Casas de Madeira
A cada dia mais pessoas se interessam por este tipo de construção, que alia rapidez, redução nos custos e beleza

Djenane Pimentel
Réporter
21/03/05

Clique no ícone ao lado e veja a galeria de fotos de casas, de vários tamanhos e diferentes arquiteturas. Leia também o depoimento de quem tem uma.

Veja! Leia!

Foto: Precasa Lembra da estória dos três porquinhos que construíram suas casas, respectivamente de madeira, palha e tijolo? E que somente a casa de tijolo resistiu ao sopro do Lobo Mau? Ainda bem que isso é só estória! A cada dia aumenta a quantidade de famílias interessadas em morar em casas de madeira.

Entre as vantagens que têm chamado a atenção dos proprietários estão a rapidez na construção; a redução nos custos, se comparado com o sistema convencional de alvenaria; a possibilidade de personalizar o ambiente, do jeito que quiser; e a beleza desta casa, diferente do que se vê por aí. Além disso, o pagamento pode ser facilitado e as lojas garantem a manutenção da casa durante um período (têm garantia).

Foto: Precasa Segundo a gerente de negócios de uma empresa que fabrica casas deste tipo em Juiz de Fora, Kátia Santos, já foram construídas cerca de 450 casas de madeira, na cidade, região e até em outros estados, através do estande de JF.

"Quando se fala de casa de madeira, as pessoas têm a idéia de que é uma coisa muito frágil, mas, depois que conhecem melhor, se surpreendem, porque não é nada frágil. Estas casas são extremamente seguras", afirma Kátia.

As casas são feitas com dois tipos de madeira de excelente qualidade, o Paraju e o Piquiá, que diferem somente na coloração (uma é mais escura e a outra, mais clara). As pranchas usadas para a construção da casa são maciças e possuem 3,5 cm de espessura.

"Até para colocar um prego é difícil. Para arrebentar um casa dessas, então, tem que ter uma moto-serra", informa Kátia. É verdade. Uma das pranchas foi testada com dois tiros de armas de calibre 32 e 38. Os tiros não perfuraram a madeira.

Tirando dúvidas
Foto: ACESSA.com O primeiro passo a ser dado, quando se decide por uma casa de madeira, é a aquisição de um bom terreno. Depois, deve-se fazer uma pesquisa para conhecer as empresas especializadas nesse tipo de construção. Segundo a artesã Cecília Lacerda (dona da casa ao lado), é importante estar atento a este detalhe, porque já existiram casos em que a empresa contratada não cumpriu o prazo e até deixou de entregar a casa.

Os clientes, geralmente, podem escolher entre os modelos do portfólio da empresa, fazer adaptações, mudanças, e até mesmo criar seu próprio projeto.

As casas não ficam em contato direto com o solo. A fundação é de alvenaria, que pode ser feita pela própria empresa contratada ou por empreiteiros. A montagem da casa é realizada pela firma contratada, que também pode oferecer outros serviços, como instalações elétricas, hidráulicas, cerâmicas de piso e parede e fechaduras. Fica por conta do cliente colocar vidros, pias, box e chuveiro.

A obra é entregue totalmente envernizada, por dentro e por fora. Mas, caso o cliente deseje, este também pode optar pela tinta, que disfarça tão bem que, em certos momentos, fica difícil saber se a casa é de madeira ou não (como a primeira foto que ilustra a matéria).

Manutenção
Apesar de a madeira usada na fabricação destas casas, não "chamar a atenção" de cupins, Kátia Santos alerta para que seja feita uma detetização na casa, a cada ano e meio, mais ou menos. "Isso porque as portas e forros da casa são os mesmos usados nas casas de alvenaria. São madeiras mais doces, que correm o risco de um ataque de insetos".

Uma casa de madeira pode durar até cem anos, segundo Kátia. Mas, para isso, a manutenção deve ser feita com rigor. O verniz deve ser repassado, geralmente, de dois em dois anos. "Na verdade, vai depender muito da incidência de sol no local. Aconselhamos o proprietário a observar o aparecimento de manchinhas brancas. Se estiver aparecendo, é hora de passar o verniz", esclarece.

Foto: Precasa Foto: Precasa

Foto: Precasa Foto: Precasa

Quanto aos preços, não existe um fixo, porque vai depender basicamente do tamanho e da quantidade de alvenaria na casa... só para lembrar: cozinha e banheiro não são de madeira, são feitos com alvenaria. As casas podem ser financiadas direto com a própria empresa ou com alguns bancos.

Depois de fechar o negócio, em 50 dias a obra é iniciada. A finalização vai depender do tamanho do projeto, da arquitetura e das chuvas, que podem atrasar um pouco a construção. "Em geral entregamos uma casa grande em, aproximadamente, cinco ou seis meses", diz Kátia.

Conheça as vantagens e desvantagens de uma casa de madeira, contadas por quem possui uma!!!

Para ver o crédito das fotos, passe o mouse sobre elas

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.