• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa
    Na onda dos coloridos
    Com um pouco de criatividade e sem muito gasto, você consegue deixar sua casa bonita e alegre. Use a imaginação e divirta-se!

    Djenane Pimentel
    20/07/04

    Clique na galeria de fotos e confira as opções de decoração para sua casa ficar mais alegre e colorida! Veja!Veja!Veja!Veja!

    Nos dias de hoje, a falta de tempo para a decoração de ambientes e sua manutenção faz com que as pessoas procurem algo que seja feito com rapidez e praticidade. Porém, personalidade é indispensável, até mesmo neste tipo de situação. A escolha dos materiais e até mesmo dos móveis e cores certos são grandes aliados para quem quer deixar o ambiente mais elegante e com a cara do dono.

    As cores estão em alta e o estilo clássico, ainda que chique, está se apagando. Segundo a arquiteta e decoradora de interiores, Tatiana Moraes Sarmento, a razão não é a moda. "É que esses materiais finos são mais caros e as pessoas estão inovando com a cor, que acabou se transformando em elemento de decoração", diz.

    Harmonia e qualidade

    O conceito principal em um projeto de decoração de uma casa ou de um apartamento se resume a uma palavra chave: harmonia. Harmonia entre estilos e entre elementos que você utilizará, tais como o colorido, tecidos, texturas dos tecidos e a iluminação correta - que pode valorizar o seu projeto, ou então, comprometê-lo totalmente.

    Por exemplo, você pode fazer uma base de arquitetura de interiores moderna e mesclar esses ambientes com algumas peças clássicas; ou então, ter uma arquitetura clássica e mesclar os ambientes com obras de arte e elementos contemporâneos. No entanto, é preciso muito cuidado. Para quem não pode contratar um profissional, é muito importante que a pessoa saiba primar pela qualidade. A dica é evitar utilizar muitos elementos coloridos e cores muito fortes. "Usando somente um tom de cor no ambiente, será quase impossível errar", avisa a arquiteta.

    Mas o que é combinar, dentro de um projeto de decoração e arquitetura de interiores? Para Tatiana, a arquitetura é como a moda: usa-se de tudo, de acordo com o gosto de cada um. "Não existe muita regra. O primeiro princípio é partir do estilo de arquitetura da casa, para que então seja feita da sua parte interior", informa.

    Não adianta você ter uma casa extremamente moderna e colocar muitos objetos clássicos, por exemplo. Você tem que seguir o estilo de arquitetura da casa. Porém, a arquiteta destaca que uma peça ou outra, mais antiga, em uma casa moderna, traz uma combinação diferente e bonita na decoração. E não tem erro. Já o inverso é mais perigoso.

    Na parede

    Não importa se é uma tela, uma foto, uma escultura ou um painel com o seu super-herói predileto. Na hora de enfeitar as paredes, tudo pode ir bem ou mal, depende da dose, da distribuição, da iluminação e da posição.

    As paredes da casa das pessoas com estilo mais moderno recebem, cada vez mais, gravuras derivadas da pop art. Ícones do movimento, os norte-americanos, Andy Warhol (1928-1987) e Roy Liechtenstein (1923-1997), inspiram cópias e têm suas obras reproduzidas em escalas gigantescas. Com desenhos bem coloridos, o ideal seria instalá-los em paredes mais claras.

    Como primeiro mandamento, especialistas afirmam que a obra deve significar algo para o morador.
    Quadros grandes precisam ocupar sozinhos uma parede. Dois ou mais de tamanho médio podem ser colocados lado a lado. E várias telas pequenas, formando figuras geométricas, são muito bem-vindas.

    Na moda
    Segundo o decorador Bruno Leandro, proprietário de uma loja de decoração em Juiz de Fora, cores vermelhas e laranja são as mais procuradas, principalmente em peças de cristal, que podem ser colocadas na sala; e nos quartos, na cabeceira da cama.

    As telas abstratas e florais também são muito vendidas, assim como edredons coloridos. "Hoje em dia, a maioria dos edredons têm dupla face com diferentes cores, onde você pode usar os tons juntos ou não", informa.
    Já no banheiro, a mistura de cor se dá nos tapetes - que combinam com as cortinas - e também na roupa de banho, com toalhas super coloridas e bonitas.

    Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

    Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

    Foto: ACESSA.com Foto: ACESSA.com

    Onde encontrar:

    Saiba mais:

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.