F?bio Acauhi F?bio Acauhi 26/03/2008

Benchmarking - Porque ningu?m ? o melhor em tudo

ilustra?es de gr?ficos diferentes O Benchmarking ? um conjunto de t?cnicas e estrat?gias utilizadas para acompanhar as melhores a?es pr?ticas feitas por outras empresas; independente de serem concorrentes ou n?o. ? um processo de aprimoramento cont?nuo e sistem?tico em cima de an?lise dos servi?os e m?todo de trabalho, o intuito principal de buscar a lideran?a de mercado.

A grosso modo, poder?amos dizer que o Benchmarking ? uma maneira de ver quais pr?ticas est?o dando certo em outras empresas, aprimorar a id?ia com a inten??o de tirar vantagens competitivas. Ao inv?s de criarmos id?ias mirabolantes correndo grandes riscos de n?o dar certo, utilizaremos id?ias que realmente funcionam.

O processo de pr?tico do Benchmarking
  • O primeiro passo para realizarmos um Benchmarking ? sabermos identificar e escolher de forma precisa a(s) empresa(s) a qual vamos fazer uma compara??o de a?es e estrat?gias, onde o crit?rio principal ? o sucesso nas a?es da mesma.
  • Cada a??o realizada por essa empresa deve ser minuciosamente analisada, para tanto, se faz necess?rio definirmos um eficaz m?todo de busca e coleta de dados.
  • A partir de agora se faz necess?rio verificarmos quais os comportamentos dever?o ser mudados e acrescentados e quais conhecimentos devemos ter para atingirmos o desempenho desejado.

    - J? estamos com boa parte do processo resolvida. Nesta etapa devemos nos perguntar o seguinte: - Quais s?o os resultados que almejamos ter? Devemos projetar em n?veis de desempenho os resultados futuros. Estipule prazo para que esses resultados apare?am e os cumpra.
  • Neste est?gio ? necess?rio dar uma pausa para reunir a equipe afim de trocar id?ias sobre novas descobertas e pontos importantes para o desenvolvimento do restante do processo. Tente obter a concord?ncia e aceita??o de todos.
  • Defina metas claras e funcionais.
  • Bom, chegamos pr?ximo ao final do processo. Agora desenvolva um plano de a??o baseado em tudo que j? vimos anteriormente com a?es espec?ficas, n?o se esquecendo do acompanhamento para medir o progresso.
  • Como esse trabalho demanda um certo tempo de execu??o, alguma coisa pode ser alterada, se faz necess?rio rever as refer?ncias que obtemos nos itens 1 e 2 como forma de calibrar essas informa?es.

Para o sucesso do Benchmarking, todo o processo deve ser respeitado a fim de que exista uma constante melhoria.

Mesmo tendo sucesso em nosso empreendimento, n?o quer dizer que n?o podemos aprender mais e melhorar no que diz respeito a maneira de uma organiza??o pensar sobre a necessidade de se manter bem e forte no mercado, se desempenhando com excel?ncia e renovando a aplica??o dos processos de sua empresa.

O fato ? que a roda j? existe, para que reinvent?-la? N?o adianta focar em ter id?ias e estrat?gias se elas j? existem. N?o estamos dizendo que devemos copiar literalmente dos outros, mas aprender com eles. Vai me dizer que voc? nunca viu algu?m utilizar a mesma estrat?gia que a sua? E mais, ainda melhoraram e aprimoraram sua id?ia para ter ainda mais sucesso. Pense nisso.

O Benchmarking ? um conceito maravilhoso que vem acrescentando para a administra??o de forma consider?vel, com caracter?sticas que determinam o sucesso e a manuten??o de muitas empresas no mercado.

Sucesso e boas vendas...


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem