• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Intuição a favor da decoração Sérgio Rodrigues, um dos maiores designers brasileiros, dá dicas para você ter um ambiente de bom gosto em sua casa

    Thiago Werneck
    Colaboração
    03/05/2007

    Uma casa de ambiente agradável, prático, sofisticado e chique é o sonho de quem se preocupa com o lar. E a dica de um dos maiores especialistas do país em desenho de móveis, Sérgio Rodrigues é simples: intuição. "A mulher deve seguir seu instinto e não se preocupar em só usar objetos que estejam na moda. E muito menos posicionar tudo dentro de uma estética conhecida", destaca.

    E nada de ficar olhando os melhores móveis e acessórios em revistas. Na hora de ambientar uma casa nada é proibido. "No design nunca podemos dizer que não dá para utilizar tal coisa, porque isto é errado. Cada um usa o que quer, da forma como bem entender e se for com paixão e tiver talento ou intuição a casa fica muito agradável", avalia Sérgio.

    Para Sérgio, em caso de dúvida de como ambientar a casa, o ideal é procurar um designer ou arquiteto para fugir do ridículo. "É comum pessoas terem um piano em casa só para ocupar espaço. Isso é uma bobagem, os móveis devem ter utilidade e não apenas ocupar espaço, eles têm que compor o meio e participar da vida dos moradores da casa ou apartamento", conta.

    E se engana quem chama essa ambientação de decoração. Quem decora fornece os detalhes que vêm a embelezar o ambiente já formado. São exemplos de decoração um gesso no teto, um porta retrato e uma pequena estátua na estante da sala. A forma de dispor os móveis, suas formas e cores devem ser escolhidos por um bom designer.

    Cadeira
criada por Sérgio Poltrona
criada por Sérgio

    O profissional da área tem que projetar tudo de acordo com os gostos do cliente. Em caso de pessoas que insistam em algo considerado bizarro, o segredo é tentar mudar a opinião do cliente delicadamente. "O designer deve ter a noção de que uma mesa de jogos não tem sentido, se as pessoas não jogam baralho. O verdadeiro arquiteto tem arte dentro dele e só usa as aulas da Faculdade para ter uma orientação", acredita Sérgio.

    Mesa de centro
criada por Sérgio A poltrona 
mole criada por Sérgio
    Conheça um pouco sobre Sérgio Rodrigues

    Sérgio Rodrigues nasceu em 1927 e já ganhou diversos prêmios fora do país. O artista é especialista em desenho de móveis e tem inúmeras histórias para contar. Muitos de seus móveis são famosos em todo mundo e sua arte moderna o consagrou como um dos maiores arquitetos do país. Especialista em desenhos de mobiliário em madeira criou móveis como a poltrona mole(foto acima).

    Nessa quarta-feira, dia 3 de maio, Sérgio esteve em Juiz de Fora para dar uma palestra em um evento sobre design. O arquiteto deu um conselho importante aos jovens. "Produzam com paixão, ousem, experimentem, não caiam nas idéias de revistas e jornais que tentam impor seus produtos mercado", aconselha.

    O design ainda deixa uma provocação para os cuecas de plantão. "Homem não tem intuição. Para escolher a posição de um sofá ele demora dois dias e ainda escolhe dando alguma explicação. Já a mulher não precisa nem explicar, ela sabe que o sofá tem que ficar em determinado lugar e pronto. É pura intuição", completa.

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.