• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Tamanho não é documento
    Saiba como aproveitar cada cantinho do seu lar
    Dicas para criar um ambiente mais amplo

    Débora Sereno
    29/04/04

    As decoradoras Fernanda Cotta e Erika Geara dão dicas de como aproveitar cada canto do seu "apertamento"

    Ouça! Veja!

    Quem inventou os edifícios, certamente, já tinha essa idéia na cabeça: economizar espaço. Senão, não teria planejado um "monte de casas", uma em cima da outra. Hoje em dia, os apartamentos estão ficando tão pequenos que chegaram até a ganhar um apelido carinhoso de alguns: apertamentos.

    Foto: Marcelo Brigatto Com ajuda das decoradoras, Erika Geara e Fernanda Cotta (foto ao lado), a equipe do ACESSA.com vai comprovar o velho ditado que diz: "tamanho não é documento". Você vai aprender dicas de como aproveitar cada cantinho do seu lar e truques para tornar o espaço maior. No final das contas, nem vai lembrar daquela casa ampla que te persegue nos sonhos.

    As decoradoras garantem que com a ajuda de um profissional e alguns truques, é possível transformar espaços reduzidos em locais que transmitem a impressão de serem amplos e agradáveis. "Há pouco tempo ouvimos de um cliente que, antes da transformação da sua casa, ele se sentia confinado, oprimido mesmo. Hoje ele brinca que até respira melhor", conta Erika.

    Tudo no devido seu lugar
    Use e abuse dos móveis com várias funções. Eles são soluções criativas para aproveitar espaços que estão mal utilizados ou não aproveitados. Cadeiras empilháveis e mesas que podem ser requisitadas apenas na hora de necessidade. Os que possuem rodízios saem de cena na hora certa.

    Clique nas fotos abaixo para ver a imagem ampliada

    Ilusão de ótica
                                                                                     Clique na imagem
    Espelhos são um ótimos aliados na hora de decorar espaços pequenos. Eles dão a sensação de amplitude, aumentando o espaço percebido. Outro cuidado importante é usar tons claros, como o branco e cores pastéis. Eles refletem a luz e iluminam melhor os locais. Se estiver pensando em usar uma cor forte, experimente pintar apenas uma das paredes ou usar um único móvel escuro. Dessa forma, ela irá destacar aquele local, em contraste com o fundo claro, mas sem dar a sensação de confinamento.

    Menos é mais
    Comprar móveis pequenos para tentar garantir mais espaço pode ser uma armadilha. A decoradora Fernanda lembra que muitos móveis comprometem o espaço de circulação. "As medidas generosas de um sofá, além de conforto, proporcionam uma sensação de amplitude no ambiente. O ideal é usar poucos movéis, com medidas generosas". Em compensação, é possível economizar espaço, usando equipamentos de áudio e vídeo compactos, como as telas de plasma.

    Cada centímetro é uma conquista
    Acredite, cada centímetro é precioso. E todo espaço é válido. O uso de uma porta de correr (clique aqui), ao invés de uma de abrir, já permite um armário onde antes não seria possível.

    Os móveis suspensos, fixos na parede ou até mesmo preso no teto, também garantem um melhor aproveitamento do espaço. Além de serem soluções criativas, acrescentam um ar moderno ao ambiente.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.