No relax das redes
O aconchego das redes realmente ? um atrativo, mas a seguran?a na coloca??o delas deve estar em primeiro plano

S?lvia Zoche
Rep?rter
31/01/06

Veja a galeria de fotos com acess?rios para serem usados junto com a rede. No ?cone v?deo, assista ?s recomenda?es da arquiteta e decoradora Marta Ganimi.

Leia! Leia!

Uma varanda e "uma rede pregui?osa pra deitar". Se tiver em volta "uma sinfonia de pardais", como disse Roberta Miranda, melhor ainda. ? s? imaginar, que a vontade de um relax no meio da tarde vem ? tona. Mas antes de pensar em comprar, que tal saber se a estrutura de onde voc? pretende colocar a sua futura rede ag?enta o peso e o balan?o?

Se a fixa??o for em alvenaria, a arquiteta e decoradora Marta Ganimi fala sobre a import?ncia de saber se a estrutura do local comporta o peso. "Uma rede, normalmente, ag?enta quase 200kg e, hoje em dia, os tijolos usados em constru?es s?o cada vez mais leves. ? indicado perguntar ao engenheiro ou arquiteto, respons?veis pela constru??o, o que se deve fazer para coloca??o de uma rede", aconselha. Marta tamb?m explica que a parede deve ser de concreto e que se n?o for, o profissional dever? pedir que se fa?a um "colch?o" de concreto para seguran?a.

Na hora de fixar os ganchos, n?o pense que uma furadeira comum dar? conta do trabalho. Para furar e colocar o suporte, ser? preciso uma furadeira especial, de profissional.

Mas para quem n?o quer mexer com isso, existe a op??o de redes com suporte sem fixa??o em paredes ou colunas, como esta da foto ao lado que, inclusive, ? toda de madeira.

Texturas e cuidados
E por falar em materiais de rede, a de madeira ip?-tabaco foi feita para ficar no tempo - fa?a sol ou fa?a chuva. De acordo com Victor Henriques, que trabalha em uma loja de m?veis resistentes ?s intemp?ries do tempo, para conservar a rede, ? s? passar uma lixa (de qualquer n?mero) e, em seguida, ?leo de linha?a. Ela ag?enta, em m?dia, 120 kg, j? que por dentro da madeira, passam cabos de a?o. Se ? confort?vel? "Muito", diz Henriques. Mas se quiser, em vez de deitar-se diretamente sobre a madeira, pode ser colocado um futon - um tipo de "almofada-colch?o".

Tecelagem Algod?o Algod?o

Entre as de pano, existem as de algod?o, de tecelagem, feitas ? m?o e as famosas redes vindas do Cear?. A arquiteta lembra que na arte de decorar, existem tramas diferenciadas, como junco e a?o. "Os metais nobres junto ?s fibras naturais s?o uma tend?ncia. Quanto mais diferente melhor".

As cores s?o variadas e existem tamanhos de solteiro e casal e, normalmente, s?o feitas para segurar at? cerca de 120 kg. Os s?cios-propriet?rios de uma franquia de tecelagem e produtos artesanais, Liliane e Jos? Carlos de Vilhena, dizem que existe a possibilidade de fazer encomendas para tamanhos especiais, "mas sai mais caro", avisam. O tamanho padr?o para solteiro da franquia ? de 1,60m x 2,00m. J? o de casal ? 1,60m x 2,40m.

Na hora de lavar, Liliane avisa que por ser tecelagem, a rede s? pode ser lavada ? m?o, com sab?o neutro. "se lavar na m?quina, a fibra vai esticar". As de algod?o, a funcion?ria de uma outra loja de artesanato, Sandra Alves Galdi, diz que ? poss?vel lavar a rede na m?quina. "Para n?o manchar, tem que dissolver o sab?o em p? antes". Ao guardar, verifique se a rede est? totalmente seca para que n?o fique mofada.

Um toque na decora??o
Almofadas, tapetes, encosto e mantas podem dar um toque especial de beleza, conforto e aconchego.

Para quem pensa em dormir, ler ou simplesmente admirar a paisagem ou pensar na vida, a rede ? realmente uma boa op??o, desde que se tome os cuidados citados acima.