fosco, as lojas contam com um gel especial, que dá um ar envelhecido à parede. Além disso, um novo produto promete patinar móveis e até mesmo a parede em minutos, sem precisar passar pelo processo artesanal.

    Quer conhecer mais modelos de tintas inteligentes? Clique aqui!

    Preferência pelo novo
    Para a alegria dos fabricantes e revendedores, os lançamentos agradaram ao público. "Mesmo sendo direcionado para um público de maior poder aquisitivo, a nova linha tem saído muito", comenta Darlena. Na Mil Tintas, os modelos considerados "inteligentes" já respondem por 30% do faturamento.

    A maioria das vendas, segundo a gerente, acontece porque a pessoa quer inovar. "As texturas são as campeãs, dentro da linha de tintas inteligentes". Outro produto muito procurado é o anti-ferrugem. Para Darlena, a justificativa para as vendas desse produto é a vida agitada dos dias de hoje: "atualmente ninguém tem tempo para esse tipo de trabalho, tirar a ferrugem de um objeto. Hoje em dia todos querem o mais prático".

    Na Mundial Acabamentos, o gerente Fabiano confirma a teoria de Darlena. Ele informou que todos os produtos que economizam o tempo do cliente estão entre os mais vendidos. "Os da linha Pint-e-Pronto ainda não chegaram, mas acho que vão estar entre os campeões de vendas". Fabiano explicou que as inovações correspondem a 50% das vendas de tintas na loja.

    E a tendência, pelo menos para as fabricantes, é continuar a investir em pesquisa e novos produtos. Os representantes da Coral e da Suvinil afirmaram que, em breve, pretendem lançar novos produtos. "Os produtos são lançados a partir de pesquisas periódicas junto aos consumidores, clientes e especificadores, visando atender todas as necessidades do mercado", resume o gerente da linha de produtos da Suvinil, Luiz Piva.

    Leia mais:

  • Quais são as tintas inteligentes
  • O Mercado de Tintas
  • Está em dúvida? Veja as dicas de uma arquiteta
  • Qual cor combina mais com cada ambiente

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.