Na onda dos coloridos
Com um pouco de criatividade e sem muito gasto, voc? consegue deixar sua casa bonita e alegre. Use a imagina??o e divirta-se!

Djenane Pimentel
20/07/04

Clique na galeria de fotos e confira as op?es de decora??o para sua casa ficar mais alegre e colorida! Veja!Veja!Veja!Veja!

Nos dias de hoje, a falta de tempo para a decora??o de ambientes e sua manuten??o faz com que as pessoas procurem algo que seja feito com rapidez e praticidade. Por?m, personalidade ? indispens?vel, at? mesmo neste tipo de situa??o. A escolha dos materiais e at? mesmo dos m?veis e cores certos s?o grandes aliados para quem quer deixar o ambiente mais elegante e com a cara do dono.

As cores est?o em alta e o estilo cl?ssico, ainda que chique, est? se apagando. Segundo a arquiteta e decoradora de interiores, Tatiana Moraes Sarmento, a raz?o n?o ? a moda. "? que esses materiais finos s?o mais caros e as pessoas est?o inovando com a cor, que acabou se transformando em elemento de decora??o", diz.

Harmonia e qualidade

O conceito principal em um projeto de decora??o de uma casa ou de um apartamento se resume a uma palavra chave: harmonia. Harmonia entre estilos e entre elementos que voc? utilizar?, tais como o colorido, tecidos, texturas dos tecidos e a ilumina??o correta - que pode valorizar o seu projeto, ou ent?o, compromet?-lo totalmente.

Por exemplo, voc? pode fazer uma base de arquitetura de interiores moderna e mesclar esses ambientes com algumas pe?as cl?ssicas; ou ent?o, ter uma arquitetura cl?ssica e mesclar os ambientes com obras de arte e elementos contempor?neos. No entanto, ? preciso muito cuidado. Para quem n?o pode contratar um profissional, ? muito importante que a pessoa saiba primar pela qualidade. A dica ? evitar utilizar muitos elementos coloridos e cores muito fortes. "Usando somente um tom de cor no ambiente, ser? quase imposs?vel errar", avisa a arquiteta.

Mas o que ? combinar, dentro de um projeto de decora??o e arquitetura de interiores? Para Tatiana, a arquitetura ? como a moda: usa-se de tudo, de acordo com o gosto de cada um. "N?o existe muita regra. O primeiro princ?pio ? partir do estilo de arquitetura da casa, para que ent?o seja feita da sua parte interior", informa.

N?o adianta voc? ter uma casa extremamente moderna e colocar muitos objetos cl?ssicos, por exemplo. Voc? tem que seguir o estilo de arquitetura da casa. Por?m, a arquiteta destaca que uma pe?a ou outra, mais antiga, em uma casa moderna, traz uma combina??o diferente e bonita na decora??o. E n?o tem erro. J? o inverso ? mais perigoso.

Na parede

N?o importa se ? uma tela, uma foto, uma escultura ou um painel com o seu super-her?i predileto. Na hora de enfeitar as paredes, tudo pode ir bem ou mal, depende da dose, da distribui??o, da ilumina??o e da posi??o.

As paredes da casa das pessoas com estilo mais moderno recebem, cada vez mais, gravuras derivadas da pop art. ?cones do movimento, os norte-americanos, Andy Warhol (1928-1987) e Roy Liechtenstein (1923-1997), inspiram c?pias e t?m suas obras reproduzidas em escalas gigantescas. Com desenhos bem coloridos, o ideal seria instal?-los em paredes mais claras.

Como primeiro mandamento, especialistas afirmam que a obra deve significar algo para o morador.
Quadros grandes precisam ocupar sozinhos uma parede. Dois ou mais de tamanho m?dio podem ser colocados lado a lado. E v?rias telas pequenas, formando figuras geom?tricas, s?o muito bem-vindas.

Na moda
Segundo o decorador Bruno Leandro, propriet?rio de uma loja de decora??o em Juiz de Fora, cores vermelhas e laranja s?o as mais procuradas, principalmente em pe?as de cristal, que podem ser colocadas na sala; e nos quartos, na cabeceira da cama.

As telas abstratas e florais tamb?m s?o muito vendidas, assim como edredons coloridos. "Hoje em dia, a maioria dos edredons t?m dupla face com diferentes cores, onde voc? pode usar os tons juntos ou n?o", informa.
J? no banheiro, a mistura de cor se d? nos tapetes - que combinam com as cortinas - e tamb?m na roupa de banho, com toalhas super coloridas e bonitas.

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

Onde encontrar:

Saiba mais: