• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Persianas Cada vez mais originais elas proporcionam bem-estar e praticidade

    Rita Couto
    * colaboração
    20/05/2005
    Clique no ícone ao lado e ouça a arquiteta Cilene Kamil Abizaid falando sobre a importância das persianas.

    Leia!

    Se você acha que, na hora de decorar um ambiente, o mais importante são os móveis e a cor das paredes, esse é o momento de rever seus conceitos de decoração e bem-estar.

    Muitas vezes esquecida e desvalorizada, a janela é um item especial e muito importante em um cômodo, pois é responsável pela ventilação e pela entrada de luz natural.

    Segundo a arquiteta Cilene Kamil Abizaid (foto ao lado), as janelas têm um papel importante na concepção, ou seja, na criação de todo o ambiente.
    "A luminosidade é um elemento valorizado e garante espaços confortáveis e agradáveis para seus usuários. A janela tem grande valor porque permite que o resultado planejado pelo profissional seja atingido", relata Cilene.

    Bem-estar e Praticidade

    Uma forma eficaz de valorizar as janelas com conforto e elegância é a utilização de persianas. Atualmente elas são mais usadas do que as cortinas, principalmente porque são fáceis de limpar. "Basta passar o aspirador de pó sobre elas e a limpeza está feita. Isso é bom porque muitas pessoas têm alergias e as persianas não acumulam tanta poeira quanto as cortinas", diz a arquiteta.

    "As persianas também têm como função integrar o espaço externo e o interno. Se a vista da janela for bonita, é interessante colocar uma persiana que facilite a visão da paisagem, como se ela fizesse parte da decoração do ambiente. Agora, se a vista não for muito agradável, o melhor é disfarçar usando uma persiana que permita a passagem de luz e de ar, mas sem chamar atenção para o ambiente externo", conta Cilene.

    Iluminação e Privacidade

    O controle da quantidade de luz natural é uma característica especial das persianas, pois elas não permitem a entrada dos raios solares, o que protege os móveis, mas deixam que a claridade chegue no ambiente, tornando-o confortável e aconchegante.

    Além de criar esses efeitos e sensações, as persianas proporcionam mais privacidade ao espaço onde se encontram.

    "Às vezes a janela faz com que o local pareça invadido e até que pessoas que estão do lado de fora vejam o que acontece dentro do cômodo. Nesses casos aconselho o cliente a colocar uma persiana para que tenha privacidade no ambiente e continue a utilizar a luz natural. Há também situações específicas como vizinhos que conseguem ver outros dentro do banheiro por causa de um basculante. Aí, se não existe outra alternativa, sugiro também o uso de uma persiana", relata Cilene.

    Modelos e Materiais

    Atualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, que permitem que o arquiteto crie desde ambientes românticos até os mais modernos.

    Existem modelos feitos de alumínio, madeira, PVC, tecidos, bambu, em forma de lâminas horizontais ou verticais, retas ou onduladas, painéis ou até parecidas com uma sanfona.

    Apesar de tanta variedade, Rosana Souza Barbosa, gerente de uma loja especializada em Juiz de Fora, diz que a procura maior é pelas persianas mais tradicionais, as verticais feitas de tecido.

    Para deixar a persiana com uma cara mais original, Cilene sugere o uso de xales ou bandôs. "A tendência agora é tentar unir a cortina e a persiana, a beleza dos tecidos com a praticidade das lâminas. Os xales enriquecem o ambiente e podem ser feitos de tecidos variados e terem pequenos detalhes aplicados, como pingentes ou cristais", sugere a arquiteta.

    Rita Couto é estudante do 3º período de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.