Banheiras de hidromassagem e de imers?o
Cada vez mais diversificadas, elas exigem espa?o no banheiro, terra?o ou salas de banho para um momento relaxante

S?lvia Zoche
04/01/05

Veja os diferentes modelos de banheira e as novidades de material para revestimentos. Clique e escolha o que mais combina com seu estilo.

Veja!

Super sofisticadas, as banheiras est?o cada vez mais incrementadas e bonitas, com recursos de deixar qualquer um de queixo ca?do. Os jatos de relaxamento s?o indispens?veis, s?o eles que v?o proporcionar o relaxamento desejado. Olhando cuidadosamente ? poss?vel encontrar banheiras de hidromassagem controladas at? por computador, com sistemas de luz, filtragem de ar, estereliza??o da ?gua e, pasmem!, com DVD e televis?o, como o exemplo da foto ao lado.

At? mesmo as de modelo da casa da vov? possuem muito mais do que a simples entrada e sa?da de ?gua. Atrav?s da circula??o dos jatos ? que a ?gua esquenta. Ainda existem os modelos simples, mas, de acordo com a vendedora e orientadora de materiais de acabamentos, Patr?cia Vieira, a procura ? pequena. "As de hidromassagem, com jatos de ?gua, s?o mais caras, mas compensa mais, no fim das contas".

O material delas pode ser de acr?lico ou fibra. Segundo a arquiteta Luc?ola Gon?alves, a limpeza ? uma tarefa f?cil. "? s? usar um sab?o neutro e uma esponja", diz. Mas ela lembra que a ?gua de uma banheira deve ser usada uma ?nica vez. "Quando a pessoa sai da banheira, ela pode reparar que a gordura do corpo ficou depositada entre as espumas. Por isso, n?o d? para us?-la novamente", explica.

O comprimento de uma banheira retangular varia de 1,20m a 1,90m. As redondas tem menor sa?da, por ocupar mais espa?o. "Atualmente, os banheiros, mesmo de apartamentos classe A, n?o s?o muito grandes. Quando a su?te ? master, fica mais f?cil colocar uma banheira maior", diz Luc?ola. Mas para o problema de espa?o, existe uma alternativa: a banheira vertical. Ela possui v?rios jatos e fica em um boxe e a pessoa relaxa em p? mesmo. Na foto acima, ? direita, aparece somente a hidromassagem vertical, sem o boxe.

Outra alternativa para quem n?o tem muito espa?o no banheiro e possui uma ?rea no terra?o, ? colocar um spa. O spa ? uma banheira coletiva, para seis a sete pessoas, com hidromassagem tamb?m ? uma vantagem. Al?m de ser melhor que uma piscina, por possuir os jantos relaxantes, ela possui um esterelizador de ?gua. Isso possibilita que a troca da ?gua seja feita de dois em dois meses.


Tend?ncia de cores
A tend?ncia das cores continua sendo o branco, assim como em todo o restante do banheiro. A arquiteta diz que m?ximo que se usa ? a cor biscuit (um bege bem claro). A dica de Luc?ola ? usar cores fortes nos detalhes do acabamento ou fazer o banheiro todo branco e dar um toque de cores atrav?s dos enfeites (toalha, vasos, sabonetes...).

Al?m do branco, existe o ofur?, que ? todo em madeira. Mas Luc?ola indica que o ofur? fique em um espa?o mais zen, com plantas e m?sica ambiente. "O ofur? ?, especialmente, um espa?o de imers?o. ? para pessoa que gosta de curtir um jardim, porque realmente ? relaxante", afirma.

Revestimento de pedra Vidro e pedra Revestimento de pedra

Apesar disso, Patr?cia considera o ofur? mais dif?cil de limpar, porque a madeira, com o tempo, vai absorvendo as impurezas da pele e dos produtos. Sem falar no pre?o que varia entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. "Por esse pre?o, voc? compra uma excelente hidromassagem", diz.

Voc? n?o pode deixar de saber
Para ter uma banheira em casa ou em apartamento, ? preciso contratar uma excelente m?o-de-obra (leia-se pedreiro e bombeiro). Parece ?bvio, mas essa dupla ser? respons?vel por uma instala??o perfeita. Ningu?m quer ver uma banheira trincada ou que d? infiltra?es. Contra rachaduras, Patr?cia diz ser necess?rio que a banheira esteja apoiada. "Se houver algum espa?o, ela pode trincar sim". J? contra infiltra?es ? preciso revestimentos de primeira qualidade e excelente veda??o.

Se sua resid?ncia ? antiga e n?o ? no t?rreo, a arquiteta aconselha chamar um engenheiro para analisar se a estrutura da casa ag?enta uma banheira.

Outro ponto importante: banheira n?o foi feita para tomar banho. Ficou surpreso? Mas ? verdade. Ela ? um local relaxador. Lembra-se da gordura que fica na banheira? Ela fica no seu corpo tamb?m. Por isso, tome uma ducha logo em seguida.

Se o banheiro for pequeno, a ducha pode ficar acima da hidromassagem, mas n?o ? recomendado. "Primeiro porque, mesmo se voc? n?o usar a banheira, voc? ter? que limp?-la sempre. E o pior, na minha opini?o, ? o acesso. Subir numa banheira nem sempre ? f?cil para todo mundo, como para um idoso, por exemplo".

Muitas pessoas possuem uma banheira em casa, mas n?o a usam. "Alguns clientes compram pela cor e nem sabem como usar os jatos a seu favor. Nem mesmo perguntam", diz a vendedora Patr?cia. Por?m, o motivo principal ? o gasto de energia e de ?gua. "A banheira puxa muita energia e tem capacidade para 260 litros de ?gua", explica Luc?ola.

*Passe o mouse nas fotos tiradas de revistas para ver os cr?ditos. As imagens de banheiras da galeria tamb?m foram tiradas de revistas. Os revestimentos s?o fotos tiradas pela ACESSA.com