• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    O dia-a-dia na cozinha Alguns truques de cozinha, como fritar bem um bife, descascar uma cebola sem chorar, fazer arroz... para o seu dia-a-dia

    Sílvia Zoche
    Repórter
    14/01/2006

    Tem gente que acha que fazer arroz é moleza... até colocar a mão na massa pela primeira vez e ver o resultado: arroz "bloco unidos venceremos!" A falta de experiência é tanta que, na hora de fazer o bife, em vez de deixá-lo bem tostadinho, acaba cozinhando a carne. Não que cozinhar seja difícil, mas alguns macetes são importantes para a comida ser apreciada à mesa.

    Já que falamos no arroz, vamos dar duas dicas de como fazê-lo ficar bem solto na panela. A primeira, quem ensina é Geralda Rocha de Jesus. Ela lava bem o arroz e deixa escorrer. Depois de bem escorrido, ela põe o óleo na panela para esquentar. "Não coloco alho". Em seguida, ela joga o arroz e deixa que fique bem torrado. Depois de refogado, ela coloca sal e água fria, "pra ficar bem soltinho". E para ficar bem branco, Geralda coloca umas gotas de limão.

    A segunda dica é fazer o arroz como se faz macarrão. Coloque água para ferver em uma panela. Assim que levantar fervura, jogue uma quantidade de sal aos poucos, um filete de óleo, e acrescente o arroz. Deixe ferver por dez minutos e escorra - assim como faz com o macarrão - e está pronto.

    Quem gosta de azeite de oliva, a culinarista Teresa Pinheiro alerta que não se deve usá-lo na hora de fritar ou cozinhar os alimentos. "O azeite se degrada em altas temperaturas. Ele perde suas propriedades. Colocar nas saladas ou sobre a comida, depois de servida no prato, não tem problema", diz.

    Na hora de fritar bifes, para que fiquem bem tostados - e não cozidos -, Teresa diz que é preciso deixar a frigideira bem quente, antes de pôr pouco óleo. "Coloque um lado da carne na frigideira e vire imediatamente. Isto é para selar o bife, assim ele não solta água e não se corre o risco de cozinhá-lo". Uma outra vantagem é que, dessa forma, sai menos fumaça e menos gordura para grudar nos azulejos.

    O segredo de batatas fritas crocantes fica por conta de Márcia Reis. Antes de cortar, lave as batatas. Retire a casca e corte da maneira que desejar. Seque com um pano de prato limpo ou com toalha de papel descartável. Em uma vasilha, polvilhe bem as batatas com farinha de trigo e frita em óleo bem quente. "Ela fica sequinha", garante.

    E pra não chorar, Teresa descasca a cebola somente embaixo d'água. Na hora de cortar em pedacinhos, nada de faca. Ela usa o ralador. Já Mauricéia Nunes dos Santos deixa a cebola na geladeira. "Eu sempre faço isso e dá certo comigo".

    Para quem gosta de chuchu, o truque é cortá-los ao meio - sempre lave os legumes antes com água, esponja e sabão. Esfregue as partes cortadas uma na outra. Com isso, ela vai soltar uma "baba". Lave bem, retire a casca e corte em cubinhos.

    E por falar em legumes, se for cozinhar todos juntos, rale a cenoura antes. "Se cortar em cubos como os outros legumes, a cenoura vai ficar dura. Por isso, eu ralo", explica Teresa.

    Agora, se você precisa fazer uma comida bem rápido, Juan Sartini ensina a fazer macarrão na panela de pressão. Em doze minutos, está pronto.

    Ele coloca um pacote de macarrão na panela, uma lata de molho de tomate, aproveita a lata do molho para a medida da água (cinco medidas), pica queijo, presunto, salsicha, orégano, pimentão, tomate. Mistura tudo e fecha a pressão. Assim que levantar fervura, conte doze minutos e pronto. "Dá tempo de tomar um banho e depois comer", diz.

    Tirando de letra
    Alguns detalhes podem fazer a diferença. Leia abaixo outros truques de cozinha.

  • Creme de leite
  • Para o creme de leite não talhar ao ser adicionado a um molho quente, por exemplo, em um strogonoff, acrescente um pouco de farinha de trigo ou maisena, sem deixar ferver demais.

  • Maionese
  • Se você gosta de fazer maionese em casa, antes de começar a bater, coloque um pouco de mostarda junto à gema para a maionese não desandar. Se ainda assim isto acontecer, acrescente uma colher pequena de vinagre fervendo, e continue a bater.

  • Suflê
  • Para o suflê crescer bem, polvilhe os lados internos da fôrma com açúcar (se for doce) ou com farinha de trigo (se for salgado). Só depois jogue a massa do suflê.

  • Repolho roxo
  • Para que o repolho não perca sua cor roxa ao ser cozido, coloque uma colher (sopa) de vinagre.

  • Ervilhas secas
  • Para evitar que as ervilhas secas grudem no fundo da panela ao serem cozidas, coloque junto uma fatia de pão. Isso evita que elas afundem.

  • Aipo ou salsão
  • Para que sua cor fique bonita ao ser cozido, coloque um pouco de açúcar na água. O sabor não é alterado.

  • Ovo
  • Para saber se o ovo está bom ou estragado, coloque água e sal em uma caneca. Se o ovo afundar, está bom, mas se subir, pode jogar fora.

  • Alface
  • Quando as folhas de alface estiverem murchas, mergulhe-as em água fria, com suco de limão. Deixe na geladeira por uma hora e retire.

  • Molho de tomate
  • Para tirar a acidez do molho, acrescente um colher de açúcar (chá) durante o preparo.

  • Sopa
  • A sopa ficou salgada demais? Coloque uma batata descascada dentro da panela e deixe fever mais um pouco. Ela absorve o sal.

    Participe!
    Se quiser contribuir com dicas espertas sobre cozinha ou tem alguma dúvida e quer que algum de nossos internautas respondam, envie um e-mail para redacao@acessa.com com o truque e seu nome completo que acrescentaremos na matéria!


    Dúvida

    Na cozinha, já sei fritar ovo, bife; misturo salada. Já consigo até fazer misto quente na boca do gás sem queimar o pão. Agora, estou doido é para aprender a fazer feijão, mas nem comprei ainda uma panela de pressão. É difícil? Aprender a fazer, bem entendido; já pra comprar a panela, é fácil. Só preciso decidir o tamanho.

    Paulo Dias

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.